Você acredita que há racionamento de luz? E de água? Qual você sente?

Opinião do blog

cinismo capa

A partir de segunda-feira da semana passada, a dita “grande imprensa” brasileira passou a tratar da mesma forma questões que estão longe de se nivelar. Como são questões que afetam diretamente a vida dos brasileiros – sobretudo os de São Paulo e Minas Gerais –, esse noticiário tem se constituído em virtual delinquência ideológica.

Apesar de ninguém que lê sobre política ser cego e surdo, vale rever exemplos de como a dita “grande imprensa” vem tratando questões absolutamente distintas, sobre fornecimento de água e luz. Apesar de os consumidores não estarem enfrentando os mesmos problemas para obter do Estado os dois serviços, a forma como são prestados está sendo tratada da mesma forma pela mídia, o que trata de desinformar o público, desviando-o da postura natural que deve ter para cada questão em particular.

Vamos aos exemplos de como a mídia trata o racionamento velado de água em São Paulo, a falta de água em algumas cidades mineiras, a mera queda do volume dos reservatórios no Rio de Janeiro e o fornecimento de energia elétrica.

Globo – Governo engana o povo quando descarta racionamento de energia

IG – Apagão desta semana foi apenas o primeiro do ano

Bom Dia Brasil – Racionamento de energia explica apagão

Porém, o texto que melhor desnuda a estratégia da autoproclamada “grande imprensa” de equiparar o que não pode ser equiparado é editorial do jornal Folha de São Paulo publicado neste domingo, onde os donos do jornal dizem, sem pudor, que o povo enfrenta no fornecimento de energia os mesmos problemas que enfrenta no de água – em SP e, em muito menor escala, em Minas Gerais.

cinismo 1

 

Você, consumidor, é capaz de dizer que o que ocorre em São Paulo é comparável ao que ocorre nas outras instâncias supracitadas? Você, por acaso, tem conhecimento de que milhões de brasileiros ficam sem luz todo santo dia, sistematicamente, assim como há milhões de paulistas e mineiros que sofrem falta de água todo santo dia?

Conversa. Mentira. Enganação. Isso não existe. Não está acontecendo. Só o que existem são alguns “especialistas” levados a público por órgãos de imprensa que aderiram ao projeto político-eleitoral do PSDB e que OPINAM que PODE haver racionamento de luz no futuro.

Todavia, como este Blog mostrou em post recente, desde 2009 a “grande imprensa” já anunciou OITO vezes que o país estaria para começar a racionar energia. Em algum momento você teve notícia desse racionamento? Ou melhor: sentiu-o? Tem havido falta de luz sistemática no bairro em que você vive, em bairros próximos ou em sua cidade?

Mesmo que algum leitor possa relatar um problema assim, jamais conseguirá PROVAR que esse problema tem ocorrido em mais do que alguns locais isolados e nunca, jamais por falta de energia, mas por conta da distribuição direta a consumidores, a cargo dos mesmos governos estaduais que também estão deixando faltar água, além de deixarem as Eletropaulos da vida deixarem faltar luz.

Não há racionamento de luz explícito ou velado – como em São Paulo – em qualquer parte do Brasil. Só o que houve foi apenas mais um dos 11 blecautes em mais de um Estado – e de breve duração, de poucos minutos ou horas – que ocorreram no país desde 2005 e que ocorrerão sempre em países continentais como o Brasil.

Há, sim, alguns jornalistas e seus empregadores afirmando, sob aval de “especialistas” de uma corrente opinativa só, que PODE, apenas PODE vir a haver racionamento. São previsões do futuro que se repetem há quase seis anos de forma sistemática, porém sem jamais terem se materializado.

Você até pode odiar o PT, mas acreditar que está acontecendo com você e com a sua comunidade o que NÃO está acontecendo, e só porque a Globo ou um jornaleco ou revista qualquer estão dizendo, é sinônimo de falta de inteligência, de credulidade, de irresponsabilidade e/ou de burrice mesmo. Pura e simples burrice.

171 comments

  • Eles jamais iam admitir que a culpa da seca em São Paulo é do Geraldo Alckmin. Então precisam arrumar uma desculpa para incriminar a Dilma.

    Agora, o sumiço da Dilma está estranho e preocupante. Sei que ela não concorda com o arrocho praticado pelo Levy contra os trabalhadores – uma indicação para o ministério que também não lhe rendeu elogios da grande mídia como ela esperava (ela ingenuamente também não esperava que o lobo-Levy ia matar as galinhas ao cuidar delas). Por outro lado, se ela o demitir agora, a artilharia vai pesar ainda mais, pois os articulistas defendem o sujeito.

    Estou desconfiado que a Dilma está em silêncio porque está preparando uma carta de renúncia.

      • Sim, Eduardo, 4 derrotas foram demais (eu não estou entre os cabeças de vento, porque votei nela nas duas vezes). Mas a Dilma está enterrando o que ela fez de bom nos quatro anos ao deixar um cara ligado ao PSDB mexer nos direitos dos trabalhadores. Sem contar que ela prometeu jamais fazer isso.

        Espero que essa surpresa que você está falando seja a demissão do Joaquim Levy. O cara debochou do seguro-desemprego em Davos, como se isso fosse coisa de país atrasado. É horrível, indefensável.

      • Uma coisa é certa os coxinhas terão luz a noite o suficiente para ver in loco a falta d’água, as torneiras secas. Coxinhas, não se preocupem , vcs terão luz para ver. E sentirão o quão séria é a falta d’água. Que Deus tenha pena dos paulistas nessa provação.

        • Os paulistas estão acordando. A realidade teima em desmentir as mentiras do PiG. Uma pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 24 de novembro e 8 de dezembro de 2014 e publicada na sexta-feira (23/1) revela que 68% dos paulistanos — ou alguém da família — tinham sofrido problemas de falta de água já nos últimos meses do ano passado, ou seja, antes da onda de calor que inaugurou o verão. E a maioria deles afirma que a crise hídrica foi provocada por “falta de planejamento do governo estadual”.

        • Sabe o que é duro de aceitar, Anac. É que parece que você torce para que as coisas piorem só para provar que os paulistas (em peso) escolheram errado.

          A falta de chuva está se espalhando pelo país e causa-me pesar ver no noticiário gente sofrendo pela sêca.
          Por outro lado orgulha-me ver brasileiros usando de inventividade para reutilizar água, demonstrando, ao contrário de cassandras do apocalipse como você, que vão à luta contra adversidades.

          • Ah, mas é muita cara de pau, até prum troll!

            Vcs passaram a vida inteiro fazendo troça dos nordestinos e jamais ligaram pra falta de água que eles sofriam.

            Vcs se opuseram até o fim à transposição do velho Chico.

            Até hoje vcs aplaudem quando o MP dá um jeito de atrapalhar a obra. Agradecem por terem feito com que ela demorasse bem mais pra ser concluída.

            Vcs não abrem a boca pra elogiar o governo por ter tomado trocentas medidas acabar com a seca no nordeste. Ao contrário, fazem questão de fingir que nunca ouviram falar.

            Vcs torcem contra o BF, e querem acabar com ele, justamente pra mandar milhões de volta pros braços da fome.

            E vc tem a cara de pau de dizer que quem critica o seu governador querida “torce” pra falta de água piorar pra “provar” que os paulistas votaram mal?

            Ah, vá procurar água no Cantareira, troll! Haja falta de vergonha na cara!

      • Ilmo. Sr. Dr. Eduardo,
        Data Venia,
        Mais o senhor tanto quanto eu, é um bosta. UM BOSTA. E sabe porque? Eu já estou de saco cheio de defender este governo de bosta e ele fica apanhando sem responder, como se tivesse culpa no cartório. e o Senhor fica se desgastando tentando explicar o quê? deixa essa porra rolar e quem tiver cu q

        • Perdão, senhor Pedro. Era Dilma ou as trevas. Fico com Dilma. Lula com Meireles, o queridinho do mercado, retirou 40 milhões da extrema pobreza. Dilma com Levy pode fazer o mesmo. As diretrizes serão dadas por ela. Levy é um falastrão. Não vai poder TUDO e Dilma dará limites, que não serão ultrapassados. O governo é dela.

