Mas Erenice não era “culpada”?

denúncia

A mídia, no mundo inteiro, tem um poder que ninguém deveria ter nas democracias: condenar e absolver quem quiser das acusações que faz ou que, para os políticos “amigos”, tenta desfazer. Agora mesmo, o país está às portas de ver no que vai dar uma dessas feitiçarias midiáticas, a do escândalo do mensalão “do PT”.

Há mais ou menos sete anos que a opinião pública vem sendo induzida pela mídia a acreditar piamente na culpa “inquestionável” dos 38 réus no inquérito do mensalão, o qual vai a julgamento no STF a partir da semana que vem. Muita gente caiu nessa, inclusive pessoas que não são movidas pela má fé da imprensa partidarizada.

Na semana que finda, porém, ainda que a notícia tenha sido dada com extrema discrição, mais um dos integrantes de um governo petista que fora “condenado” pela mídia foi absolvido pela Justiça, gerando perplexidade naqueles que tiveram acesso à notícia mal-divulgada sobre essa absolvição.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região arquivou o processo contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra por suposto tráfico de influência, após acatar recomendação do Ministério Público Federal (MPF). A decisão foi decretada na sexta-feira passada (20) pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal.

Em 2010, no auge da campanha eleitoral em que Dilma Rousseff derrotou José Serra, Erenice – sucessora de Dilma na Casa Civil – fora acusada pela mídia de ter beneficiado parentes em contratações de serviços aéreos para os Correios, estudos para projetos de mobilidade urbana e outorgas de concessão de serviço móvel especializado.

As denúncias contra Erenice, entre outros fatores, ajudaram a levar a eleição presidencial de 2010 para o segundo turno, favorecendo José Serra, que por pouco não sofreu uma derrota ainda maior para alguém como Dilma, que, ao contrário dele, jamais disputara uma eleição na vida.

A indisposição da mídia com Erenice, em particular, fora desencadeada mais de dois anos antes, ainda em 2008, quando também sofrera outra acusação que se esboroou ao ser investigada pela Justiça e pela Polícia Federal.

Naquele início de 2008, a oposição acusara o governo Lula de montar um dossiê com gastos sigilosos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O objetivo, de acordo com a oposição, seria constrangê-la na CPI dos Cartões, criada naquele ano para investigar possíveis irregularidades no uso dos cartões corporativos do governo federal.

Não tardou para a mídia comprar a tese tucana. O suposto dossiê, de acordo com reportagem da Folha, foi montado pela secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Guerra, braço direito da ministra Dilma Rousseff. A oposição e aquele jornal, e posteriormente o resto da mídia, insinuaram que a hoje presidente da República tinha ordenado a Erenice a confecção do dossiê.

Ainda hoje, apesar da primeira absolvição de Erenice, a mídia e a oposição a Dilma tratam aquele caso como se tivesse dado em alguma coisa – continuam repetindo uma acusação que, após ser investigada exaustivamente, mostrou-se mentirosa.

Todavia, nada seria mais contundente e massacrante do que a denúncia eleitoreira que se daria contra Erenice na véspera do primeiro turno da eleição presidencial de 2010, sobre tráfico de influência por Erenice, a qual a Justiça acaba de rechaçar por falta de provas que a imprensa, então, dizia que abundavam.

Em 11 de setembro de 2010, a 3 semanas do primeiro turno da eleição presidencial, justamente em um momento em que as pesquisas davam conta de enorme superioridade de Dilma sobre Serra, a revista Veja acusa o filho de Erenice de fazer “tráfico de influência” usando o cargo da mãe, então ministra da Casa Civil.

A partir dali, todo o noticiário foi sendo construído de forma a garantir à sociedade que Erenice  e Dilma eram culpadas das acusações sem provas que a Veja fez e que toda a grande imprensa comprou sem questionar nada. O noticiário não deixava margem para sequer cogitar que a acusação não fosse séria.

Abaixo, algumas capas da Folha – que poderiam ser da Veja, de O Globo, do Estadão etc – que acusaram Erenice de forma tão cabal que não houve outro jeito senão demiti-la, e que servem de amostra de um fato impressionante: de 11 de setembro a 3 de outubro, todo dia Folha, Estadão, Globo e (semanalmente) Veja fustigaram a campanha de Dilma com o caso Erenice até a eleição ir ao segundo turno.

Observação: leia a primeira coluna de capas da Folha e depois a segunda coluna, obedecendo à ordem de datas abaixo de cada capa.

Agora, leitor, dê uma olhada, abaixo, em como saiu a notícia da absolvição de Erenice nesse mesmo jornal.

Não é por outra razão que Erenice Guerra anunciou, após ser absolvida, que estuda processar por danos morais os veículos de comunicação que, segundo afirmou, “promoveram um verdadeiro linchamento público” com objetivo eleitoral.

Essa é uma causa ganha – ou deveria ser, devido ao que prova este post sobre o que fez a mídia na reta final do primeiro turno da campanha eleitoral de 2010. O que se espera, portanto, é que Erenice não esmoreça e leve esse processo até o fim, pois esse tipo de armação continua sendo praticado a cada ano eleitoral pela mídia.

Agora mesmo, isso está acontecendo no que tange ao inquérito do mensalão, que começa a ser julgado pelo STF nos próximos dias. O uso eleitoral do processo está ocorrendo tal qual ocorreu em 2010, conforme se vê acima.

Todavia, assim como em 2010 não deu certo, em 2012 isso pode se repetir. Até porque, caso o STF absolva José Dirceu – e, quando se fala no inquérito do mensalão, fala-se especificamente nele – não apenas o resultado eleitoral que a mídia tucana busca pode ser de novo frustrado, mas essa mídia pode sofrer uma desmoralização muito maior do que a de 2010.

 

  • Ataíde

    E por falar em “danos morais” como anda o processo da “febre amarela”,Edu?

    • eduguim

      Esse processo foi arquivado pelo MPF porque foi baseado na lei de imprensa, que caiu. Todavia, o MSM recorreu ao Conselho Nacional do Ministério Público e aguarda decisão. Todavia, como a lei de imprensa caiu, não há muita esperança

      • Ataíde

        que absurdo ,então eles podem mentir o qunto quiserem que estarão dentro da lei, e as pessoas que morreram por causa do panico gerado pelas reportagens mentirosas,lámentavel essa nossa justiça!

        • eduguim

          Pois é, nisso que dá não termos mais uma lei de imprensa no país.

          • Antonio

            Não pode parar por aí. Se eu lhe envio um email te acusando de alguma coisa e você achar que estou te caluniando você certamente pode me processar por acusação sem provas. Então, a lei de imprensa caiu mas calunias, injúrias continuam.

          • Caramba, precisamos MUITO de uma Lei Geral das Comunicações. O que a mídia fez foi terrorismo, criando uma falsa epidemia de febre amarela. Pessoas morreram por se vacinar duas vezes.

        • A unica justiça que está se tornando mais viavel aqui no Brasil é a famosa justiça feita com as proprias mãos,porque aquela justiça baseada nos codigos e na constituição,que depende de todo um aparato público para ser aplicada e ainda conta com um sem numero de advogados que se utilizam dos mais variados artificios para protelar a decisão final de um processo,está desmoralizada completamente.Se fosse possivel aplicar a famosa Lei de Lynch,em alguns jornalistas do PIG e em alguns politicos da oposição,as coisas poderiam melhorar um pouco.E o povo aplaudiria de pé.

          • LUIZ FELIPE

            Sou advogado no Rio de Janeiro e é comum escutarmos as críticas ao judiciário.
            Em qualquer cartório tem um quadro que mostra o desencanto de todos em relação ao judiciário.
            Hoje, a confiança dos brasileiros no judiciário é de 26%, ou seja, um em cada quatro brasileiros confia no judiciário.

            A t~rês anos este índice era de 33%. Se continuar deste jeito, daqui a alguns anos apenas os magistrados estarão confiando na justiça.
            Tenho um processo em Bangú onde fiz uma petição em agosto do ano passado e, esta petição foi juntada em março deste ano.
            Em Campo Grande estou pelo Réu. O Autor peticionou em setembro de 2011. Até semana passada esta petição não havia sido juntada.
            As campeãs de processos, as telefônicas, empresas que faturam milhões por mês, se condenadas, são apenadas em sentenças que chamamos de “impunidade”. Estas sentenças para as telefônicas são mais insignificantes que um centavo o é para nós. Basta fazermos uma regra de três simples: o faturamento mensal de uma empresa de telefonia está para X assim como o salário de R$ 5.000,00 esta para 0,01
            Tirei o salário de R$ 5 mil como média nacional.
            As sentenças não tem valor pedagógico,´são a mais clara presença da impunidade.
            É uma vergonha.

          • eduguim

            Isso sem falar que a Justiça anda para alguns e para outros, não. O mensalão tucano é mais antigo mas cedeu a vez para o petista.

          • H.Pires

            De onde emergiram os TOGADOS? Das classes pobres? Das ruas? Das favelas? Dos “mangues”? Das zonas do baixo meretricio( mulheres de lá que tem que ser respeitadas)? De onde? Eles emergiram sim, apareceram sim, das CLASSES DOMINANTES. Das CLASSES ABASTADAS. Dos pequenos(raro isso) e dos GRANDES BURGUESES. É isso. TODA A JUSTIÇA DAS AMERICAS, FOI E É FORMATADA PELA DIREITA. Direita EXCLUDENTE DE POBRES, NEGROS(credo) e PUTAS. É isso. O não querer diminuir a maioridade penal, seria para defender os pobres? Ou seria para defender os REBENTOS MENORES, FRUTOS DESSA MESMA PODRE DIREITA, que vivem aprontando todas? Os TOGADOS DIREITISTAS DA ELITE FERVENTE, PRODUZ OLEO A ALTÍSSIMAS TEMPERATURAS, PARA JOGA-LO NOS MESMOS POBRES, NEGROS(credo) E PUTAS, PARA QUEIMA-LOS NAS MASMORRAS DAS PRISÕES INFERNAIS QUE TEMOS. Desde sempre. Dai o fato de terem acabado com a, já era incompetente, Lei de Imprensa. Afinal, OS DIREITA TOGADOS TEM QUE DEFENDER SUA CLASSE. E a sua classe, inclui os PROPIETÁRIOS BILIONÁRIOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE, EM TESE, SEMPRE EM TESE(sonhos de uma noite de verão), PERTENCEM AOS, DEUS DO CEU, POBRES. Assim é nossa POETICA CONSTITUIÇÃO. SRA. ERENICE, NÃO SE ACOVARDE. DESTRUIRAM A SRA. E SUA FAMILIA. NÃO SE ACOVARDE.

  • Tonelias

    Pau neles Erenice Guerra!