        • Sr Pedro, entendo a sua decepaçao, mas concordo com a Anac: “Era Dilma ou as trevas”. Eu também fico e fiquei com a Dilma. “Lula com Meireles, o queridinho do mercado, retirou 40 milhões da extrema pobreza. Dilma com Levy pode fazer o mesmo. As diretrizes serão dadas por ela. […] Não vai poder TUDO e Dilma dará limites [..]. O GOVERNO É DELA (destaque meu).”

          Continuo apostando numa relaçao mais do que próxima da Dilma com o LULA (isso mesmo ,o nome deste é com letra maiúscula). Acredito que o povo elegeu a pessoa certa e que o LULA vai, nos bastidores, vai auxiliar a Dilma nas questoes mais delicadas, que nao sao poucas. Espero e confio nisso. Vamos aguardar. Prudencia nessa hora. Ainda é cedo para jogar a toalha, Pedro, apesar do cerco contra o governo Dilma, o que aliás já era esperado, nao é mesmo?

          Vamos acompanhar e torcer para tudo dar certo, afinal, apostamos as nossas fichas nas maos dela e queremos o melhor para todos.

  • Com relação ao noticiário é patética a distorção que fazem com relação ao governo federal.

    Mas queria saber,Edu,o que faço para aumentar o tipo da letra e assim poder ler mais seu blog.Sou das
    antigas,quase analfabeta em informática e assim ainda não descobri o que fazer. Aguardo,obrigada.

  • Great post Eduguim!

    Já fazia semanas que não assistia o JN, mas ontem eu acabei assistindo (descuido meu) e esse negócio do apagão e racionamento eram constantes. Bom, aqui em Uberlândia os reservatórios estão baixos, mas a caixa dágua aqui de casa nunca ficou vazia. O DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) tá fazendo a lição de casa. Nem sei como está a situação do pessoal atendido pela COPASA, mas espero que não esteja ruim (Não desejo racionamento a ninguém).

  • Infelizmente, Eduardo, a culpa é do governo Dilma. A última vez que nossa Presidenta ou seu porta voz (existe?) dirigiu-se à população foi na posse. De lá para cá, talvez com vergonha dos seus eleitores (em que me incluo, inclusive como militante) pelas “novas ideias”, calou-se. Melhor dizendo, está escondida. Só quem fala são os que ela não deveria nem ter pensado em convidar para o governo. A “grande” mídia oposicionista e desleal fica, então, livre para fazer campanha contra.

      • Quando compramos ou adquirimos qualquer produto ou serviço defeituoso reclamamos aos PROCONs ou DECONs. A informação, serviço prestado pelo PiG, muitas vezes vem propositadamente truncada, quando não se baseia em mentiras, para os donos da mídia levarem vantagens politicas e financeiras, entretanto não podemos reclamar do serviço defeituoso prestado. Contei o caso de um casal coxinha que acreditou piamente no apagão PiG em um dos terrorismo midiáticos promovidos, visando o golpe, o coitado do coxinha resolveu por conta da noticia que dava como certo o apagão de energia elétrica, investir o suado dinheiro da esposa em geradores de energia. Encalharam e tiveram que vender perdendo. Maior prejuízo.

      • Queda de frequencia acontece por causa do esgotamento da reserva girante, outros problemas (capacitor quabrado, etc) sao apenas agravantes.

        A explicacao da Pigao é aboslutamente perfeita, certamente ela foi orientada por algum eng eletricista pois ela nao tem conhecimento tecnico necessario para dar uma explicacao tao precisa.

          • Não se trata de “agora vai”, já foi. Os racionamentos (os 2) já estão acontecendo na prática, a explicação técnica da Pigão está corretíssima.

            Lamento.

          • Racionamento de energia elétrica só se for no sudeste maravilha. Aqui no Nordeste, não. Nem de água. E olha que há quatro anos estamos sofrendo com seca e o Nordeste fica na região do semi árido. O que não lamento é o Adam levar quatro vezes surra MONUMENTAL nas urnas e os tucanos corruptos se encontrarem hoje pedindo ajuda ao governo federal pela incompetência de gerir a água em SP. Rola bosta, a coisa vai piorar,tucanos por mais 12 anos bem longe do governo federal. Lula vem aí, 2018. Dilma obrigada a adotar politica de direita. Assim o povo sentirá saudades de Lula, que será eleito em 2018. Tática boa essa.

          • Ô seu Adams, eu, aqui no Rio, não estou racionando nada, nem luz, nem água. O que tem até agora é o governador Pezão pedindo para economizar água, os reservatórios estão baixos. Em relação à luz, nada, tudo normal.
            Se acontecer racionamento de energia, venho aqui e admito que voce estava certo. Pena que se for ao contrário voce vai esquecer tudo que disse, muda o disco, e espera ano que vem para vir com o papo de apagão de novo. Voces são muito cara-de-pau.

        • Adams esta preocupado com o apagão, mesmo bebendo água com coliformes fecais e metais pesados. Se ele pensa em comprar água engarrafada, saiba que não há normas, nem vigilância a respeito de como as indústrias de água trabalham. Cada empresa faz o que quer. Isso adams, colabore com os acionistas da Sabesp,, pagando caro por lama. Não foram os paulistas que arrotaram nas eleições que nortista era bovino, aclamando que São Paulo é o mais rico estado do Brasil? Agora quem é bovino?

    • Enquanto os acionistas da SABESP tomam banho de lucro, esse babaca manipulado segue tomando banho de canequinha e cantando “Lata D’água na Cabeça”. Pior: acha que a culpa é do PT, esquecendo que a SABESP é uma empresa estadual.

  • Durante todo o ano de 2014 o PIG escondeu o problema da água em SP. Agora não tem mais como esconder e a solução é desviar o foco para o governo federal.
    Lamento o silêncio da Dilma.

      • Não é da personalidade de Dilma ficar se expondo, respondendo ao PiG. Aliás, ela nunca foi politica. Não podemos esperar dele o que ela não pode dar. Até porque eles tem o monopólio da informação, da mídia e o que não falta é os coxinhas que querem acreditar piamente em qualquer noticia que ataque o governo federal. O que não impedirá que a água falte. Na copa do mundo o PiG vaticinou que iria ter APAGÃO e os estádios ficariam as escuras causando o maior VEXAME ao país perante o mundo. To esperando esse apagão até agora. O ultimo tá na fila para se efetivar. Ainda virão muitas ameaças de apagão do PiG.

      • Não, Edna. O que a gente quer é que ela se defenda. Que ela diga o quanto de energia foi criada nos últimos anos, por exemplo, pra encararmos um momento difícil como o atual. Se ela espera que o pig diga o que o governo federal está faz, é melhor sentar.

    • Boa parte desse povo é ignorante político. Desconhece as atribuições da Prefeitura, Governo Estadual e Governo Federal. E muitos, talvez sejam mais ardilosos do que possamos supor. Como explicar o MPL sair às ruas contra 50 centavos de aumento do ônibus, enquanto seu Estado vive situação calamitosa por falta de água, por incompetência de um governador? Esse caos não será resolvido a curto prazo, mesmo que chova muito. Não acredito que esse grupo MPL desconheça a realidade dos fatos.

          • Os eleitores paulistas podem muito bem ser comparados aos zumbis do seriado THE WALKING DEAD. No seriado, é desconhecida a causa que tornou os seres humanos zumbis, mas no caso de Sampa, a causa é o famigerado PIG. SIMPLES ASSIM.

  • Wilsoleaks, parabéns pelo aniversário !!! Que voce continue por muitos e muitos anos brindando-nos com seus brilhantes comentários e impagáveis tiradas aqui no “Cidadania”. Parabéns por ter desmascarado o Bananélli. O pilantra percebeu que ninguem mais lia suas (dele) baboseiras e resolveu mudar de nome, exatamente como faz aquele partido de calhordas em que ele se espelha, pois como diz o velho ditado, “um gambá cheira a outro”. Ricardo Pierri, meu filho, quando vai cair tua ficha com o tucaninho “amigo do Alckmin” ? Voce cobra de mim medidas pra ajudar a resolver a falta d’agua em São Paulo ? Tucanou, Pierri ??? Vou dizer o que faço pra ajudar os que padecem com a falta d’agua, Metrô super lotado, pedágios extorsivos, etc…: NÃO voto em governos que tiram dos pobres pra distruibuir aos ricos, como o governo Alckmin. Voto em quem tem compromisso com o povo brasileiro. Entendeu, Pierri ??? Voto na esquerda: no Lula, na Dilma, José Dirceu, José Genoino, Padilha, Haddad… , etc… Entendeu, Pierri ??? Então, não canse minha beleza, pois assim como o Wilso desmascarou o Bolsonelli, alguem precisa fazer o mesmo com o amiguinho do Alckmin. Passe bem, Pierri !!

    • Cara, sinceramente, vc está exagerando demais.

      Comparar o Rocamboli com o Cláudio é ridículo. Especialmente por ele sugerir uma ideia pra reduzir o sofrimento das pessoas.

      É inacreditável, mas vc realmente torce pelo desastre. Diz que “não vota nos tucanos” como se isso fosse impedir crianças de terem diarreia por causa da falta de água!

      Vc fala em não votar nos tucanos como se vc merecesse uma medalha por isso! Menos, cara!

      Uma pessoa de esquerda, pra não dizer um ser humano racional, colocaria a saúde dos cidadãos – especialmente das crianças que SEQUER VOTAM! – ACIMA de disputas partidárias. Vc, não.

      Será que a Dilma é tucana por colocar dinheiro pra salvar as pessoas da sede em Sampa, caraca?

      Meu, larga mão do fanatismo. No dia que o Cláudio defender algum tucano apenas por ideologia, aí sim vc pode falar em “amigo de tucano” e descarregar todo o seu ódio ideológico nele. Enquanto ele apenas tenta ajudar da única forma que sabe, sem tomar partido nem de um lado, nem do outro, deixa o cara em paz.

        • Vc está dizendo que o Cervantes, eu ou o Cláudio torcemos por isso?

          Lamento, não entendi o seu comentário… Que eu saiba, só a coxinhada tucana e a esquerda que a direita ama de paixão torceram desesperadamente por um desastre. E quebraram a cara feio, tanto que o “não vai ter olimpíada” até que tentou, mas sequer começou a sair do chão… rs

    • Cervantes ..pilantra poderia até ser digníssimo progenitor, mas como não o conheço, respeito e deixo na duvida.

      NA outra pauta eu expliquei que semana passada, após eu postar na material que falava do traficante executado na Indonésia, que quando eu usava o nick “romanelli”, o texto sumia, era tratado como span (parece que um texto passou)

      Usei Romanov, Romanovsky, coisa que até um descerebrado poderia intuir de quem se tratava né Cervanovky ?! ..no início tb aceitou ..depois tb travou

      e aí passei a usar vovó, depois duns 2 dias ..e sem a menor intenção de enganar ninguém, mas de ironizar minha situação de exilado ..tanto é que na 1a oportunidade, não escondi não

      Se souber, o ÚNICO que pode ter explicação do que vinha ocorrendo seria o EDUGUIM, mais ninguém ..e se ele tiver, acho que ele poderia até nos esclarecer

      Só aqui escrevo há 9 anos, não tem cabimento eu “usar outro nick” pra tentar se passar por outro, ainda mais com tantos colegas sabendo o meu estilo, e como escrevo (mau por sinal)

      A coisa aqui não foi inédita, nem sei se foi censura (Nassif, Reinaldo Azevedo e PHA me proíbem faz tempo ..o turco chegou apagar TODOS os textos escritos por mim ao longo de 5 anos ..coisa de nazi mesmo)

      ..certa feita o Azenha viu que meus comentários iam pra SPAN por um problema de sistema (pelos links que eu postava) e arrumou.

      ahh sim, tentei o “fale com o blog” e não tive resposta à época (e este fenômeno aconteceu comigo aqui por 2 vezes em 2014 tb)

      • Cara, ninguém aguenta vc. Vc é banido em todo canto – da direita à esquerda. E vc ainda acha que é culpa de todos, menos tua?

        Haja arrogância… sua explicação é que todos são “nazi”, só pra não admitir que vc é uma MALA sem alça nem rodinha, feita de papel, no meio de uma tempestade.

        Até o teu subconsciente já te deu um toque, fazendo vc escolher o pseudônimo Recalcado da Vovó. Nem ele te aguenta!

          • Haja infantilidade e desonestidade… e depois são os outros que estão errados em bani-lo… tsk tsk

            Vai ler a minha resposta ao seu comentário no post anterior e depois recolha os pedaços da sua cara do chão…

        • Ricardo, esse cara também é conhecido aqui como Bananelli, Romamalla, Romanerando Lero, etc.

          Comecei a ler o Recalcado da Vovó, e quando logo vi a “assinatura” do “Rocamboli” no DNA do texto, já percebi que era ele disfarçado.

          Edu, parabéns, vc é o cara mais democrático do mundo. Eu não sou tão democrático assim, eu já teria banido o Romanelli já faz tempo. Haja paciência com este cara.

    • É que o povo tá racionando na globo. Na Grobo do apagão,do racionamento de energia, tem programa ensinando até como limpar o ar condicionado, o produto mais vendido nas lojas nesses dias de sol inclemente.

      E olha ar condicionado é um aparelho domestico que aumenta o consumo de energia as alturas. Quem está sendo obrigado a racionar não usa nem ventilador quanto mais ar condicionado. A realidade insiste em desmentir os coxinhas.

  • Há quem diga que em 60 dias 6 milhões de pessoas, mais ou menos ficarão sem água no estado de São Paulo. Não vejo meios de empurrar essa realidade para debaixo do tapete de notícias dos especialistas ouvidos pelo grupo Globo. Nada como dar tempo ao tempo.

    Infelizmente, a pílula não será dourada por meras palavras e notícias mentirosas. Antes fosse possível resolver só com palavras. Seria tudo maravilhoso.

  • EDUARDO;
    Para mim o PSDB só tem jenios arrumaram um geito de botar fora da capital 10 milhões de imigrantes, nordestinos e paulistannos…
    So um amigo de uma igreja da minha cidade informou me que 10 familias deixaram a capital só em
    janeiro…
    Vou suspender a venda de minha casa de campo aqui no interior, e anunciar que alem de otima tem
    tem água…
    Vou dobrar o valor, do imovel, e pedir que os paulitaianaiada continuem votando no xuxu, negocio é negocio…

  • O trololó da mídia tem uma finalidade. Dizer que o Governo Federal na gestão da energia se equipara a Governos estaduais tucanos na má gestão dos recursos hídricos. Quando no ano passado a mídia falava pros incautos consumidores em apagão elétrico eu dizia pros mesmos incautos que se houvesse apagão elétrico, antes haveria o apagão hídrico em Sumpaulo.
    Em Sumpaulo faltou obras. No Brasil não falta obras, mas há um descasamento natural entre o planejado e a execução.
    As obras hídricas em Sumpaulo eram necessárias desde 2004, visto que a renovação da outorga do Cantareira já previa obras no sistema São Lourenço. Enquanto no Brasil há obras entregues como a interligação dos Sistemas de Transmissão Elétrica, parcialmente entregues como Usinas de Jirau e Santo Antônio e Belo Monte com atrasos em razão de contratempos com greves, atrasos em licenciamento ambiental, etc. As hidroelétricas da Região Norte estão a garantir e garantirão a energia no Sudeste maravilha, graças à interligação do sistema elétrico. E Alckmin, o que fez? Nada. Ou melhor, gambiarras interligando algumas represas, ou pra retirar lodo do volume morto.
    O Governo Federal planeja, licita obras e contrata empresas para trabalhar nessas obras e o Estadual de Sumpaulo dorme anestesiado pela capacidade gestora de Alckmin, que agora pediu pra incluir de modo emergencial as obras hídricas no PAC – do Governo Federal. Em razão da escassez de água, as usinas térmicas são usadas de modo contínuo, e isso segurou a geração de energia, assim como o Sistema Interligado de Energia Elétrica garantiu que não houvesse apagão, mesmo nas condições críticas dos reservatórios.
    Pra ter racionamento de luz no Brasil, há de se esperar o período chuvoso para se ter a real situação dos reservatórios em todas as regiões do Brasil. Já o racionamento em Sumpaulo só será decretado quando não tiver mais água no Cantareira, pois não há condições de esse ano sequer o volume morto ter sido reposto.
    A mídia oposicionista quebrará a cara de novo.