  • Ataíde

    Sobre o post , só uma pessoa desmiolada acreditaria nessa historia de trafico de influencia, um estelionatario pegando 9 bilhões na porta do BNDES, sem nenhuma garantia de credito,sem patrimonio, com um projeto cujos custos daria para mandar o homem à lua, só aqui mesmo…

  • Haroldo Cantanhede

    A Srª Erenice Guerra era culpada de estar no governo do PT. Isso basta para a nossa mídia, venal, entreguista e inimiga do povo e do Brasil. Fôra ela de um dos partidos de direita que nos assacam e afligem – o povo os alijou do governo federal, mas eles resistem, ainda roubando o povo da sua dignidade, diariamente, em estados como São Paulo e em cidades com a capaital paulista – há tanto tempo, ela poderia, vender, dispor, roubar, sumir com vastas somas de dinheiro, privatizar (e sumir com o dinheiro), distribuir entre seus amigos todos os bens públicos ao seu alcance (e fora dele) e, nesse, caso, diria a nossa mídia elitista, racista, arrogante e anti-patriótica, ela seria “a elite da elite”. É simples assim: a grande e poderosa mídia brasileira não gosta do Brasil e tampouco do seu povo; qualquer um que se lhes oponha vira inimigo. Mas, juntos, aqui, na blogosfera “suja e nazista” como lhe chamam os poderosos privatistas deste país (todos impunes), resistiremos, sempre. E tiragem/audiência zero nesta gente…

  • Ivan Monte

    Deve processá-los e mostrar a esses canalhas que a reputação das pessoas ainda vale alguma coisa…

  • reinaldo bordon carletti

    não só essa midia de merda ela deve processar, mas tambem esse idiota do serra que com o demóstenes e o cachoeira, promoveram essa estupidez., ou alguém duvida disso?
    reinaldo carletti

    • Não ofenda os idiotas ao chamar Serra de idiota porque os idiotas merecem mais respeito até mesmo porque se Serra fosse um idiota teria evoluido.Serra não passa daquilo que fazemos quando estamos sentados no vaso sanitario com dor de barriga.

      • Darcy Brasil Rodrigues da Silva

        Obrigado, companheiro Dimas, por nos defender com tanto fervor!

      • reinaldo bordon carletti

        volto ao respeito para com os “idiotas”……serra=sub-idiota.
        reinaldo carletti

  • Helenice

    Esse caso ERENICE foi emblemático. O que se percebia claramente era que, além do propósito deliberado de atingir uma pessoa próxima à candidata do PT, havia também a questão do preconceito contra a origem humilde da ministra. Foi uma das campanhas mais covardes.
    Espero sinceramente que a ex-ministra entre de fato com um processo por danos morais contra esses caluniadores. Foi revoltante o que fizeram com ela.

    • Marianne

      Sendo de origem humilde, claro que vai roubar, se tiver oportunidade. Pobre é tudo ladrão e vagabundo. Conduzido há séculos por essa elite, esse país é uma vergonha. Mas, se persistirmos, acaba mudando.

  • Daniel

    Edu, parabéns pelo post.

    Eu postei no facebook a notícia que a Erenice fora absolvida.
    Um amigo comentou e insinuou não que a acusação era infundada mas que a justiça do Brasil não presta!
    Para ele, ela deveria ser condenada!
    E acredito que ele não é o único que pensa assim.

    Presumo que vá acontecer a mesma coisa quando o STF absolver o Dirceu.
    É provável que meu amigo acredite que o STF não presta!

    Eu fico triste por isso, e nem sei o que fazer pra mudar isso.

    Abraço!

    • Luciano Bastiani

      Ô Daniel, pergunta pra este teu amigo se quando dão 2 HCs em menos de 48 hs a justiça aí presta…

  • Helcio

    Edu,
    esse post bem como o postado no blog do Nassif sob o título de”Defesa do Dirceu”, deve ser disseminado por toda a blogosfera.

  • Bruce Guimarães

    Aaah se o Serra resolvesse processar alguns blogueiros progressistas…

    • Serra tem é que botar as barbas de molho,porque francamente a situação pra esse projeto de produto resultante da digestão de alimentos(popularmente conhecido como MERDA)está cada dia mais complicada.

    • Marianne

      Ele já faz isso. Mas perde.

    • Scan

      Isso!
      Processa o Amaury!
      Ele não é blogueiro, mas falou um monte do SSerra, portanto deve servir.
      Processa ele, SSerra, processa.
      Mais uma exceção da verdade e o SSerra nem preso será: vai ser enforcado.
      E o povo brasileiro fará três dias de festas.
      Ah, Bruce, Bruce…como sinto que o SSerra não seja tão tão idiota como você…

    • Luis CPPrudente

      O Nosferatu Cerra iria perder todas!

  • Indenização por dano moral contra Veja, Folha e demais órgãos piguentos que a acusaram falsamente é coisa certa, é bater e valer. Além disso, a presidente Dilma deve convidar Erenice de volta ao governo, em cargo de relevância, como fez o presidente Itamar Franco com seu ministro Hardgreaves. Chamou-o de volta quando as mentiras da imprensa ordinária tradicional ficaram escancaradas. Enquanto isso, ficamos no aguardo de que Civita, Policarpo Jr. et caterva venham a dar explicações na CPMI.

    • Sergio Navas

      Uma boa seria dar a ela o Ministério das Comunicações.

      abçs

      • Boa companheiro Navas. Boa!

        Mas acho que morro antes de ver nosso Brasil livre da camarilha do Império Bandido da Comunicação.

        Infelizmente.

  • Antenor

    Em nome do povo sem voz para se defender e de todos que sofreram calúnias semelhantes a Srª Erenice deve processar essa corja para desencorá-la a que repita no próximo pleito eleitoral semelhante espetáculo deprimente.

  • Luis Fernando

    Eduardo.

    Gostaria de saber se não existe uma forma de entrarmos na justiça com um processo coletivo contra essa mídia que comprovadamente golpeia a democracia em nosso país.
    Não para pedir indenização mas para haver a retratação pública das calúnias por anos praticadas pela velha imprensa.
    É como o processo que uma família move contra o Coronel Ustra. Não querem indenização, somente o reconhecimento de que ele foi um torturador.
    São necessárias quantas assinaturas para isso?

    Abraços.
    Luis Fernando.

    • eduguim

      Quem tem que entrar na Justiça já avisou que vai entrar. Tomara que entre mesmo

  • Ninguém precisa discutir a mídia. Todos sabem, ou deveriam saber, que interesses
    ela defende, ou que governos.
    Mas também não vamos exagerar. Festival de absolvições, só pra quem tem dinheiro.
    O Collor não foi absolvido?
    O ministro doPCdoB, claro, absolvido junto com as ONG”s picaretas
    Eu posso matar quem eu quiser, se puder pagar um advogado desses que
    cobram 10 milhões só pra eu adentrar o escritório.

    • eduguim

      Ah, mas se essas pessoas tivessem sido condenadas certamente você teceria loas à Justiça. Você é apenas um militante tucano que passa o dia na internet vendendo teses do partido, mas a maioria das pessoas percebe que é tudo balela. Vivem saindo notícias no PIG sobre condenações de seus alvos. Aí são boas. Quando há absolvições, não. O que se precisa é ter um parâmetro, senão nem sendo absolvido a pessoa pode parar de ser acusada. Por isso é bom que Erenice processe, pois a direita, valendo-se de gente como você, afronta o Estado de Direito ao impedir que quem for absolvido não possa desfrutar da absolvição. Pena que não dá pra processar todos os vagabundos que fazem esse trabalho sujo na internet, tem que se concentrar nos cabeças.

      • Olha, cara.
        Fui militante do PCdob DESDE 1977, participei de Movimento Estudantil,
        fui preso, apanhei.Militante do PT DESDE 1984.Do velho PT.Aquele que achava , com Trotsky,
        que o dever de um militante é dizer a verdade.Ainda que ela doa. Ou , pra voce, decisão justa é só a que condena os adversários?Aliás como vc faz, ao acusar as pessoas sem argumentar, á base do xingamento.
        Pois, pra mim, falar que eu sou tucano é xingar.Não argumentar.Volto a repetir, o Collor foi ABSOLVIDO, por esta justiça de classe. Se os tucanos não estão na cadeia, meu querido, por que vc acha? Agora, militantes da esquerda tem de ter, sim, comportamento exemplar.Aliás, seu Eduardo, comportamento esse de que é digno José Dirceu, que está na liça. Sabe que querem seu pescoço. Mas nem pisca o olho.Ao contrário do Genoíno, que faz caras e bocas até pra aquela molecada imbecil do CQC.Eu ao contrário de muitos, publico meu nome completo. Estou aqui em Curitiba, capital do Paraná. Veja a que partido sou filiado, seu boca aberta. Quero condenação a todos que usaram do dinheiro público pra se locupletar. Seja de direita ou de esquerda. Pra salvar a esquerda.To cagando pra mídia.

        • eduguim

          Está cheio de ex-petista ou petista arrependido fazendo por aí o mesmo que você. Nem por isso deixam de fazer o que estão fazendo. Você é petista e quer ajudar a manchar o governo Lula e condenar gente sem provas, além de não aceitar caso sejam absolvidos. Ah, vá catar coquinhos.

        • Rapaz, você misturou PCdoB (anti-trotskista), com PT (centro-esquerda) com Trotsky (revolucionário) !! Por isso seus pensamentos são confusos desse jeito!!

      • firmino porque vc não vai caçar piolhos na cabeça daquele projeto de aborto,que é o seu candidato à prefeitura,conhecido pelo nome de José Serra?

    • Luis CPPrudente

      Firmino, você devia ser um militante do PCdoB bem vacilão. Quando entrou no PT se tornou mais vacilão ainda. E quando você foi abduzido pelas ideias udenistas, mostrou realmente o mal-caráter que você sempre foi, bem antes de você ser do PCdoB e do PT.

      Mal-caráter como você tem muitos: Roberto Freire é um exemplo disto. Hoje ele é tão udenista quanto você e todos os tucanos-pefelês.

    • Carlos Lenin Dias

      Firmino,no cado da Erenice,ném julgamento houve -pediram arquivamento;ou seja,n havia provas,indícios sérios…a eleição foi p/ o 2o turno,a Erenice enxovalhada…e o PiG livre p/ fazer o q bem entender…dá um tempo!

  • Nelson Menezes

    Deve processar sim A veja ,A folha,a globo e o governo Dilma, que a demitiu sem prova ,estas coisas acontece porque o governo e medroso e tem mais, tem que anistiar esta ex Ministra e pagar todos os salarios atrasados desde o dia de sua xoneração,este medo do governo e que fas a direita fazer o que bem entende e os militares debocharem deste governo ,O governo Dilma desconhece a força que tem,MAS TEM MUITO MEDO DA IMPRENSA e com isto os nossos sonhos de uma altentica democracia tem praso de validade 2014,bay-bay.

    • O governo Dilma é fraco,mas o que o governo Dilma tem a ver com a demissão de Erenice Guerra,que foi chefe da Casa Civil no final do governo Lula?Vcs militantes tucanos são tão burros que nem se informarem direito conseguem.Acha que engana quem,cara palida?

  • ANTONIO CARLOS MARTINS

    Corretissimo, Sra. Erenice Guerra!!!Entra na Justiça para Valer!!!

  • José do Ceará

    Mais INVESTIMENTOS, empregos e Renda para os Cearenses. Ruim para tucanos e DEMonios:

    SOBRAL terá Fábrica de Máquinas para construção civil

    26.07.2012

    Município cearense é favorito para receber investimento de R$ 75 mi em 1ª fábrica da empresa no Nordeste

    A cidade de Sobral está muito próxima de ser escolhida como a sede da primeira fábrica de equipamentos da linha amarela – máquinas de construção civil – da Remaq do Brasil, empresa voltada tanto para a fabricação de maquinário para construção, como também de mineração. Orçada em R$ 75 milhões e com as obras de montagem previstas para se iniciarem ainda em novembro deste ano, a fábrica será a primeira do Nordeste na fabricação de máquinas pesadas.