  • Eduardo,

    Trabalho com tratamento de águas industriais(Caldeiras, torres, chillers, etc) e afirmo que há centenas de empresas que sairão da Grande São Paulo assim que viabilizados seus projetos. Algumas sairão para o interior, mas sei que outras estão prospectando cidades fora do Estado, onde haja segurança hídrica para suas atividades.
    É uma pena que a cegueira do paulista e do paulistano contemplou, em primeiro turno, fruto de um ódio inexplicável contra o PT, 24 anos contínuos de um partido e troupe que só sugou a riqueza do povo.
    Que grande projeto foi implementado nestes 20 anos? Quantas privatizações salvadoras foram concretizadas?
    Pedágios mais caros do mundo. Inexistência de ferrovias para transporte de passageiros de média/longa distância.
    Distribuidoras de energia elétrica que não investem absolutamente nada do que foi combinado quando das privatizações. Alguns dias atrás ouvi numa rádio paulistana que transmite em AM e FM que a falta de energia elétrica de até 72 horas em alguns bairros é culpa do prefeito Haddad, do PT!!!.
    Enfim, a mídia entoa o verdadeiro Samba do Crioulo Doido (http://pt.wikipedia.org/wiki/Stanislaw_Ponte_Preta).

    • Minha fila tb trabalha com tratamento de água e ela estima que haverá uma reação muito forte da população quando souberem que haverá uma demora de mais ou menos cinco anos para voltar ao normal as bacias hidro em São Paulo.

  • Esse apagão e racionamento de energia, da mídia empresarial e cartelizada, está mais ou menos como cabeça de bacalhau, ninguém conhece, ninguém viu, ninguém sabe… a mídia está sofrendo o apagão de audiência, a netflix no celular para filmes etc. te espera na esquina, Globo!

    • Tudo isso faz parte da manipulação para confundir os incautos. Desde abril de 2014,tomei conhecimento do problema hídrico que São Paulo enfrentaria. Soube também nessa época, que há dez anos atrás , o Governo de S.Paulo foi alertado sobre as obras que se faziam necessárias para evitar a situação atual. Para confundir os menos informados, aproveitando-se da grande estiagem, a mídia diariamente fala em racionamento de água e energia. Moro no Rio, sou carioca e não lembro da última vez que tenha faltado água na minha casa. O último pequeno acidente que atingiu alguns estados com falta de energia, não chegou ao bairro onde moro. Há anos que não falta energia onde resido. Fora mídia manipuladora!

  • Esta marcado para amanhã, dia 26, um protesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes contra a falta d’água em SP. Será às 10 horas. No facebook 120 mil pessoas aderiram ao chamado do grupo Proteste para essa manifestação. Eu estou me preparando para ir. Tem comentários no site DCM dizendo que esse grupo Proteste é formado por gente tucana. Estranho, tucano protestar contra o governo tucano de SP… Mesmo assim estou pretendendo ir. Será que a mídia vai dar notícias sobre esse protesto?

  • Eduardo,

    Modesta sugestão para um post sobre a questão da falta de água, que está assolando SP e que preocupa em outros Estados do SE também. A mídia, pra variar, está tentando “repartir” esse bolo indigesto para o picolé de chuchu e o psdb não ficarem mal na fita. Então estão tentando fazer todos crerem que a terrível falta de água em SP nada mais é do que um reflexo de uma seca terrível que ocorre no SE do Brasil. É óbvio que há uma seca braba, ninguém é maluco de negar isso. Contudo, a mídia omite dados que ajudariam a acabar com a farsa de colocar a culpa só em São Pedro. Consultando os dados do Climatempo desse mês, podemos notar que até o dia 24/01 choveu apenas 3% da média mensal dos últimos 30 anos em Belo Horizonte (8 mm/274 mm), na cidade do Rio de Janeiro choveu 8% (11 mm/137 mm), enquanto na cidade de São Paulo choveu 54% (129 mm/237 mm). Ou seja, no Rio e em BH choveu muito menos do que em SP, mas é lá que o problema é muito mais grave. Seria interessante ver os dados para todo o Estado, e não apenas as capitais. De qualquer forma, não acredito que mude muita coisa. O que ocorre é uma blindagem sórdida da mídia que finge desconhecer o estelionato eleitoral do Alckmin e seus asseclas.

    • Maurício, a mídia (PIG) finge desconhecer o estelionato eleitoral do Alckmin e de seu asseclas porque essa mesma mídia (PIG) foi a grande responsável por esse estelionato eleitoral. Mas também não há como negar que a maioria do povo paulista tem uma fortíssima tendência conservadora que a torna fortemente inclinada a votar em políticos e partidos de direita. É quase inacreditável quando observamos os fracos, incompetentes governos estaduais tucanos de São Paulo ganhando eleição após eleição. Moro em uma cidade do interior de São Paulo de porte médio e fico estarrecido quando vejo os argumentos superficiais, tolos, falsos, estapafúrdios que muitas pessoas, principalmente de classe média, usam para justificar seus votos em Geraldo Alckmin, por exemplo. Essas pessoas são totalmente pautadas pelo Partido da Imprensa Golpista (PIG). É incrível como repetem como papagaios o besteirol que sai nos telejoranais, nas revistas, nos jornais, nas rádios do PIG. O interessante é observar que grande parte do eleitorado mais pobre não se pauta tanto pelo PIG e vota principalmente nos políticos do PT. Estou cansado de ver funcionários públicos, que foram tratados a ferro e fogo e/ou com desprezo por governos tucanos (FHC a nível federal e Serra, Alckmin, Covas a nível estadual), lendo a revista Veja, assistindo aos telejornais da Globo, SBT, Bandeirantes e votando sistematicamente nos tucanos paulistas e só falando mal do PT e dos petistas de um modo geral. Muitos se consideram bem informados por consumirem esse lixo tóxico. É uma tamanha estupidez, burrice que mais parece uma intensa, profunda lavagem cerebral ou hipnose coletiva a que foram submetidos. Assim fica fácil o PIG continuar enganando a maioria dos paulistas. Sofrem cada vez mais com a incompetência dos governos tucanos, mas culpam o PT, o governo Dilma, a natureza, etc. Não culpam, porém, os verdadeiros responsáveis por muitas de suas provações: os governos estaduais tucanos de São Paulo !

      • O que eu adora na globo e que ela trata todo mundo como idiota. Seja coxinha ou não. Outra coisa que notei e que se ela falar comam merda serenada que faz bem, 30% do povo come e sai sorrindo feliz da vida. Tem gente que acredita em uma empresa que manipula, falsifica, mente, sonega, que vive metida em falcatruas e maracutaias. Brizola e que sabia tratar está gangue.

  • Eu confio e m Dima e nas palavras do EDU:
    Logo você vai descobrir o por que do silêncio. Mas devo revonhecer que 4 derrotas consecutivas foram demais para os cabeças de vento

  • Excelente! E de onde você acha que partem as caídas repentinas de redes, transformadores, canelas, enfim, os blecautes de minutos? Partem, por óbvio, da estratégia montada para essa cantilena do PIG junto com o PSDB. O mais incrível é o governo não ter um serviço de informações que antecipe isso tudo, porque, como diz o Mino, até o mundo mineral deve saber…
    Quanto ao “sumiço” da presidente, ela deve estar esperando finalizar o processo das escolhas no Parlamento, as negociações em torno disso para, em seguida, apresentar as grandes ações do segundo mandato. O Levy, essa sumidade do PIG, já sentiu o peso da mão que balança o berço, digo, do jeitinho Dilma de ser: deu entrevista ao Financial Times falando demais e, no dia seguinte, foi obrigado a desmentir o que, segundo ele, foi um erro do jornal.

  • Aqui no Rio não falta luz faz um tempão. Onde moro nem soube nada desse apagão. E olha que é um dos verões mais duros que já vi. É ar-condicionado e ventilador ligado o tempo todo em todos os lugares.
    Embora não concorde com o mutismo do governo, os fatos acabarão falando por si mesmos. Daqui a alguns poucos meses a água acaba em Tucanópolis e o pig estará ainda esperando o racionamento de energia, tal qual o personagem de Becket esperando Godot. Daí as pessoas escolhem acreditar no que diz o Bonner ou o que está na cara delas. Simplesmente isso

    • Exatamente Juliano. Não lembro da última vez que tenha faltado água ou energia no bairro que moro aqui no Rio. Após o almoço, é ar condicionado direto, praticamente até a manhã do dia seguinte. Não está fácil aturar a sensação de 50 graus. Acredito firmemente que, mesmo com a falta de chuva dos últimos meses, não teremos problemas aqui no Rio. A mídia está fazendo terrorismo para camuflar a situação de São Paulo. Já querem colocar a Dilma nesse balaio de incompetência do Governo de São Paulo. A maioria do povo desconhece que a Presidência só pode intervir no governo estadual, se houver a solicitação do Governador. Recentemente ,sem mais saída, Alckmin pediu o empréstimo para obras. Claro que Dilma irá ajudar. Mas ele pensou na solução tardiamente. O povo sofrerá muito com essa traição, pois foi enganado, por motivos eleitoreiros.

  • Recebi um e-mail pelo impeachment da presidenta enviado pelos vigaristas do Avaaz. Se vocês costumam assinar os abaixo assinados desses caras sugiro que deixem de assiná-los.

    • Continue sendo bovino, como os paulistas chamam os nordestinos. Enquanto você bebe água de coco, os paulistas bebem água com coliformes fecais. Não é uma delicia????? Nada como o tempo.

    • Antônio, prepare-se pois muitos paulistas vão querer dividir da sua água. A gente brinca, mas o caso é muito sério. É algo inconcebível o que fizeram com o Estado de São Paulo. Custa a crer que daqui a alguns meses, milhões de pessoas por tal calamidade.

  • Eduardo.
    A vitória nessa eleição foi duríssima, e deixou um rastro de intolerância na população. Todos que votaram no PT, uns mais, outros menos devem ter tido embates desagradáveis, no trabalho, na família ou com amigos. Eu não concordo com o mutismo do governo, e que estratégia mágica será essa? Falta um porta-voz, em suma, alguém que faça um contra-ponto em relação a que esta mídia parcial noticia sem nenhum pudor! Estou muito decepcionado, com o andamento dos acontecimentos. Este tal “apagão” que esta mídia noticia, tinha que ser rebatido de pronto! A população da maior cidade da América Latina, a quase 1 ano sofrendo um verdadeiro racionamento, e o governador arrotando uma “crise hídrica”, ainda malandramente envolvendo outros governos na lambança que cometeu sem fazer os devidos investimentos. Eu acho que essa atitude do governo de “acomodação de terreno” é desanimadora! Esperava outro tipo de atitude, para um início de segundo mandato.

    Abcs

  • 1 – ESTA tendo racionamento de água em SP ? eu não sinto pq tenho reservatórios, assim como muitos moradores de edifícios, mas esta SIM, e a minha rotina já mudou a quase um ano.

    2 – ESTA tendo racionamento de energia ? Aqui sofro muito com a distribuidora, mas racionamento contínuo, programado ? Não ! ..aliás, NEM o apagão da semana passada me pegou, e moro na Capital

    dito isso ..a coisa esta nos trinques ? O trabalho de Dilma foi impecável, digno de elogio ? e o de Alckmin?

    Bem, será que é bom pro BRASIL, em nome dos exageros dos adversários, nos tornarmos acríticos tanto pra com as ações do governo, como pra com os desvios de Estado ?

    Convenhamos, pra falta da água de beber, ou se tem, ou não ..já pra falta da água de energia não é bem assim, pode não ter água, mas tem saída.

    Pra energia temos os blackouts pelas “mais diversas causas”, a opção de interligação com outras fontes e países (fontes alternativas que por DILMA ficaram esquecidas, atrasadas, desmerecidas, inviáveis e/ou encarecidas quando comparadas às subsidiadas por óleo e água até recentemente)

    Pra falta da energia tb tem mais saída que quase ninguém percebe ..aperta-se a política monetária e fiscal, aumenta-se a SELIC e se fecha o crédito, desacelera-se a atividade econômica e se culpa só a inflação (que aliás esta dentro da meta) por tudo de mal que esta nos acontecendo ..sem que no entanto falemos abertamente pra se apagar a lampada.

    ..tb CORRIGI-SE hoje as contas de luz, e inibe-se o consumo na porrada, em % assustadores, tudo em nome de buracos artificiais BILIONÁRIOS provocados por anos de querência e falta de planejamento ..boa administração, vendem ..mas em verdade corroboração para com um arrefecimento, isso também.

    Pergunta – se o país crescesse o que DILMA I prometia, será que teríamos tido energia ? hummm

    ..não se fala a verdade que o país por exemplo se ATRASOU, não cumpri metas, foi leniente, que tem que diminuir o ritmo por falta de recursos humanos capacitados, tecnológicos e materiais constantemente..

    ..que vivemos perdendo o bonde da história ao estarmos indo enquanto todos estão vindo, como agora aonde o mundo caminha pra preços competitivos pela energia barata e LIMPA, enquanto nós temos que tirar a “diferença” e bancarmos a qq preço a pré sal, fora e aumentar a selic e pressionarmos o cambio novamente (pra variar)

    enfim.

    NÃO, não esta havendo racionamento de energia, mas que isso não implique dizer que esta tudo dentro do planejamento ..que não implique numa postura que ignore o que esta acontecendo de errado ..que não implique em perdermos o foco e deixarmos de responsabilizar a quem devemos responsabilizar

    ..não não, pra mim vivemos uma fase de improviso e afogadilho, de amadorismo sim, de incertezas plenas.

    e a propósito, continuo achando que pro NÍVEL das águas, dos mananciais e reservatórios, tanto os governos federal e estadual acreditaram por demais nas chuvas de 2013/14 e 15, elas que não vieram, pra nosso azar..

    ..aliás, a própria Ministra do Meio Ambiente diz que vivemos um período historicamente atípico, com recordes negativos nunca vistos pro sudeste..

    ..e ainda, que ambos os governos desmereceram o aumento do calor, do consumo e da evaporação das águas represadas ..talvez aqui com medo de anteciparem um desaquecimento que hoje já se deu como inevitável (coisa que pela estatística e probabilidade, com o país contemporâneo nunca tendo antes enfrentado 3 anos de secas consecutivas, pra mim teria sido até compreensível ..não fosse as outras faltas).

    Agora, vou dizer sim duma diferença pró Alckimin ..O governo de SP vem tratando deste assunto publicamente desde fev/14 (aonde ANTES do volume útil ZERAR, certo ou não, ele implantou uma ação de contenção do consumo) ..coisa que só agora, com volume útil ZERADO, esta sendo cobrado pra MG e RJ que, aqui, parece, chegaram mais atrasados.

    Por outro lado, se formos ver, o maior absurdo pra mim em SP – e aqui sim o PMDB e o TUCANATO estão condenados – não é a Guarapiranga ter secado por inúmeros fatores, mas ainda termos, DEPOIS DE GASTADO BILHÕES de US$ desde 1992, ainda termos que conviver com um TIETE, Pinheiros e Billings poluídos, estes que se limpos, ou já se valendo de tecnologias de reuso, poderiam estar dando conta muito bem do abastecimento dos Paulistas.

    • …que não quase entendo quase nada pra falar, a verdade, o que que o Senhor escreve, que tento entender mas , a priori, nunca consigo.
      …apesar que , ai talvez, ou não…muito antes que através do que, ou seja aquilo que eu pensei que fosse…

    • Como sempre, defesa aberta de Alckmin, ataque feroz à Dilma, ignorância da realidade, falácia da perfeição, tergiversação e muito, mas MUITO mimimi pra justificar medidas neoliberais de arrocho pra “poupar energia” e condenar medidas úteis para a população por toda e qualquer forma, por mais torta que seja.

      Típico Rocamboli Recalcado.

      Se os atos de Dilma form “nos trinks” ou não é irrelevante. É impossível terem sido perfeitos e é, portanto, absoluta estupidez censurá-la por isso. Ela – e Lula – ampliou enormemente nossa produção de energia. Tem uma batelada de hidrelétricas sendo construídas – muitas paradas por SABOTAGEM de um MP tucano, coisa que vc não QUER ver de forma alguma – ou já em funcionamento.

      Há usinas eólicas. Aliás, a segunda maior do planeta, capaz de produzir o mesmo que Belo Monte. E uma outra em construção, em Minas.

      Há usinas de energia solar.

      E vc fala que “não procurou alternativas”? O fato da alternativa não ter sido a que vc QUERIA que fosse: o arrocho pra conter a economia e ferrar os mais pobres e eleger os tucanos no final das contas, não significa nada além da opção de fazer a coisa CERTA e não o que um tecnocrata neoliberal de quinta categoria gostaria que tivessem feito pra eleger seus comparsas.