    A escavadeira hidráulica está entre as máquinas que serão produzidas na unidade fabril a ser construída pela empresa no Ceará Foto: Carol Domingues

    “Olhamos com interesse para o Ceará devido ao atual cenário econômico do Estado, que vem crescendo nos últimos anos. Em relação aos outros municípios candidatos, Sobral possui alguns atrativos especiais, como o investimento que já está sendo feito em um polo metal-mecânico, o que ajudaria a suprir a maior carência do nosso setor: mão de obra qualificada”, afirma o diretor executivo da Remaq, Willian Matos. Ele garante também que nos próximos 30 dias a empresa deve definir o destino oficial da fábrica, mas já avisa: “Sobral está muito adiantada em relação aos concorrentes e é a grande favorita”.

    Ainda de acordo com o diretor executivo da Remaq, outro grande atrativo do Ceará é o Porto do Pecém, que facilitaria a entrada do aço, matéria-prima da empresa. Ele também não descarta uma futura parceria com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que teve a cravação de estacas iniciada na semana passada. “Tudo que deixarmos de importar para comercializarmos por aqui nos interessa”, diz.

    Geração de empregos

    Além de representar um salto na economia da cidade escolhida, a fábrica da Remaq contribuirá para a geração de aproximadamente 700 empregos diretos, entre soldadores, torneiros, auxiliares de produção, metalúrgicos e todo o corpo administrativos.

    “Inicialmente serão dois turnos e a ideia é gerar 350 empregos diretos em cada um deles. Estudamos ainda a possibilidade de abrir um terceiro turno, dependendo da demanda, o que somaria mais de mil novos empregos para região, fora os trabalhadores indiretos, que devem girar em torno de 1,5 mil na primeira fase da produção”, explica William Matos.

    Linha de produção

    Segundo a Remaq, motoniveladora, pás carregaderia, escavadeira hidráulica e retro escavadeira devem ser produzidas no local. “A previsão é de começar a fabricação já em abril de 2013, pois algumas estruturas são pré-moldadas, o que torna a obra rápida. Em um primeiro momento, 80 equipamentos devem ser produzidos por mês, o que geraria um faturamento de aproximadamente R$ 25 milhões brutos”, conclui William.

    Vagas

    700 postos de trabalho diretos devem ser gerados na primeira fase de produção da fábrica da Remaq, fora os indiretos que girarão em torno de 1,5 mil

  • José do Ceará

    Setor de locação de máquinas aquecido

    26.07.2012

    Copa do Mundo e empreendimentos no Porto do Pecém-CE tornam o Estado atrativo para o segmento

    Acompanhando o aquecimento da construção civil, impulsionado pelo aumento do número de obras de infraestrutura voltadas à Copa de 2014 no Brasil e pela implantação de empreendimentos estruturantes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), o mercado de locação de equipamentos e máquinas pesadas cresceu aproximadamente 150% no Ceará nos últimos cinco anos, segundo o Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (Sindileq-CE).

    Itens mais locados são ferramentas elétricas, andaimes e betoneiras Foto: Kiko Silva

    Dados da Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema) ratificam o amplo potencial desse mercado. Estimativas da entidade indicam que cerca de 30% do total de máquinas vendidas no País se destinam ao setor de locação, que vem ampliando investimentos em tecnologia para atender à demanda de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

    De acordo com o presidente do Sindileq-CE, Roberto Faria, a perspectiva é tão promissora que, além das empresas locais que já atuam no mercado cearense de locação de máquinas e equipamentos, outras locadoras do eixo Sul e Sudeste do País estão sendo atraídas para o Estado. “Estamos na linha de frente no mercado de locação”, comemora Faria, que enumera os motivos para tal cenário.

    Demanda

    “A implantação da siderúrgica deu força ao crescimento desse mercado em nosso Estado. Associado a isso, há a demanda da estrutura que está sendo feita para a Copa do Mundo, com a construção de viadutos, vias de acesso, etc. Há dinheiro do governo sendo investido nisso. Acreditamos que essa seja razão de muitas empresas do Sul e Sudeste estarem chegando ao Ceará, como a Baran, que está se associando à Coopercon (Cooperativa da Construção Civil do Ceará) e criando a Cooperloc para disponibilizar um número assustador de equipamentos para alocar”, exemplifica.

    Espaço para todos

    Segundo o presidente do Sindileq-CE, existem muitas outras empresas chegando a esse disputado mercado. Apesar do aumento da concorrência, ele garante que há espaço para todos.

    “Somente entre os dois a três últimos meses vinte e cinco empresas ingressaram no ramo de locação no Ceará. Se o mercado não fosse tão promissor, elas não estariam entrando nesse mercado”, reforça.

    Faria afirma que a projeção é continuar a crescer. “O Sindileq-CE tem registro hoje de 100 empresas do ramo no Estado, mas acredito existem bem mais, sem falar naquelas que estão locando mas exercem outra atividade fim”. É o caso do Grupo Orguel – líder na fabricação, venda e locação de máquinas e equipamentos para construção, indústria e mineração, no qual o executivo trabalha.

    Produtos

    Conforme a Associação Brasileira de Empresas Locadoras de Bens Móveis para Construção Civil (ALEC), os dez produtos mais locados no País são ferramentas elétricas, andaimes, betoneiras, compactadores, compressores de ar, cortadoras de piso, bombas, geradores, escora/formas e máquinas para acabamento de pisos de concreto. Ainda segundo a Associação, quem responde pela maior fatia do mercado nacional de locação de máquinas e equipamentos são as pequenas e médias empresas. Dentre o total de locadoras filiadas à ALEC, 50% são pequenas, 30% são médias e apenas 20% são de grandes empresas.

    Estratégia

    Para o setor da construção civil, o mercado de locação só tende a crescer, principalmente porque a terceirização proporciona maior competitividade às empresas construtoras.

    “Estamos falando de equipamentos cujos preços muito altos. São equipamentos pesados como andaimes, escoramentos, cremalheiras, elevador de cabo, etc. Todos são itens caros e de utilização pequena”, observa o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), Roberto Sérgio Ferreira.

    Segundo ele, embora os valores de locação desses produtos sejam elevados, é mais compensador para as empresas da construção civil terceirizar a aquisição de máquinas e equipamentos. “Se investe muito para adquirir uma máquina dessas e fica capitalizado em demasia. Quanto ao custo (dos alugueis), com a entrada Coopercon nesse mercado, os preços tendem a melhorar. Quanto mais concorrente melhor”, observa.

    SALTO

    150% foi o crescimento registrado no mercado de locação de equipamentos e máquinas pesadas no Estado nos últimos cinco anos, de acordo com o Sindileq-CE

    Tecnologia ajuda no avanço da lucratividade

    Empresa especializada no desenvolvimento de um sistema de gestão para locadoras de equipamentos, a SISLOC Softwares já sente os reflexos do aquecimento do mercado de locação. O volume de negócios fechados pela empresa no primeiro trimestre de 2012 é 50% maior ao contabilizado no mesmo período de 2011, enquanto a média de crescimento gira em torno de 20%.

    Segmento de locação de equipamentos, assim como o da construção civil, tem dificuldade de treinar, formar e contratar pessoas FOTO: KIKO SILVA

    “As locadoras já entenderam que é preciso se atualizar tecnologicamente para conseguir atender toda a demanda sem perder espaço para o concorrente. No caso do Sisloc, o sistema permite a gestão do imobilizado (patrimônio), o faturamento de contratos e a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e e NFS-e), SPED (PIS e COFINS) e, ainda, o uso de ferramentas com funcionalidades em dispositivos móveis – celulares e tablets, bem como WebService, que permite integração com outros ERP”, aponta o diretor de mercado da SISLOC Softwares, Leônidas Ferreira Júnior.

    Terceirização

    Em relação às vantagens proporcionadas pela terceirização do serviço, ele compartilha da mesma opinião do presidente do Sinduscon-CE. “Não vale mais a pena ter uma máquina (aquisição) na empresa, seja de pequeno ou grande porte, se ela será utilizada apenas em determinadas obras em períodos esporádicos, por exemplo. Além disso, a manutenção do imobilizado, a capacitação de funcionários, a compra de peças e a estocagem exigem altos investimentos. Por consequência, a locação torna-se mais vantajosa”, avalia.

    Nordeste

    Embora afirme que o mercado brasileiro de locação está aquecido no geral, Leônidas Ferreira garante que o Nordeste é o mercado mais aquecido. Segundo ele, os estados mais crescentes na Região são Ceará e Pernambuco, seguidos da Paraíba. No Norte, ele diz que o mercado mais promissor é o Pará. “Os dois estados que mais crescemos (a SISLOC Softwares) percentualmente em número de clientes foram Ceará e Pernambuco. Igualitariamente eles registraram um incremento de até 30% a mais de clientes face a igual período do ano anterior.

    Para 2012, ele prever crescer 50% em comparação com o ano passado. “Temos perspectivas de obras até 2020 no Estado”, projeta. “Nosso maior cliente do CE é Magna Locações. Esse cliente é do próprio estado e tem filiais fora. Ele aluga contêineres, que faz a parte do armazenamento de materiais. São os primeiros a entrar e os últimos a sair de uma obra, consequentemente têm maior faturamento”, exemplifica o executivo.

    Com o mercado de locação carente de mão de obra qualificada, a SISLOC pretende investir também no ensino a distância. “Este mercado tem dificuldade de treinar, formar e contratar pessoas. Com base nesse cenário, lançamos uma universidade corporativa em janeiro para ajudar a formação de clientes, além do nosso corpo técnico”. O ensino a distância se propõe a diminuir o custo logístico na etapa de treinamento. (AC)

    ÂNGELA CAVALCANTE
    REPÓRTER

  • Cirico

    O inquérito contra Erenice foi arquivado por falta de provas. O que se discutia é se ela sabia que o filho dela fazia tráfico de influência.
    Provavelmente ela não sabia, mas a mídia, mesmo sem provas, acusava-a de saber e de até compactuar com a atuação do filho.
    A questão é, então porque ela foi exonerada?
    A resposta é que, infelizmente, em cargos importantes como o dela, atos indignos dos filhos podem causar tanto estrago quanto se esses atos fossem dos titulares.
    Provavelmente ela não entrará com processo algum contra a imprensa para não expor seu filho.

    • eduguim

      O fato de Erenice ter sido exonerada não a condena. É o cúmulo do absurdo. A absolvição não vale porque o governo a que ela servia tomou uma decisão preventiva de afastá-la para que se defendesse. Aliás, exatamente o que o PIG costuma pregar que o governo faça com quem o mesmo PIG acusa: punir antes e investigar depois.

      • Cirico

        Concordo plenamente.
        Mas, infelizmente, a Dilma não a reconduzirá ao cargo, nem dará a ela outro cargo por causa da atuação do filho.

      • Caro Edu, Erenice Guerra não foi absolvida porque nem foi processada. O Inquérito Policial que apurou os fatos, supostos crimes de corrupção passiva, tráfico de influência ou advocacia administrativa, enfim, qualquer dos crimes contra a administração pública previstos no Código Penal foi arquivado pelo Juiz a pedido do Ministério Público, o titular da ação penal, o órgão competente para oferecer a denúncia, a peça inicial deflagadora da ação penal.