      Quanto ao resto do que vc escreveu, não dá pra ler. É muita bobagem, muitos assuntos misturados e tratados de forma dogmática e superficial. Ninguém tem SACO pra ler esse lixo e, sinceramente, vc não merece o esforço.

      Escreva para o vento, Rocamboli. E continue não se dando conta da razão pela qual a escrita existe…

    • Ô Bobanelli, cante comigo:

      “Lata d’água na cabeça
      Lá vai Maria, lá vai Maria
      Sobe o morro e não se cansa
      Pela mão leva a criança
      Lá vai Maria”

      hahahaha

    • Vovó Bananelli, teu sonho é ser a vovó da chapeuzinho e ser comida pelo lobo mau?

      Já não basta passar pelo “rodízio” de água que o Picolé de Chuchu impõe aos paulisanos, a vovó Bananelli ainda pretende ser comida pelo lobo mau!

  • O consumo – e a produção – de energia mais que dobraram de Fernando Henrique para cá, embora a população tenha crescido pouco mais de 20%.

    • Verdade. A questão é que a economia mais que dobrou – coisa que a imprensa não diz pq, se disser, estará condenando a tucanada a mais 4 anos de merecido ostracismo.

      Aí o discurso da imprensa fica com aquele buraco imenso no meio, que eles fingem que não vêem. De tanto fingirem, porém, uma hora vão cair nele…

  • “Logo você vai descobrir o por que do silêncio. Mas devo revonhecer que 4 derrotas consecutivas foram demais para os cabeças de vento.” Isso me fez gelar a espinha. Vem coisa boa por aí? Ou serão mais preocupações? Diga lá Edu, compartilhe conosco.

          • “A grande indústria eletrointensiva projeta um aumento de custo com a energia na ordem de 40% a 50% este ano. Essa é a nova estimativa da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres. A perspectiva anterior era de elevação de 30% no custo final, mas as recentes alterações de planos do governo federal pressionará ”

            “Não creio em (aumento de) tarifa de 40 por cento”, disse o ministro a jornalistas.” Se o ministro disse isso é porque vai ser muito proximo na melhor das hipoteses.

  • Não haverá racionamento de energia, simplesmente porque os governos Lula e Dilma fizeram, na distribuição elétrica, O QUE ALCKMIN NÃO FEZ no fornecimento de água. A principal missão de Dilma quando foi Ministra das Minas e Energia foi INTERLIGAR o sistema elétrico brasileiro. Se uma hidrelétrica em SP está com nível baixo, outra em Mato Grosso do Sul está com 100%. Se uma hidrelétrica na Bahia está com nível baixo, usinas eólicas do Ceará suprem a demanda.

    O governador Geraldo Alstom foi alertado, desde 2003, que era necessário construir novos reservatórios, pois a Cantareira e o Alto Tietê estavam caminhando para o colapso. Mas o governador preferiu pagar bilhões e bilhões em dividendos para os “acionistas” da Sabesp, ao invés de investir na prevenção do desastre.

  • Mas que a vaca já falou, falou direitos trabalhistas estão sendo mexidos na primeira oportunidade, aumento de impostos, aumento da gasolina com o petróleo em queda livre. Nada explica tudo isso e quem paga a conta é o trabalhador e não a grande mídia. A água só corre para mar e não há quem mude.

  • Racionamento eu tenho acompanhado na comunidade Tavares Bastos, no Catete e no morro do Turano na Tijuca através de duas amigas que moram por lá. O racionamento, que é seletivo, dura o ANO INTEIRO, ano após ano, portanto não tem nada a ver com estiagem ou outro fenômeno climático qualquer. Tem a ver com a desonestidade dos governos estaduais que desviam as verbas de educação, saúde e saneamento básico e “investem” só no que lhes interessa. Sabesp, Cedae e outras adutoras são farinha do mesmo saco, poupam os mais abastados tirando dos mais necessitados. Quem tem que aplicar bem as verbas enviadas pelo GF são os governos estaduais, que ainda embolsam a fortuna dos impostos e dos roialties. O resto é papo furado dessa imprensa venal.

  • Há muita gente achando que é brincadeira, e a situação não está pelo país todo não, em várias regiões o abastecimento de água melhorou. Estão querendo é desviar a atenção da gravidade da situação em São Paulo, um estado rico onde o governador não teve a decência de cuidar da água, como se fosse a mesma coisa comparar São Paulo com estados pobres como há no Brasil. Essa mídia vai agir de acordo com o mau caratismo de sempre,

  • Edu,

    A fonte de água, lazer, renda e sustento está acabando, e a culpa é da falta de investimentos dos sucessivos governos do Estado de São Paulo. Vamos ter que virar xerófitas aqui em Sampa, mas as “lindinhas” da Grobu acham que a culpa é de São Pedro. A luz ao contrário, elas sabem bem quem culpar, mora no Palácio da Alvorada em Brasília. As tais lindinhas tem cérebro de galinhas, digo tucanus ilesus

  • Acabei de falar com um amigo que vive em Montreal. A temperatura está 34 graus negativos e teve corte de luz. Perguntei se isso era frequente: quando está frio assim acontece varias vezes, respondeu. APAGÃO NO CANADA? Avisem para a Globo.

  • Ora, a tucanada vive, há vários anos, em um universo paralelo, onde o país está sempre a beira do precipício, ou em profunda crise, com hiperinflação, etc.

    Não custa nada, pra eles, inventarem um racionamento de energia nesse universo paralelo, né? Da mesma forma como negaram o racionamento de água em Sampa

    Eles compram, de bom grado, qualquer coisa com o objetivo de “vencer o PT”. É esse o tamanho do ódio que sentem, é essa a magnitude do fanatismo.

    • Acho que o Ricardo não conhece o axioma de Voltaire; “Não concordo com nada do que dizes mas defenderei com a ultima gota do meu sangue vosso direito em dizê-lo”.
      Percebo que boa parte dos comentaristas do blog são pessoas com nível apurado de cultura e bom português e o que me deixa perplexo é que, dada essa circunstância, irritam-se com a divergência apelando para rotulações insultuosas.
      É preciso tolerância para se saber como pensa o outro lado pois da discussão nasce a luz.

      • Cara, insistir por ANOS que estamos numa crise econômica, fingir que dezenas de milhões não saíram da fome, negar os benefícios trazidos pelo BF, etc NÃO SÃO “divergências”.

        São mentiras, ilusões, fantasias.

        Por outro lado, o direito de se dizer “qualquer coisa” (com limites) NÃO implica no dever de aceitar a bobagem sendo dita. Não imuniza quem fala o quer de ouvir o que não quer.

        Dizer que essa turma – da qual vc parece fazer parte – vive noutra realidade não é impedir ninguém de falar o que quiser. É apontar a ESTUPIDEZ de quem fala besteira.

        Se vc não gosta, paciência. Quem fala o que quer, ouve o que não quer. E o meu direito de dizer o que EU penso é IGUAL ao de quem estou criticando. Mas, pra vc e suas pobres platitudes, parece que não estamos falando de um direito, mas de um privilégio que cabe apenas a quem fala as asneiras que vc adoraria que fossem verdade.

        • Axioma é uma evidência cuja comprovação é dispensável por ser óbvia. Se você acha que o que Voltaire disse não é uma obviedade quando se fala em relações humanas, você não está preparado para qualquer discussão.

          “Minhas pobres platitudes” ? Meu Deus. Devo estar falando com um daqueles bicho grilo estudante de filosofia da USP.

          Li e reli meus comentários no Cidadania e não vi me posicionando contra o bolsa familia ou negando que milhões sairam da miséria.

          “Asneiras que vc adoraria que fossem verdade” Essa você me pegou. Fiquei dez minutos pensando no que você conceitua como asneira aquilo que escrevi.

          • Primeiro, axioma é uma proposição auto-evidente e impossível de provar sem que seja assumido como verdade.

            Elas são as raízes de um sistema lógico. Por exemplo, os axiomas de Euclides, na matemática.

            A citação não é, e nunca foi, um axioma. Ser axiomático não significa “ser amplamente aceito como verdade”. Negar seu caráter de axioma – que ele nunca teve – não é discordar da verdade encerrada na citação.

            É discordar da sua caracterização tosca e sua tentativa de usar termos e conceitos que desconhece pra parecer mais culto.

            Tentar confundir a negação da caracterização com uma negação da validade pra citação é uma falácia lógica infantil.

            Segundo, eu não estava falando de vc. Basta ler o que escrevi pra ver como estou me referindo a tua turma de forma generalizada, e não a você. Meu comentário inicial foi sobre “a tucanada” que vive há anos numa ilha da fantasia, onde o Brasil está quebrado e em profunda crise, com alto desemprego, inflação galopante, etc, etc, etc.

            Daí vc vem me questionar, falando de Voltaire, como se minha crítica a esses tucanos da ilha da fantasia fosse, de alguma forma, uma violação do direito de expressão deles, e não o mero exercício do MEU direito de expressão.

            Daí, diante do argumento de que a fantasia da tucanada não é “divergência de opinião”, mas pura mentira deslavada mesmo, como comprova a realidade, vc vem com esse mimimi de que VOCÊ não diz isso ou aquilo.

            Não sabia que vc era a personificação da tucanada…

            Enfim, pequeno troll, vc já foi detonado o suficiente, ou ainda quer apanhar mais um pouco? Um conselho, porém: antes de usar termos cujo significado vc desconhece, corra no dicionário pra não passar vergonha, ok?

            Ah, quanto as asneiras, é bem simples: é só ver quem VOCÊ acha que tem direito de se expressar sem que seja criticado pelo que falou, tipo a tucanada que vive na ilha da fantasia e que vc tenta defender com o argumento risível de que eu não tenho o direito de me expressar contra o que eles expressaram.

            São as asneiras que eles dizem que vc adora.

      • “Acho que o Ricardo não conhece o axioma de Voltaire; “Não concordo com nada do que dizes mas defenderei com a ultima gota do meu sangue vosso direito em dizê-lo”.”

        Isso é uma frase atribuída a ele, mas não há comprovação que tenha sido dele. Em todo caso, se ele vivesse nos dias atuais sabendo do poder da mídia atual ele provavelmente pensaria duas vezes em dizer isso (se por acaso fosse ele que tivesse dito).

        Percebo que boa parte dos comentaristas do blog são pessoas com nível apurado de cultura e bom português e o que me deixa perplexo é que, dada essa circunstância, irritam-se com a divergência apelando para rotulações insultuosas.

        Divergência é boa e saudável, mas vc confunde divergência com dissimulação, distorção e pregação/panfletagem, é esse o “nível” da maioria dos interlocutores de direita na internet e fora dela. Quem quiser viver ignorando a realidade, tem esse direito, só não pode obrigar (ou esperar) os outros a seguir esse tipo de ideia. O Ricardo não está errado em emitir este tipo de opinião e a maioria. Eu não tenho problema em discutir com direitista sério, não-sectário e que não ignora questões sociais do país, o problema é achar um.

        “É preciso tolerância para se saber como pensa o outro lado pois da discussão nasce a luz.”

        A maioria aqui já sabe como pensa o outro lado (a direita brasileira), e definitivamente do lado da direita não nasce luz, só trevas (de ignorância) e mato no volume morto. Gostaríamos que a direita brasileira tivesse um nível intelectual desafiador e apurado, mas não tem, a direita no Brasil sobrevive com as mentiras da mídia alinhada aos EUA pra entregar os recursos do país aos estrangeiros, é essa a ideologia central da direita brasileira, o famoso “entreguismo”, além da sabotagem do Brasil.

  • o governo vetou a correção do ir, alegando economia de R$ 7 bi, logo depois aumenta juros gerando uma despesa de R$ 6 bi, ou seja, tira do trabalhador e entrega aos bancos, o proprio vice presidente do pt disse que foi um erro vetar a correção, apoio e votei nesse governo, mas isso não significa concordar com tudo

  • Agora não é hora pra brincar

    Vejam como a coisa esta grave ..é apartidária ..pega toda a região sudeste ..foi ocasionada por uma seca de 3 anos, inimaginável, improvável, que pegou 3 grandes Estados ..mais da metade da população do país ..teve seca, calor, consumo e evaporação de montão ..recordes negativos pra todos os gostos

    ..é o que falo AQUI desde meados de 2014, sorte se chover pra nos manter até 2016, pois se assim como esta, mesmo com o desaquecimento provocado pela equipe econômica, sentiremos seus efeitos que não serão poucos.

    3 reservatórios do RJ estão secando ..2 já alcançaram o Volume Morto ..ali a água é pra beber, pra produção e energia, tudo junto ..e até semana passada sequer falavam em racionamento, prêmio ou castigo praquele povo ..já pra SP, palpiteiam desde inícios do ano passado quando o volume ainda estava vivo

    ..estão dizendo que empresas do Vale e a CSN estão ameaçadas ..já imaginaram ?

    Sinceramente, o país precisa urgente atentar para a segurança hídrica — DILMA e seu governo estariam a altura disso ? ..é questão federal ..custe pouco ou muito, a interligação dos macro sistemas precisa ocorrer om urgência

    Este sim é um grande desafio Nacional que devemos enfrentar nos próximos meses, coisa que os romanos já faziam a 2 mil anos atrás ..desafio que tem que ser acompanhado duma política de despoluição, reuso e dessalinização das águas, ampla e séria, pra valer

    ou isso, ou estes mananciais, sozinhos, NÃO conseguiram se recuperar tão cedo ..a menos que as águas de março façam milagre.

    Agora, triste mesmo é vermos a coisa se agravar, e bestas feras de todos os poderes e facções, e seus correligionários abestados, não pararem de se culpar

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/01/reservatorio-de-santa-branca-que-abastece-o-rj-atinge-volume-morto.html

    vamos trabalhar mais e politicar menos ?

    https://www.youtube.com/watch?v=E1tOV7y94DY

    • Tradução: os governos estaduais não cumpriram sua obrigação, mas culpá-los é politicagem. E será culpa da Dilma se o governo federal não solucionar tudo num passe de mágica. Pra ontem.

      Não daria pra ser mais transparente, mesmo se o Rocamboli tentasse.

      Um amigo meu estava comentando um livro que elu, que afirmava que o custo pra fazer eleições todos os anos seria de 300 milhões por ano. Isso daria, evidentemente, 3 bilhões em uma década. E a SABESP, sozinha, distribuiu mais do que isso só de lucros a seus acionistas, em vez de investir em medidas que solucionassem o problema que sabiam que aconteceria.

      Eo recalcado do rocamboli se recusa, terminantemente, a criticar os governos estaduais, enquanto desce a lenha na Dilma por algo que não é da alçada dela e por coisas que ela sequer fez!

      É uma condenação preemptiva, pra não condenar atrasado quem realmente merece censura.

      Patético.

      • Sabesp, dividendos ? Queria o que, confisco, oh SEM TETO ? rsrsrs

        Pior foram os desperdícios tipo a Abreu e Lima que saltou de US$$ 2 bi pra US$ 8 BILHÕES (assustando até o chavito que pulou fora), e a COMPERJ, veja vc, que foi de US$ 8 pra US$ 48 bilhões e nem dá pistas de quando vai ficar pronto

        ..tudo em doletas, hein ?!

        .coisa incrível, NUNCA vista antes neste país diria LULA

        ..isso fora Pasadena, o gasoduto da Bolívia, o secretíssimo projeto de CUBA que ninguém sabe quanto custou, assim como a Refinaria da Petrobrás que EVO pegou, ou os subsídios cruzados irrecebíveis dados aos campões nacionais (dentre eles EIKE, JBS e Silvio) ..ou os gastos de mais de R$ 10 bilhões com os estádios pra COPA (que jamais serão pagos)..

        e olha, bom lembrar que ela tb arrombou a Petrobrás em R$ 60 bi e que agora tentamos repor ..fora ainda de ter exigido na produção de energia, senão faltaria, isso que obrigou as empresas do setor a pagarem muito mais que dobrado (cujo buraco BILIONÁRIO começamos a pagar agora com as correções de 40% pra mais nas contas)

        em tempo ..sei não, mas suspeito que no que diz respeito as reservatórios que servem o RJ, BOA parte da baixa no nível, além da seca, calor, consumo e evaporação, foi SIM culpa da DILMA, do ONS, da produção forçada de energia que houve por outras obras não terem entrado a tempo (Belo Monte, Sto Antonio, Jirau etc), ANGRA 3 e demais termoelétricas da Petrobrás tb.