        Não li a fundamentação do pedido nem a fundamentação da decisão mas é possível deduzir que foi pela ausência de fatos tipificados na legislação penal como crimes. Enfim, jamais ocorreram os fatos veiculados na mídia golpista; tudo não passou de uma ficção, uma mentira escabrosa para os fins de fraudar uma eleição induzindo a opinião pública em erro.

        Se o nível cultural da população fosse mais elevado estes meios de comunicação fechariam pela falta de credibilidade de seus produtos, estão vendendo peixe estragado à população, mentiras com se fosse informação qualificada.

        Obviamente que atentaram contra a democracaia ao tentar fraudar uma eleição manipulando a opinião pública. Se tivessemos uma lei regulando a mídia certamente seriam punidos pois atentaram contra um dos pilares da República, o voto livre e sem manipulação, base da democracia.

        Abração.

        • Cirico

          Acho temerário colocar a mão no fogo pelo filho da Erenice. Até a Dilma reconheceu que sua atuação no ministério da mãe foi prejudicial e mal explicada.
          Devemos defender a Erenice sim, pois nunca houve provas de que ela tinha conhecimento da atuação do filho. Ela foi injustiçada, não tenha dúvidas. Já o filho…

          • eduguim

            A questão não é o filho, é Erenice. E, na verdade, nem ela. As manchetes da Folha foram usadas como se Dilma fosse culpada de alguma coisa

  • José do Ceará

    Muito DIFERENTE da Época dos Tucanos (1995-2002)

    Títulos de Brasil e México viram refúgio

    26.07.2012

    Papéis de governo de países emergentes são beneficiados por níveis de endividamento mais baixos e política estável

    Nova York. Os títulos dos governos de países emergentes estão se tornando cada vez mais atrativos nos últimos meses e se aproximando de uma semelhança aos do Tesouro norte-americano – ainda que com juros mais elevados -, dando cada vez mais sinais de que são seguros para investimentos.

    Em um cenário de crise na zona do euro e de baixo crescimento em vários países, dívidas soberanas denominadas em dólar emitidas por países emergentes como México e Brasil são beneficiadas também por níveis de endividamento mais baixos, políticas estáveis e perspectivas de crescimento melhores dos que as apresentadas por países da Europa e pelos Estados Unidos.

    Os bônus em dólar desses dois países têm acompanhado o movimento dos Treasuries. Assim como os bônus americanos, os títulos desses países vêm subindo ao mesmo tempo em que os bônus dos governos da Espanha e de outras economias europeias em dificuldades estão em queda – com o respectivo movimento inverso dos yields (taxa de retorno ao investidor) correspondentes.

    A correlação entre os títulos de 10 anos dos EUA e do México é de 0,89, em um período de 30 dias, de acordo com a consultoria CQG. Uma relação como essa significa que os bônus não têm variado entre si. O prêmio de risco da dívida soberana da Colômbia encolheu de 191 pontos-base sobre os Treasuries no início deste ano para 163 pontos-base atualmente, de acordo com o EMBI Global do JP Morgan.

    Escape

    Embora a forte performance sinalize que os mercados não entraram totalmente em pânico, também revela que os bônus denominados em dólar de países com grau de investimento, como Brasil e México, despontam como uma espécie de refúgio dentro da classe de ativos de mercados emergentes.

    Brasil, México e Colômbia – todos com grau de investimento – são os principais países citados por analistas e investidores como mercados emergentes seguros. Ainda que esteja ligeiramente abaixo da classificação de grau de investimento, as Filipinas são outra aposta segura, já que investidores locais aplicam em títulos do governo denominados em dólar.

    “Os prêmios de risco sugerem que países como Brasil, Colômbia, Filipinas e até a Indonésia são mais seguros do que aqueles como a Espanha”, confirma David Spegel, especialista em estratégia de mercado emergente do ING, em Nova York.

  • Meu caro, quase nuca faço comentário no seu blog.Embora o leia diariamente.
    Dê uma olhadinha nos comentaristas do estadão, do Globo. Aliás, o Noblat me censurou.Não consigo publicar mais nada por ali. Pois adorava ridicularizar uma senhora de Santana. Helena não -sei-do quê,
    Que uma vez replicou-me, duramente é certo, mas de maneira mais gentil que voce.Certa feita, acusei
    o blogdo Daniel Piza, já falecido, de anti-Lula. E ele me respondeu, solicitando que eu argumentasse;
    ao contrário de vc,que me xinga de…Tucano.
    O debate de idéias, meu caro. é muito importante.Quando eu digo que a Justiça absolve a todos que tenham dinheiro, voce tira a ilação de que se fossem tucanos, eu entoaria loas à justiça, quando eu quero dizer que esta é uma justiça de classe. Aliás, os tucanos são pobres?

    • eduguim

      Que a Justiça é só para quem tem dinheiro, isso é indubitável. Daí dizer que se os “mensaleiros” forem absolvidos será tramóia, é uma bobagem. Alguém que se diz “do PT” e diz algo assim, pra mim só pode estar trabalhando politicamente. Mas, claro, pode ser falta de noção. Mas você escreve bem, não me parece um sem noção. Dessa forma, não entendo… São 38 réus do mensalão. Alguns certamente fizeram algo errado, mas outros não fizeram. Ou, ao menos, não se conseguiu provar até hoje que fizeram. Se forem absolvidos por isso, será simplesmente decência reconhecer tal absolvição.

    • Maria Libia

      Edu, porque vc dá espaço a esses trolls se nós não temos os mesmos espaços nos blogs deles? Vamos ser democráticos até a segunda página. Chega o que passamos na outra eleição. Você parece a Dilma que é destratada e não reage. Os blogs sujos são a nossa única voz. Por que a passividade?

      • eduguim

        Não é passividade, Maria. Eu prego que todos tenham voz, não que só um dos lados tenha voz. No meu blog eu faço o que gostaria que fosse feito pela mídia. Cada divergência que se lê neste blog, portanto, para mim é um troféu.

  • Helder

    Realmente é revoltante Eduardo, aonde vamos parar com essa mídia vendida?

  • Caro Eduardo, quando eu disse que o mensalão é questão de escãndalo?
    Escãndalo pra mim são as privatizações. São ministros que temem o controle da mídia.
    Em nenhum momento acusei voce ou seu blog de agirem de forma aética.
    Aliás é graças a esse tipo de pessoas, principalmente VOCE, que a mídia tá na corda bamba.
    Mas não impeça as pessoas de discutirem ideias.
    Voce acha que eu perderia meu tempo discutindo com o WAAK? Ou Nelsinho Motta? Ou a pomba -gira
    do Jabor, que imita os trejeitos geniais do Glauber Rocha, mas não por admiração, e sim por inveja?
    Discuto com voce. E vou discordar de voce quando necessário. Sem deixar de admirá-lo.
    Sabe, eu tenho uma filha. E eu não conseguiria escrever nada, diaante da luta diária que nosso amor impõe.
    E vc o faz diariamente com todas as apreensões de um pai amoroso. E isso mostra quem vc é, independentemente de às vezes vc se mostrar intolerante.
    Abraços, Firmino

    • eduguim

      desculpa qualquer coisa aí

  • Aliás Eduardo, estou catando coquinho diariamente.O PT aqui em Curitiba foi atropelado pela direção nacional, ao nos impor a coligação dom o Fruet(ex-tucano, pode xingar). Mas o que faremos? Pra tira essa
    gang que há 40 anos manda aqui, vamos trabalhar com o Fruet. Do contrário, como voce fala de ex-petistas, eu estaria no PSOL, fazendo o papel da esquerda que a direita adora.Mas não. Vamos á luta.Ao contrário do revolucionário PCdoB, que vai apoiar o Ratinho Junior.Pode?

    • Almir

      Ô Firmino,

      Você ainda não se deu conta de que o PT de hoje tem muito mais que o sindicato dos metalúrgicos do ABC pra dirigir.

  • Voce está desculpado sempre, velho camarada.

  • José do Ceará

    Ceará deve receber PARQUE TEMÁTICO com personagens da Turma da Mônica
    Diário do Nordeste Online | 16h03m | 18.07.2012

    Segue em negociações avançadas o projeto de construção de um parque temático com personagens da aclamada revista em quadrinhos Turma da Mônica. O empreendimento Península das Águas Belas, que ficará em Cascavel, no Litoral Leste do Ceará, compreende um complexo de hotéis, prédios residenciais, campo de golfe e um parque aquático temático, que segundo a prefeitura de Cascavel, será chamado de Terra da Mônica.
    Segundo informações do Governo do Estado, a iniciativa privada deverá promover investimentos de R$ 290 milhões e vai gerar cerca de 3.300 empregos diretos e mais 10.000 indiretos. Há cinco anos o projeto está sendo estudado.

    (Reprodução do desenho conceitual do parque feito pelo próprio Maurício de Sousa)

    As obras, com previsão para serem iniciadas no último mês de junho, foram adiadas devido a problemas jurídicos envolvendo a compra do terreno, no valor de 6,5 milhões de euros. De acordo com Luiz Deusdara, urbanista responsável pela concepção arquitetônica do empreendimento, caso o processo seja solucionado nos próximos dois meses, as obras podem iniciar ainda em 2012, com previsão para operar a partir de 2014.

    Luiz Deusdara afirma que o único empecilho para o início da construção do Parque é a pendência judicial com os proprietários do terreno. “Todas as partes envolvidas no projeto têm pressa para que o empreendimento seja construído. Caso o processo se estenda por muito tempo, estamos já estudando a possibilidade de mudar o parque para outro terreno ou até para outra cidade”.

    De acordo com o urbanista, o projeto envolve a integração arquitetônica do parque com a paisagem natural da Praia de Águas Belas. “O empreendimento terá conexão com o mar, as dunas e as falésias, a intenção é que tudo seja muito dinâmico”, diz. Luiz Deusdara afirma que construção do projeto é realizada em parceira com o seu escritório, MD Arquitetos, e arquitetos ligados à Maurício de Sousa Produções.

    Negociações

    No último mês de março, o cartunista Maurício de Sousa veio a Fortaleza apresentar para o governador Cid Gomes o conceito do parque temático. Segundo informações do Governo do Estado, a reunião teve como objetivo conseguir apoio na obtenção de uma adutora para o abastecimento de água do parque. A construção do empreendimento será realizada pelos grupos hoteleiros portugueses Juriti e Aquapura.

    De acordo com informações da assessoria de imprensa da Maurício de Sousa Produções, será construído inicialmente apenas o Parque da Mônica, e a cada dois anos, nos arredores da área central, serão construídos parques das outras turmas, como o Parque do Penadinho, o Parque do Chico Bento e o Parque da Turma da Mata.

    http://diariodonordeste.globo.com/no…155&modulo=968

  • Eliana/juiz de Fora

    Erenice, não tem que estudar…
    Tem que processar e pronto.
    Causa ganha.
    O que o PIG fez é abominável sob todos os ãngulos: político, ético, moral, desrespeito total a vc como ser humano.
    Conte-nos o resultado do processo.
    Dilma coloque a Erenice no lugar do Paulo Bernardo.
    Urrrrrrrrrrrrrrrgente.

  • Emília

    O PIG já sofre desmoralização faz tempo, Eduardo. A blogosfera vem fazendo um excelente trabalho pra ajudar a essa desmoralização, pode acreditar nisso, pois enquanto o PIG publica mentiras pra vender jornal e atrapalhar o governo do PT, os “sujos” publicam a verdade e, por isso mesmo incomoda os Corleones da mídia.

  • Cláudio José

    Infelizmente não vai dar em nada, acabaram com a vida dela e vão continuar dormindo o sonho dos “justos”!! Mas tem todo o meu apoio para ir para cima deles!!

  • Jacó do B

    Erenice, faça do seu sobrenome um meio de combater a irresponsabilidade do Pig!

  • Martin

    O grande problema do PLANETA, hoje, é esse Sistema Político DEPENDENTE de FINANCIAMENTOS de CAMPANHA…
    Hoje os Grupos Financeiros “deitam e rolam” em cima do NACIONALISMO (e do meio ambiente) !!
    Quero dizer que “sonho” com REPRESENTANTES populares (Deputados Estaduais e Federais) escolhidos por Concurso Público, selecionados dentre aqueles que estudaram EXCLUSIVAMENTE em escolas públicas, PROIBIDOS de serem SÓCIOS de empresas comerciais/industriais, SEM rabo-preso com ninguém, PORÉM temerosos de uma LEI DURA contra a CORRUPÇÃO, Evasão/Lavagem de dinheiro, e Sonegações em geral !!
    Estou falando de ADEQUADA SELEÇÃO de Funcionários Públicos !!
    Estou falando de AFASTAR o “político” dessa necessidade de REAFIRMAR seu vínculo com os Grupos Financeiros a cada 4 anos !!
    É com isto que SONHO, prezado Eduardo Guimarães e ilustres colegas internautas !!

    Att.
    Martin

  • Augusto

    Isso faz parte da luta política. É legítimo.
    Só chegamos a esse ponto por culpa do PT e de suas políticas comunizantes. O PT é um partido autoritário, que quer ficar eternamente no poder. É óbvio que a sociedade brasileira não vai tolerar tal coisa em hipótese alguma.
    Além do mais, uma absolvição por falta de provas não significa a mesma coisa que inocência. Explico: às vezes (e isso acontece muito, muito mesmo!) o indivíduo é culpado, mas há provas. E a Justiça criminal só condena quando há provas. O princípio é elementar e é simples de entender. Tanto que neste tipo de absolvição nem cabe ação por danos morais, justamente porque não se constatou a inocência, mas sim a falta de provas. Vá se informar.
    De resto, a imprensa não é Justiça. A imprensa apenas conta os fatos. Logo, o que você propõe é ilógico. Você quer que a imprensa, antes de divulgar uma informação, faça uma análise jurídica para ver se existe fundamento ou não. Nada mais absurdo.

    • Maria Libia

      Se a Justiça criminal só condena quando há provas, por que o Serra e quejandos do PSDB não são condenados? As provas estão DOCUMENTADAS e, se fossem mentiras, o Serra já teria processado o jornalista e mídia, celere, faria oba, oba para a platéia.. SÃO PROVAS DOCUMENTADAS. Como você disse, o princípio é elementar e fácil de entender. Agora, o PT quer ficar eternamente no poder (temos uma Mãe Dina aqui neste blog), com seus 10 anos de governo. O que faz o PSDB que está em São Paulo há 18 anos? O PSDB, de acordo com a sua opinião, também é autoritário.

      • Augusto

        Amiga, mas o Serra está processando o autor do livro. Por favor, informe-se.

        • eduguim

          Serra vive processando o Amaury, e perdendo. Amaury comemorou. Graças ao processo poderá escrever o Privataria 2

        • Luis CPPrudente

          Este sujeito não é o famoso Mickey Mouse?

          Eleitor e leitor do PIG, defensor do que o PIG faz diariamente contra os interesses sociais e contra o Brasil?

          Este Mickey Mouse diz que o PT é um partido autoritário, o que este estadunidense, amante do Neo-liberalismo pode dizer sobre o Nosferatu Cerra? As práticas fascistas do fascista Geraldo Alckimin seria o que na visão do estadunidense Mickey Mouse? O que aconteceu no Pinheirinho foi uma ação democrática?

          O que você esconde atrás desta bandeira do Brasil?

          Por que você usa a bandeira do Brasil? Para provar que você não é estadunidense?

        • Scan

          Na verdade, o que o SSerra quer são os royalties da biografia não autorizada.
          Ah! Ah! Ah!

    • ocator

      sim, o PT quer se eternizar no poder. Devia seguir o exemplo de alternância com o PSDB que resolveu não disputar a eleição de 2014 em SP para que os outros tenham também o direito de governar. Não entendo porque estes diabos comunistas no fazem o mesmo em Brasilia.

    • Almir

      Quem inventou as acusações contra Erenice não foi nenhum agente público, não foi nenhum promotor, delegado ou fiscal. Foi o PIG, a mando de…até as pedras sabe quem.

      Portanto, cabe sim, ações cíveis por reparação de danos morais e materiais. Isso significa que a cambadinha que a detratou pode ir reforçando o bolsinho.

    • Luis CPPrudente

      Este é o Mickey Mouse, como sempre a serviço do Nosferatu Cerra, das famiglias do PIG e dos EUA.

      Atrás desta bandeira do Brasil você carrega os símbolos do Nazismo ou do Fascismo?

    • Marianne

      Augusto, pela maneira como escreve, não acredito que seja burro. Claro que o PT quer permanecer no poder, é como qualquer outro partido. Se assim não fosse, após um ou dois mandatos os partidos não apresentariam candidato, diriam que agora é a vez do outro partido, já que a altrernância é o que a democracia exige. Mais ainda, não seriam necessárias eleições e eleitores, bastaria que se confirmassem periodicamente os partidos e se desse a vez para cada um governar. Para mim, é democrático que o partido permaneça no poder, enquanto o eleitor votar nele. É o caso do PSDB de São Paulo, tenho certeza que será reeleito em 2014 e ninguém vai questionar, e nem deve, já que o povo paulista escolheu assim (para minha infelicidade). Por maior que me pareça a burrice dos paulistas e por muito que lute contra a eleição e reeleição do PSDB, tenho que respeitar o resultado. O que você está fazendo é pregar a desqualificação do voto e do eleitor. Se é nisso que acredita, continue, mas se não acredita, preste atenção, e veja o que está defendendo. E se considera calúnias e difamações uma forma legítima de luta política, tenho pena de você, espero que jamais seja atingido por esses instrumentos deplóráveis.

  • Osvaldo

    Erenice, não estude processar, processe logo.

  • diego nunes

    O fato de um processo não ir em frente não significa sempre que a pessoa é inocente, principalmente num país com a justiça de merda que há aqui. A Ana Arraes, mamaezinha querida do Eduardo Campos, já deu a deixa pra pizza do mensalão. Não é surpresa nenhuma esses fatos, isso é Brasil.

    • ocator

      Não seja burro ou mal intencionado. A mamaezinha mais nove ministros.

      • diego nunes

        Ela foi a relatora, e como é praxe nesses tribunais, os ostros seguiram seu voto. Esses TCUs não servem pranada, não fiscalizam merda nenhuma, só servem de cabide de emprego para ex-políticos e sua parentada.

        • Almir

          Mas quando (alguns meses atrás) o TCU apontava SUPOSTOS “indícios” de superfaturamento em obras do PAC, vocês aplaudiam demoradamente.

          Agora o mesmo TCU serve pra nada?

          Neodescarados.

        • Marianne

          Que eu saiba, a turma do Eduardo Campos não tem qualquer interesse em ajudar o José Dirceu, muito pelo contrário.

        • Diego Nunes,vc não passa de um projeto de bosta ambulante,então porque vc não vai se lembuzar de merda no blog do Reinaldo Azevedo,rei dos esgotos,sua ratazana mal formada?

          • diego nunes

            De novo meu, ME ESQUECE. Vc disse que o faria, mas não consegue. Esse cara tá apaixonado por mim, não é possível. Minhas críticas muitas vezes são até brandas comparadas com outras, mas é só em mim que vc vem. Ai meu Deus !!!!!!!!!!!!!!

    • Almir

      A inocência é PRESUMIDA por lei .

      Repetindo: a inocência é PRESUMIDA, não precisa ser provada nem declarada.

      Quem precisa ser provada é a culpa, e isso vocês ficaram devendo (como sempre).

      A Erenice é inocente sim, e a cambada que a detratou pode ir preparando o bolso pra pagar pesadas indenizações, por danos morais e materiais.

    • João Paulo

      Desculpe dar opinião sem ser pedida, mas acho que você deveria tomar cuidado ao insistir que a Erenice é culpada. Imagine se ela te processa também.

      • diego nunes

        Meu Deus, estou tremendo que nem vara verde!!!!!!!!!!!!!

        • João Paulo

          Já que você está acima da Justiça e das leis, acuse então a Erenice Guerra.

    • Juliano Santos

      Sabe o que é o Brasil também, caro Diego? Não se informar direito. O TCU é composto de um monte de apdrinhado político sim, mas sabe de quem? Do DEM e do PSDB.
      Não sou eu que o digo. É o Fernando Rodrigues da Folha. O Wikileaks divulgou que o jornalista informou à embaixada americana que o TCU foi aparelhada pelos demotucanos. E esse ministros permanecem até hoje.
      Não tenha dúvida que se houvesse alguma brecha, os ministros afilhados dos demotucanos não seguiriam a relatora.

      • diego nunes

        Os tucanos aparelharam sim, e agora os petistas aparelham. Esses tribunais são tudo, menos transparentes. Decidem de acordo com a conveniência do momento. A Ana Arraes já é da cota petista.

      • Haroldo Mourão Cunha

        Juliano, duvido que esse Diego seja tucano, ele tem toda pinta de psolista, isso sim! Ou seguidor de sonsinha!!

  • Osvaldo

    A defesa de Dirceu ( Hildegard Angel )

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-defesa-de-dirceu

  • ocator

    E se a Dilma produto disto tivesse perdido a eleição, que teria acontecido? Nem essa merdinha de desmentido teria aparecido e o País….

  • Maria José dos Santos Rêgo

    Processa logo, Erenice!!!!

  • Cida

    Processe mesmo !! Não demore mulher ! !!

  • Wagner

    Olá

    Para um blog que se auto-intitula “da cidadania” não saberia a discussão de outros assuntos de interesse social?

    Por ex: quase meio milhão de trabalhadores estão ou vão entrar em greve e o blog não emite um pio?

    Para não me acusar de tucanismo: falemos sobre a políciia assassina de São Paulo, sobr eo descalabro da gestão do Kassab, etc…

    Até mesmo sobre a traição da Kristen Stwart, a má-fase do São Paulo ou a novela das 9, mas, pelo amor de Deus, vira o disco!

    A Erenice, Zé Dirceu, essa turma toda já têm os melhores advogados do mundo defendendo-os.

    Advogados que cobram em “milhões de reais” e que, aposto, eu e você não poderíamos pagar nem uma consulta de meia hora…Deixa a defesa para eles.

    Falemos de …cidadania.

    • eduguim

      Cidadania é não permitir que se massacre o Estado de Direito para alguns e superdimensione direitos para outros, como a mídia faz com PT e PSDB. Essa é a maior luta da cidadania, pois é sobre o Poder de Estado que querem tirar da mão daqueles que estão levantando o Brasil para colocá-lo nas mãos daqueles que o afundaram. Essa é a missão cidadã deste blog: tirar o Brasil do bolso dessa elite podre, racista, corrupta que infelicita o país há 500 anos.

    • Almir

      Sim, sim…A Erenice e o Dirceu, cujas honras vocês tentaram assassinar com mentiras, né, deixa pra lá.

      Sim, sim…Cidadania, sonônimo de participação nas decisões políticas, é deixar os bandidos tucanodemos deitarem e rolarem, pra falar das jogadas de Neymar…Faça-me o favor!

      Ah sim, sim… a grave dos “fessores”, que já rejeitaram um aumento de 45% (acharam uma merreca), mas o que eles querem mesmo é elegerem o Serra e “ganharem” isso, ó: http://www.youtube.com/watch?v=iNAolrMSioU

      • Cirico

        Os professores de universidades federais sempre tiveram o apoio do PT. Porque agora teriam virado tucanos?
        É questão é não é politica e sim de timing. Ano de eleição é o melhor momento para pressionar o governo, seja ele de que ideologia for.
        O governo do PT, que sempre apoiou as greves dos professores quando estava na oposição, ainda não aprendeu a lidar com o problema.

        • Almir

          De onde vem o dinheiro dos salários dos “fessores”? Do Orçamento Geral da União (OGU).
          De onde vem os recursos previstos no OGU? Dos impostos arrecadados pelo governo.
          Onde são arrecadados os impostos? Da atividade econômica.
          A atividade econômica depende do quê? Do mercado consumidor, pois ninguém vai produzir para estocar.

          Acontece que os tradicionais mercados consumidores (Estados Unidos, União Européia e Japão) estão atolados numa severa recessão, mercê do abraço que tomou de um tamanduá chamado neoliberalismo. E não vão se libertar desse abraço traiçoeiro tão cedo. Na Espanha, por exemplo, o desemprego já atinge os 22%, demissões em massa no setor público, passeatas protestam contra o corte do 13º (inclusive dos “fessores”). Esse outrora fabuloso mercado consumidor já era.

          Mas não há outros mercados? Há, claro que há.

          Então?

          Então que quando LULA rodava o mundo tentando abrir esses mercados alternativos, muitos desses “fessores” o criticavam, por estar fazendo amizade perigosa com os tiranos Hugo Chavez, Ahmadinajah e Hu Jentao E agora…

          E agora estão feito crianças birrentas quando querem um brinquedo: caem no chão esperneando e gritando pelo brinquedo, saia de onde sair o dinheiro.

        • Jacó do B

          Na época dos tucanos era salário congelado e porrada em grevistas. Simples assim!

  • Carlos Henrique

    ATÉ QUANDO NÓS VAMOS AGUENTAR ISSO???????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ESSES CANALHAS ARVORAM-SE NO DIREITO DE TRANSFORMAREM EM CRIMINOSOS TODOS AQUELES QUE NÃO COMEM NA MÃO DO “PROJETO” CONSERVADOR DELES E DESTROEM SEM PUNIÇÃO A VIDA DESSAS PESSOAS!!!!!!!!!!!!!!!!! POR SINAL, O “CASO” ERENICE GUERRA É SOMENTE UMA ENTRE TANTAS DIFAMAÇÕES MONSTRUOSAS, ENTRE TANTAS TRANSFORMAÇÕES DE MENTIRAS EM VERDADES QUE A DITADURA MIDIÁTICA PROMOVE NESTE PAÍS, E NO MUNDO(EMBORA NA AMÉRICA LATINA O PROBLEMA SEJA AINDA PIOR DEVIDO À DESREGULAMENTAÇÃO LEGAL QUE A “ATIVIDADE” DESSES PILANTRAS TEM EM ALGUNS PAÍSES); COMO O FORAM, SÓ PARA LEMBRARMOS DA HISTÓRIA POLÍTICA RECENTÍSSIMA, AS “ACUSAÇÕES DE CORRUPÇÃO” QUE LEVARAM O GOVERNO DILMA A UM PERIGOSO PROCESSO DE DEMISSÕES SEGUIDAS DE MINISTROS E ACESSORES QUE POR POUCO NÃO O COLOCOU EM CRISE. QUAL DOS ACUSADOS TEVE SUA CULPABILIDADE COMPROVADA(A NÃO SER PARA A MÍDIA, PARA QUEM JÁ ERAM PREVIAMENTE CULPADOS POR SEREM DO PT OU APOIAREM O GOVERNO). SÓ PARA LEMBRARMOS, ANTÔNIO PALLOCCI, O SACO DE PANCADAS DA MÍDIA NAQUELA ÉPOCA, FOI INOCENTADO NA JUSTIÇA DE TODAS AS ACUSAÇÕES QUE OS BARÕES DA COMUNICAÇÃO REVERBERARAM CONTRA ELE. COMO ELE, TODOS OS OUTROS FORAM ABSOLVIDOS E OS BARÕES DA COMUNICAÇÃO, E SEUS “CAPACHOS AMESTRADOS” NÃO SOFRERAM QUALQUER PUNIÇÃO. SEM CONTARMOS CASOS UM POUCO MAIS ANTIGOS, COMO O INEXISTENTE “CAOS AÉREO”, A “EPIDEMIA” DE FEBRE AMARELA QUE NUNCA HOUVE; A FICHA FALSA DE DILMA; OS DÓLARES DE CUBA; A MENTIROSA HISTÓRIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA PRESIDENTA NUM PLANO PARA SEQUESTRAR DELFIM NETO DURANTE A DITADURA; A INEFÁVEL EDIÇÃO DO DEBATE ENTRE LULA E COLLOR. A LISTA É INTERMINÁVEL, E AGORA É “ACRESCENTADA” PELA VOLTA À RIBALTA DOS CORONEIS ELETRÔNICOS DE UMA MENTIRA MIDIÁTICA CRIADA HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS : O INEXISTENTE MENSALÃO : UM ÓBVIO CASO DE CAIXA 2(PRÁTICA ILEGAL COMUM A TODOS OS PARTIDOS BRASILEIROS, CUJA SOLUÇÃO SÓ VIRÁ COM O FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA, ALGO QUE A DIREITA E A MÍDIA REPUDIAM), CONFORME COMPROVAM TODAS AS PROVAS CONHECIDAS E A ANÁLISE LÓGICA MAIS ELEMENTAR DOS FATOS, É ALVO DE UM PROCESSO HISTRIÔNICO DE DETURPAÇÃO EMPREMPREENDIDO PELOS BARÕES DA COMUNICAÇÃO COM O ÚNICO OBJETIVO DE DESTRUIR O PT E SUAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS(PRINCIPALMENTE JOSÉ DIRCEU), NÃO POR QUAISQUER FALHAS QUE PORVENTURA TENHAM COMETIDO, EMBORA CONTRA DIRCEU E MUITAS DESSAS LIDERANÇAS NÃO HAJA QUALQUER PROVA DE CRIME(ALIÁS O EX-MINISTRO É O ALVO RPEFERIDO DAS MENTIRAS MIDIÁTICAS HÁ MUIT TEMPO, SEM QUE HAJA APRESENTAÇÃO DE PROVAS); MAS EXATAMENTE PELO CONTRÁRIO : A INTENÇÃO DA MÍDIA EM DESTRUIR O PT E SEUS LÍDERES É EXATAMENTE PELO QUE TÊM DE BOM, POR SEREM FORÇAS AINDA LIGADAS A UM PROJETO SOCIAL PROGRESSISTA(O PT ADQURIU DEFEITOS GRAVES AO LONGO DE SUA EXISTÊNCIA, MAS AINDA É O PARTIDO DE ESQUERDA COM MAIOR ORGANICIDADE SOCIAL, AO MESMO TEMPO EM QUE TEM UMA ESTRUTURA POLÍTICO-ELEITORAL FORTE, OU SEJA, QUE TEM CONDIÇÕES REAIS DE IMPLANTAR UM NOVO MODELO SOCIAL, VIÁVEL E POSSÍVEL EM NOSSO PAÍS).. É ISSO O QUE NÃO QUEREM OS BARÕES DA COMUNICAÇÃO, REPRESENTANTES DOS 0,5% QUE SEMPRE VIVERAM ÀS CUSTAS DA EXPLORAÇÃO DO RESTANTE DOS BRASILEIROS, COMO TAMBÉM DOS INTERESSE DO IMPERIALISMO ESTADUNIDENSE. É POR ISSO QUE USAM SUA MÁQUINA DE ALIENAÇÃO PARA DESTRUIR AQUELES QUE LHES AMEAÇAM O DOMÍNIO COM CONDIÇÕES CONCRETAS DE DERROTÁ-LOS COMPLETAMENTE(LULA E O PT). E É TAMBÉM POR ISSO QUE A DEFESA DE ERENICE GUERRA E DE UM JULGAMENTO JUSTO (QUE SE ATENHA ÀS PROVAS DOS AUTOS E A LÓGICA) VAI ALÉM DO APOIO A UM ATO DE JUSTIÇA(O QUE POR SI SÓ JÁ SERIA MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA JUSTIFICÁ-LOS), MAS FAZ PARTE DE UMA LUTA MAIS AMPLA PARA A LIBERTAÇÃO DOS BRASILEIROS DA ESCRAVIZAÇÃO DOS GRILHÕES DOS SENHORES DE ENGENHO, QUE AINDA PERSISTE. HAJAMOS IMDEIATAMENTE, POIS OS CONSERVADORES JÁ ESTÃO A TODO VAPOR PARA DESTRUIR-NOS. É A OPORTUNIADDE DE DARMOS UM GRANDE PASSO EM DIREÇÃO A UM NOVO BRASIL!

    • Scan

      Tá gritando porque?
      Acha que somos surdos?
      Seu post é mais importante que os dos demais e deve receber atenção extra?
      Acha que seus argumentos (se é que os apresenta: não li o post justamente por estar em caixa alta) serão melhor entendidos se você gritar?
      Sacal isso…

    • João Paulo

      Olha Carlos Henrique. Eu sempre leio seus artigos de preferência aos do Alati. Mas com letras menores ele aparece mais agradável de ler. Faça o comentário com minúsculas. Maiúscula, só para começar o comentário e para iniciar outra frase depois do ponto.

      Um conselho eu te dou. Quando terminar o comentário, informe as palavras que você quer que sejam lidas com mais atenção.

  • Apolônio

    Dona Erenice, busque o apoio do Judiciário Isto é um direito seu. Peticionar é um direito constitucional.

  • Douglas Quina

    O caso não merece estudo! O exame já passou. Força Erenice! Lavre o B.O. e protocole o devido pedido na Justiça!
    Nota.:Porque será que alguns advogados insistem na palavra ”protocolizar”?
    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

    • João Paulo

      É porque a língua é um organismo vivo, e muda nem sempre para melhor. Sou mais o verbo protocolar do que protocolizar. Mas acho que a televisão tem alterado o nosso modo de falar. Haja vista o monstrengo que é a palavra overdose. Outro monstrengo: Pindorama.

  • André

    Contamos com todos os Blogs para denunciar mais esta farsa dessa mídia nojenta, e torcer para Erenice processar mesmo a a cada resultado os blogs despejarem os resultados na conta dessa sociedade pateticamente conservadora e manipulável.

  • Cesar Ricardo

    Caro Edu,

    Eu bem que achei estranho na época de como a situação se desenrolou. Aí se vê o cúmulo da manipulação em período eleitoral. Somente quando e eleição chegou é que surgiu uma enxurrada de escândalo contra a Erenice. Isso foi maior patifaria midiática. Eles usar libertinagem no lugar da liberdade de imprensa. Bem que seria legal se Erenice processasse essa corja. Mas pouco acredito, conforme concordei com um comentário de um colega nosso no Viomundo (o Lucateli), acho que não ocorrerá por um motivo: o medo do PIG.

  • Marcos AC Lopes

    Erenice tem mesmo que processar esses canalhas, pois do contrário continuam denegrindo a imagem de pessoas honestas e inviabilizando os avanços em nosso país. É por essas e outras, Eduardo, que a gente entende o medo do PT. Essa direita é capaz de tudo: forja dossiês, cria factóides, paga bandidos para fazer acusações sem provas, arranja falsas testemunhas e, enquanto o acusado corre para se explicar e provar a sua inocência, a eleição já passou. Se continuarem impunes, muitos assassinatos de reputação ainda estão por vir.

  • Francisco de Assis

    Eduardo, parabéns pelo post e por esfregar na cara destes canalhas as suas próprias capas diárias e sucessivas, provando que não praticam jornalismo, mas sim cometem diuturnamente crimes de injúria, calúnia e difamação, no plano pessoal, e de ataque sistemático e golpista às instituições democráticas, associando-se sem escrúpulos até ao crime organizado, uma vez que não estão podendo agora usar os militares.

    A propósito, é bom frisar uma das principais condições de possibilidade para o cometimento destes crimes de imprensa, advinda, para nossa infelicidade, da ação do ministro do STF Ayres Britto quando, ao seu feitio, graciosa e poeticamente, abriu mão do direito de resposta dos cidadãos comuns frente aos tubarões e bandidos da imprensa, ao desregulamentar este direito e assim retirar-lhe qualquer eficácia.

  • Jota

    -Pra cima deles Erenice!

  • Se Erenice processar a Veja e a Folha, ficarei surpreso, pois o PT morre de medo do PIG.

    A exceção foi José Dirceu, que processou a Veja. Claro que o processo foi rapidamente arquivado, pois a Veja tem amigos no Judiciário. O Juiz alegou que o jornalista tentou cometer crime de invasão, mas como não conseguiu, estava automaticamente absolvido (!!). Felizmente Dirceu abriu novo processo, em outras bases, alegando que houve roubo das imagens das câmeras do hotel.

    No entanto, não é Erenice apenas que precisa entrar com ação penal contra Veja e Folha. É o Governo brasileiro. Pois aqui se trata de crime de conspiração contra o estado. Veja e Folha usaram os serviços de um criminoso condenado (Rubnei Quicoli) para alterar uma eleição presidencial.

    Erenice foi derrubada pela Veja e pela Folha porque o Governo preferiu não bancar sua defesa. Se esse mesmo Governo deixar que Erenice entre sozinha com ação, é porque continua não sendo leal aos seus.

  • Guilherme Kamphorst

    Gostaria de saber o numero de processo, e a fonte das informações que constam neste site para poder verificar a veracidade destas.
    Parabens pelo texto muito bem escrito.
    Um grande abraço e parabens pelo blog.

  • Roberto Ribeiro

    Enquanto isso, o PT e o Governo Dilma confundem PIG com imprensa.

  • Marina Silva, que mancomunou com o PSDB para “derrubar a Dilma” (expressão dela), beneficiou-se das acusações de “abortista” feita à candidata Dilma e sobretudo beneficiou-se desse esquema sórdido contra Erenice. Marina Silva, a verde que teve o apoio de gente digna como Leonardo Boff e Gilberto Gil, entre outros, não é nenhuma santa. É uma oportunista vulgar.

    • Lúcia Adélia

      Emersom, posso lhe assegurar que Leonardo Boff esteve com a Dilma desde o primeiro turno, não repita o PIG disseminando falsas informações

    • mello

      Leonardo Boff e Chico Buarque fizeram os melhores pronunciamentos de apoio a Dilma no grande evento que reuniu intelectuais , artistas e populares no Teatro Casa Grande, no Rio, que empolgou am militante e adeptos da candidatura do Rio.

  • Sávio Valença

    Erenice Guerra deve entrar com ação contra estes canalhas e ganhar, mas isso não vai adiantar para alguma coisa, pois o PIG já sabe que isto pode acontecer e já está preparado para pagar qualquer indenização. Pois o objetivo deles é político, em favor de seus aliados, e seus fins são eleger seus aliados, custe o que custar. Maquiavel já dizia que “os fins justificam os meios”. Só uma lei da mídia é que resolveria estas desproporcionalidades e estes jogos de interesse de uma grupelho magnata midiático.

  • wilsoleakes Alves

    Eduardo…
    Até a nota que informa a inocência de Erenice é capciosa, pois dá margem a interpretação dúbia quando diz que o advogado “dela” afirmou que a justiça não encontrou provas de que sua cliente tenha cometido crime.
    Ora quantos não dirão: “Ah, o advogado dela, né? Sei…”
    E quantos ainda não afirmarão: “A justiça não encontrou provas de crime, mas pode não ter procurado direito, né?”
    Enfim, até a minúscula nota que deveria ser um desagravo à Ex-Ministra, não chega a lhe acusar, todavia é cuidadosa em não inocentar.
    Aliás, essa nota me recorda uma outra também produzida pela Folha de São Paulo:
    “…tratar como autêntica uma ficha cuja autenticidade, pelas informações hoje disponíveis, não pode ser assegurada – bem como não pode ser descartada.”

  • Romanelli

    Olha, num país em que FERNANDO COLLOR tb foi inocentado, em que Maluf é liberto, falar em justiça inocentar este ou aquele é fogo ..difícil de acreditar

    Mas verdade, verdade sim quando muitos falam que quando a opinião pública condena via imprensa um inocente, não há quem consiga se recompor depois

    LENTIDÃO, IMPUNIDADE, falta de regras claras, invasão política da JUSTIÇA, protelações intermináveis, corporativismo, formalidade se contrapondo a realidade e jurisprudências indecentes são algumas das razões que levam a sociedade a ter este tipo de sentimento, o de que qq que seja o veredicto, sempre haverá chance de o mesmo estar amparado em vício

    dito isso ..e voltando

    No caso específico acho que a imprensa fez EM PARTE, o que tinha que ter feito, divulgou um caso embasado em denuncia e exigiu providências

    De errado no fato foi a demora em se afastar a personagem para que ela pudesse ser avaliada e julgada ..ERRADO FOI (e será) se a denuncia se mostrar VICIADA e acompanhada de interesses mesquinhos e/ou políticos

    ..ERRADO acima de tudo esta a justiça que em casos como estes não tornou o veredicto rápido e acompanhado de direito de resposta e esclarecimento via os mesmos órgãos que da mídia o tornaram a conhecimento..

    ..e por se falar nisso, tb tem o lado político, um por exemplo que diz que um Ministro dos Esportes, este que tb foi FRITADO, depois de tornado inocentado, deveria ter sido reintegrado ao posto em que foi defenestrado, no mínimo a titulo de reparação do erro

    Em resumo, nestes e noutros casos que virão, pra mim ERRAM TODOS e não só a imprensa, pois mesmo a que SERIA ética teria tido a OBRIGAÇÃO de nos trazer a conhecimento o fato ..errado portando são as partes que permitem com que um caluniado não consiga se recompor

    e MAIS ERRADO ainda é hoje sabermos que ela foi considerada inocente, e que seus DETRATORES e DENUNCIADORES, no caso, irresponsáveis,não foram considerados culpados e devidamente apenados (1)

    (1) aqui é tipo aquele dilema que fala do corrupto e deixa livre o corruptor

    • Romanelli

      afinal ..quem denunciou ERENICE (o verdadeira vilão) ??? ..a imprensa, do que lembro, NÃO ..ela sim ou divulgou ou amplificou a denuncia, não foi isso?

  • Paulo

    Os advogados do Brasil não gostam de ganhar dinheiro. Denúncias como as feitas pela nossa imprensa, dão imenso lucro a equipes de advogados do Hemisfério Norte. Nos Estados Unidos esses ricos advogados são chamados de “mass tort lawyers”.

  • Jose

    Penso que ela deveria sim, acionar judicialmente os meios de comunicação que publicaram notícias que a vincularam a um “suposto” esquema. Isto me faz lembrar o famoso caso “Escola de Base” em que seus proprietários e funcionários tiveram suas reputações assassinadas. Posteriormente acionaram judicialmente os orgãos e ganharam a causa. Mas infelizmente suas vidas estavam e continuam destruídas. Alem de Erenice, tambem nada foi comprovado em relação ao ex-ministro Orlando Silva, que tambem foi acusado. Enquanto estes meios não sentirem “no bolso”, continuarão com esta forma de agir impunemente.

  • Joaquim

    Romanelli, um dos princípios da ideologia dominante é inversão: tornar as causas efeitos e os efeitos causa. Pelo seu exposto a Erenice é a culpada? Só os imbecis acredita na sua imbecilidade. E um imbecil como eu gasto tempo em le-lo e responde-lo, movido pela indignação de sua ignorância e estupidez.

    • Romanelli

      Caro JUCA

      Difícil estes tempos em que vivemos não ? ..gente com pressa, sem paciência, ou sem o menor senso de dependência, impotência e convivência, de civilidade no trato ..gente que sequer presta atenção no que lê e já sai atirando (confesso, eu mesmo às vezes cometo deste mesmo engano ..embora o que NÃO faço é já sair xingando ..embora vontade eu tenha, sou humano)

      Particularmente eu não me tomo, nem a ti, como imbecis ..no máximo, SE FOR O CASO, como pessoas que pensam e atinam diferentemente sobre diferentes questões e temas ..só isso

      Sobre Erenice ..NÃO, eu não disse que ela é culpada ..só disse que no nosso país, no atual estágio, é difícil acreditar na JUSTIÇA ..tentei apenas argumentar dizendo que por trás da IMPRENSA LIVRE existe sim os verdadeiros culpados que NUNCA são perseguidos, denunciados e apenados (as tais fontes) ..culpados pelas denuncias vazias, mentiras, manipulações vis que não necessariamente são jornalistas

      O que eu não posso admitir é esta exorcização generalizada da imprensa em tudo quanto é caso ..particularmente eu acho que ela deve mais é divulgar os casos que lhe chegam, pois do contrário, ela sim estará fazendo uso de uma informação pra tirar eventual proveito

      LALAU, Medina e Rocha Matos são exemplos de que nossa justiça NÃO presta ..e mesmo assim estes juízes terminaram seus dias “livres” e gozando de aposentadoria plena

      um caso:

      Há dois anos que denuncio um caso de GRILAGEM de praça pública no Ipiranga ..eu mesmo levantei em dois meses os documentos em cartório e atestei que grupos tentam tomar uma praça pra si ..levei o caso pra procuradoria do município, e como não andou, à promotoria do Estado

      Sabe qual foi a 1a pergunta que um procurador do município me fez ? ..de qual seria o meu “interesse” no caso ..como se o fato de minha denuncia só valer não pelo que ela é, mas sim pelo que representaria e pelos interesses de quem atenderia

      e sabe qual foi a 1a pergunta que um promotor do Estado me fez ? ..se eu conhecia alguém da imprensa pra “dar uma forcinha”

      resumindo, SOZINHO, com custos por minha conta, ainda ando de repartição em repartição tentando chamar a atenção pra minha questão, verdadeira, ética, HONESTA e cidadã ..alias, minha virgula, uma que afeta milhares de pessoas no bairro

      resumindo, num país em que não valemos NADA como CIDADÃO, em que as instituições só funcionam no grito, infelizmente temos sim que nos valer da mídia pra às vezes sermos ouvidos e até pra nos “protegermos” de interesses vis ..trouxa de mim que não tenho costas largas, não ?

      e sobre Erenice, pra finalizar, se eu fosse ela eu iria tentar pegar o cara que proferiu as denuncias INFUNDADAS, tentar ver se houve má fé e/ou outros interesses que não o zelo pela coisa ppública, e não tentar pegar boa parte da imprensa que só divulgou um caso de interesse público ..assim como foram nos casos, aqui justos, de Collor e Maluf como já citei

      abrá

  • Segundo o advogado de defesa dos PMs que assassinaram o publicitario ha uma semana no bairro de Pinheiros em São Paulo,a culpa da ocorrencia do homicidio foi da propria vitima ou seja do publicitario que foi morto por uma quadrilha de PMs assassinos.O fato serve para ilustrar a que ponto a inversão de valores tornam os fatos praticamente surreais.Assim daqui a pouco teremos ocorrencias que darão conta de que a vitima de estupro foi culpada pelo estupro ou a vitima de calunias foi culpada pelas calunias.Chegamos ao fundo do poço.

    • Romanelli

      o caso é triste ..mas por por outro lado me fez refletir de o pq ele causou tanta comoção

      terá sido pelo fato do publicitário ser bem relacionado com agentes da mídia (no caso, unha e carne), por espírito de corpo, corporativismo explícito ? ..ou por estarmos mesmo criando vergonha na cara e ficando mais atentos aos episódios de abusos e despreparos que todos os dias nos tornam vítimas de nossas próprias Instituições ?

      • J Fernando

        Seja mais sincero.
        Causou mais comoção no momento em que alguém da elite foi atingido.

        Enquanto eram os outros, esta milícia ganhava apoio em qualquer pesquisa. Tinha uma no uol que dava 70% de apoio ao policial que matou um bandido, com o mote de defesa dos cidadãos.

        • Romanelli

          verdade, tb acho valida esta tua reflexão

          Afinal, afinal quem não se lembra da morte por execução do sequestrador da filha de Senior Abravanel (Silvio Santos) e sem apuração ..ou dos assaltantes pegos em tempo recorde tanto no caso do TUMA JR como no caso do assalto a casa do Antonio Ermirio

          verdade colega, verdade é que se fosse com a minha família, algo me diz que eu estaria na berlinda, pra variar

          abrá

        • O exemplo utilizado do publicitario é apenas para ilustrar um fato que está se tornando cada vez mais corriqueiro,ou seja,abuso de autoridade praticado por pessoas que supostamente estariam sendo pagas para dar segurança à população.Poderia tambem citar o caso dos rapazes executados em Santos na mesma situação em que o publicitario foi assassinado.Ou caso de dois rapazes que foram executados na zona sul,mais exatamente no bairro do Grajaú por quatro homens que estavam em duas motocicletas pretas ou o caso de oito pessoas alvejadas,sendo que seis entraram em obito e duas sobreviveram e tambem por quatro homens em duas motos seguidos por mais dois homens em um carro,situação de comboio,muito utilizada por pessoas ligadas à area de segurança.Que a PM abrigava assassinos ja era do conhecimento inclusive de autoridades da area de segurança.Poderia citar n outros casos,como o tragico episodio de Pinheirinho,onde teria havido alem de assassinatos a sangue frio e espancamentos,casos de violação sexual praticados por integrantes da tropa de choque da PM.O caso da Policia Militar virou paradoxalmente um caso de policia.

          • Alias sou totalmente a favor da extinção da policia militar,uma policia antidemocratica que foi criada no regime militar com o intuito de apoiar as forças armadas no combate à guerrilha urbana.A PM se tornou um coito de assassinos,de chacais pagos às custas do contribuinte e que não tem nenhum apreço em servir à população mais pobre,mais carente,que se encontra mais vulneravel à ação da violencia.Os PMs são treinados para enxergar a população excluida como perigosa e portanto como inimiga.

  • Canalhas derrotados! Essa é a única arma que esses derrotados na urnas têm a sua disposição, a calúnia e a mentira!!!

  • A nova militante da Folha de São Paulo, aquele jornal que emprestava carros para que ilegais pudessem sequestrar, torturar e matar opositores nos anos 70, tem o dever moral de se pronunciar sobre o caso Erenice agora, como se pronunciou no passado. Senão vejamos:

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,marina-defende-continuidade-de-investigacoes-contra-erenice,marina-defende-continuidade-de-investigacoes-contra-erenice,610972,0.htm

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,marina-caso-erenice-pode-abalar-campanha-de-dilma,610963,0.htm

    http://www.gp1.com.br/noticias/marina-silva-ve-em-caso-erenice-mais-um-motivo-para-haver-2o-turno-156584.html

    http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4677310-EI15315,00-Marina+se+fosse+presidente+caso+Erenice+teria+apuracao+melhor.html

    http://www.youtube.com/watch?v=CIaqnuxfQps

  • J Fernando

    O que mais entristece é que até hoje diversos oposicionistas citam o dossiê de Álvaro Dias como dossiê criado pela Dilma (via Erenice).

    Uma pena que ela não será convidada pelas folhas, vejas e globos da vida para uma entrevista, agora que foi inocentada.

  • José Medeiros

    Pior do que todas as calúnias, no governo do Pinheirinho mais uma traquinagem em cima dos pobres. Outra favela é incendiada. São Paulo Tchucano é campeão de incêndios em favelas, o que resulta em atirar, de forma nazista, impune, sem nehuma oposição verdadeira e eficaz milhares de pobres, velhos e crianças, ao desamparo, em um ciclo de maldade e crueldade sem contemplação, em uma fogueira que arde como nos tempos da Inquisição, em benefício de meia dúzia de especuladores imobiliários. O PIG é parte integrante desta conspiração nefasta, em que o bem material e as aparências dos ricos valem mais do que vidas de seres humanos.Viva o nariz alckimista do piedoso Papa hóstia, somente um pouquinho menos truculento do que o (en)Cerra, “o cérebro” agora bem mais avariado em decorrência do ataque sofrido com bolinha de papel da marca Kamelo. (En)cerra, aquele que serve a dois senhores ao mesmo tempo, duas religiões que se combatem ferozmente, mas que estão de braços dados em um tema qual seja, aceitação como válida de prática de aborto no Chile, mas a inaceitabilidade de tal prática no Brasil, onde milhares de meninas acima de 10 anos, em especial nos governos tchucanos/demoníacos são forçadas (agora despejadas) a se prostituirem e a terem filhos dos meninos “maus” das famílias “boas”, a troco de cafezinho. A imPUTINabilidade do cerebral e frio cerra, apoiado no gilmau “mandou subir” , carinhosamente tratado como “meu presidente” e na dra. Kirrô, a que enxerga defeito só pelo olho esquerdo, está chegando ao seu fim. Não há mal que dure para sempre.

  • Willian

    Uai, Edu, você se lembra quando os petistas diziam que Collor era culpado e por isto pediram seu impeachment? O Supremo também o absolveu. E o Maluf, é culpado ou não? Alguma vez petista se preocupou com isto? Bem, pelo menos isto está servindo como aprendizado. Pelo que eu entendi, de agora em diante para os petistas todos são inocentes até prova em contrário, né mesmo? Ou para os adversários isto não vale?

    • Para vcs da direita,o principio do in dubio pro reo não vale realmente,porque vcs nunca deram chances para as pessoas que vcs de forma criminosa caluniaram.Que o digam Lula,Dirceu,Erenice Guerra e muitos outros.Vcs tem mais é que levar cacetadas atras de cacetadas e ficar de bico calado porque o que vale para os outros não vale para vcs.Com vcs da direita delinquente é arbitrio mesmo e não tem conversa.Estado de Direito é para pessoas honestas e não para integrantes do PSDB/DEM/PPS/PSD/PIG e congeneres.

      • João Paulo

        Amigo Dimas. Declaro-te o meu total apoio. Disseste o que eu gostaria de dizer.

  • Jefferson Neto

    Perfeito. Um dos melhores posts que vi escrito aqui no Cidadania. Já compartilhei.

    Queremos todos nós, contribuintes, cidadãos de bem e homens honrados, a justiça. A verdadeira justiça, não aquela alardeada pela mídia, que só busca beneficiar seus próprios interesses. Queremos definitivamente que essa máscara utilizada por essa hipócrita mídia finalmente caia. Para que, assim, as pessoas inocentes que ainda creem nela veja de fato quem ela é, e quem são: “partidos políticos”.

  • Carlos J. Ribeiro

    Para essa imprensa vagabunda, não há necessidade de denúncia. O “fato” é criado nos aquários das redações. Escola Base? Pura invencionice de um repórter da Globo, que está por aí ainda, todo serelepe.
    E o caso Clarice Copetti, ex-diretora da CEF, em agosto do ano passado, quando a PF investigava irregularidades no Min. do Turismo? A Globo simplesmente “decidiu” que ela era suspeita, tratou-a como ré, condenou-a e prendeu-a, sem ao menos procurar se informar quem era ela e se tinha algo a ver com o caso.
    E o Min. Orlando Silva? E o sr. Pagot, no DNIT? E o caso Pizzolato, do Banco do Brasil? E os outros ministros demitidos? Mas ainda há imbecis que acreditam nessa imprensa. Fazer o quê? Um dia eles acordam.

  • Eduardo. Com certeza você já se inteirou da reportagem principal da Carta Capital: Gilmar Mendes envolvido no Valerioduto.

    Ôrra meu, ma que bomba, hein? E tudo documentado, com firma reconhecida do Marcos Valério e do sócio. Ainda por cima, há uma modelo assassinado que estava envolvida. Suspeita-se de queima de arquivo.

  • Tem uma “batata de capa preta” , assando.
    Fiquem atentos!

  • Luiz

    Vocês precisam se informar sobre o conteúdo da Carta Capital dessa semana. É uma verdadeira bomba.

    • lucio PB

      Caro Eduardo,
      Não entendo é como a Dilma não entra de cabeça na Lei da Mídia. Tudo Bem, mas ir no aniversario da Folha, até hoje não entendi e não aceito. Nem os maiores deste mundo, seja na ignorância ou intelectualidade não compreende. E me vem aquele ditado: quem muito se abaixa o c . aparece. Em consequencia, os “sujos” é que tem que tá limpando a barra dela.
      Meu amigo, um grande abraço.

  • Helena Leal

    Dou toda a força a Erenice. Por onde ela andará? Se não tivesse sido julgada e condenada pelo PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA, com certeza, o saberíamos.E estaria colaborando com o Brasil.

  • “Em síntese: tratou-se de mais um assassinato de reputação patrocinado pela mídia!”, afirmou, em artigo publicado no CdB, o jornalista Altamiro Borges.