        Enfim, colega, não briga comigo só porque DILMA supera com certeza THC ..ela é a “THE BEST”, A BESTA, pros íntimos

        ..e por favor, não GRUDE ela em LULA 1o, ou isso será FATAL ..pois já no 2o mandato de LULA, o Brasil inteiro já começava a sentir a qualidade do serviço sofrível, e da herança maldita, que herdaríamos

        • Mimimimi

          Quem lê até pensa que a Petrobrás é responsável pelo abastecimento de água, e que a decisão de distribuir dividendos deixando os investimentos de lado não foi política.

          Coisas do Rocambole Recalcado…

          • Ahh meu deus, o rapaz quer atenção

            Vc mora aonde ? Conhece a SABESP, SP ? ..é uma empresa gigantesca, e corrupta, pesada, como tantas outras ..deve ter sim lá MILHÕES em desvios e incompetência.(vide os projetos de despoluição que não andam há décadas)

            Já disse aqui, problema aqui não teria sido SÓ se construir mais mananciais (tem que ter água pra encher colega) ..respeitar as margens dos que já temos e foram tomadas por BANDIDOS e ladrões faz parte ..faz parte plantar árvores e não colocar vasos em postes como fez a Martha

            ..o povo, se só mais água. continuaria a poluir e gastar, a cagar em muitos deles, como já o faz ..HOUVE SECA inédita cumpadi !! ..confiaram demais em S.Pedro

            Pra mim, o maior CRIME é não terem despoluído o Tiete e o Pinheiros, a Billings, não ter educado este povo que BROTA mais que batata doce e continua deseducado a tomar do outro e de todos (do Estado)

            ..teria que ter o reuso como lema, a implantação de dessalinização em certas regiões do país usando energia renovável (solar por exemplo ou vento) enfim

            Problema, pra mim, não foi o dividendos, isso é bobagem, este tipo de INVESTIMENTO de LP se faz com capital de bancos de fomento, capital barato

            ..isso é OBRIGAÇÃO de toda empresa SÉRIA que tem Capital aberto ..respeitar o mercado, o consumidor, a sociedade, e o ACIONISTA que nela confiou suas economias

            ..e não como a Petroleira que ROUBOU, na mão de “esquerzóides capitalistas”, o país inteiro em MEIA centena de BILHÃO de dólares ..ela que destruiu a POUPANÇA de milhares de famílias que não queriam depender do Estado pra sobreviver ..ela que iludiu, MENTIU, criou esperança e destruiu sonhos.

            e depois os esquerzóides querem usar esta merda de ESTADO pra nos distribuir “imposto de herança ou riqueza”, sei sei

            Aliás, antes que me chame de mentiroso, uma correção, os gastos com Abreu e Lima foi de 2 pra US$ 18 bi, 18, e não 8 como digitei acima.

            em tempo, andam dizendo que Pasadena mudará de nome ..chamara PasaDILMA (convenhamos, a piada é boa vai ??!!)

            o que ? nem uma risadinha ? cê é doente então rsrsrsrs

            nota final – sabe, pra mim, o melhor que pode acontecer é DILMA ficar como esta, fingindo que governa e que é competente, de boca fechada, ilustrando e ocupando a cadeira, antes que “algum aventureiro a tome” (como dizia D.João VI ao seu filho pistoleiro)

            sorris vai, hoje, menos que ontem, falta menos pra chegar 2018.

          • E mais mimimi.

            Gozado, a maioria dos que reclamam que a Petrobrás “os roubou” (haja paciência!) são aqueles que compraram ações na alta, logo depois da mega capitalização. Colocaram o FGTS na Petrobrás a 50 paus e agora se dizem “roubados”.

            É bem possível que vc tenha feito o mesmo. É burro o suficiente pra isso.

            Qto aos dividendos, não é uma questão de “respeitar o mercado”. É uma questão POLÍTICA. A direção da empresa DECIDE quanto será destinado a investimentos, quanto se destinará às reservas e o quanto será distribuído.

            A SABESP escolheu não investir.

            A captação de água em outros mananciais TALVEZ não tivesse resolvido a situação. Mas a teria MELHORADO. Muito! E o governo teria feito a sua parte. Afinal, eles estão sendo avisados DESDE 1998!

            A decisão de “confiar em São Pedro” foi MUITO mais grave do que vc pensa. Apostaram e perderam. E qual o valor das apostas? Os dividendos.

            Quer dizer, já que tenho que desenhar pra vc não distorcer desonestamente, o problema não foi distribuir QUALQUER dividendo, mas ter priorizado a distribuição em vez dos necessários investimentos.

            Vc DIZ que esses investimentos se faz com dinheiro captado, mas isso só quando não se tem a capacidade de investir diretamente. Pq é ESTUPIDEZ, por mais barato que seja o capital, pagá-lo quando não se precisa fazê-lo.

            Mas estou vendo que vc tem um pé na SEITA chamada libertarianismo, com toda a sua coleção de dogmas, montanhas de falácias e nenhuma inteligência, visando apenas o próprio bolso. Eu já desconfiava, mas agora tenho certeza.

            Sabia que era estupidez demais prum cara só. Agora, vejo que vc teve ajuda.

            Afinal, milhões irão sofrer, e mesmo MORRER, e vc vem defender a distribuição de dividendos como uma prioridade. Coisa de libertário mesmo. Fala de “responsabilidade” com os investidores, acima da responsabilidade com os consumidores.

            Típico.

            O resto do que vc escreveu é mimimi, proselitismo politiqueiro. E, como tal, será devidamente ignorada.

          • mais ou menos, mais ou menos

            Colega, com juros em alta, qq investimento bancado pelo BNDES por exemplo, foi um bom negócio no BR inteiro..

            ..vide a FARRA que houve, a explosão em PARTE da divida publica BRUTA, com o Estado capitando em SELIC e repassando em TR (ou menos até), e cobrando a diferença do contribuinte (e hoje correndo o risco de não receber dos Eike da vida), claro ..fora que há a carência ..parte da grana entra e depois vc começa a pagar.

            A SABESP pegaria dinheiro barato e obteria o retorno da sua atividade monopolizada

            Distribuir dividendos não deve ser tido como condição política (é aí que nosso raciocínio primitivo peca), mas sim TAMBÉM como respeito para com o acionista ..é isso que temos que desmistificar e aprender

            O Acionista corre o risco, acredita no país, confia ..melhor que muito “bolbo bolseiro” que vive atrás de uma assistência

            ..ele não pode ser dado como vilão na história ..A melhor forma de se distribuir riqueza duma Nação é através do mercado de capitais aonde PIÃO vira patrão (melhor que imposto sobre herança e/ou fortuna que é arrecado por um Estado corrupto e pesado, pra depois repassar só uma pequena parcela ao necessitado, não sem antes encher as burras de muito Marajá) ..e penso que isso um dia iremos aprender (ou isso, ou muitas CVRDs ainda iremos perder)

            ..mas pra isso há que PUNIRMOS conselhos de empresas GOLPISTAS, maus administradores (como foi o caso da Petroleira com DILMA ..de Malan e Ellen Grace com Eike), há que tratarmos as estatais com seriedade, cobrarmos produtividade e eficiência

            ..admitirmos SIM a possibilidade do Estado disputar mercado e LUCRAR de forma salutar em mercados oligopolizados ou em parcerias, substituindo imposto regressivo por dividendos ..mas um dia, um dia quem sabe ??!!

            ademais, nem todos os investimentos que deveriam ser feitos em SP caberiam à Sabesp ..ela não é dona da terra dos mananciais por ex, é concessionária ..tem mais isso na parada ..teria que haver todo um processo pro negócio ficar com ela

            Repito a pergunta colega, aonde vc mora ? Vc sabe do potencia das águas do Rio Tiete (no interior leva o nome de Rio Bonito), Pinheiro e Billings ? sabe o crime que ali esta sendo cometido há décadas ? ali sim penso que a critica é séria, o resto, o resto pra mim são falácias ..ou cobrança de quem no poder, não faria muito diferença, qual seja, em vez de antecipar o caos em 3 ou 4 anos com um racionamento, preferir acreditar nas probabilidades e em São Pedro. Aliás, como fez o ONS tb)

          • Rocamboli, vc enrola, enrola e cai na mesma bobagem libertária: o acionista primeiro, segundo e terceiro. E o resto é resto.

            Começa que sequer deveriam ter aberto o capital da SABESP. O resultado é ESSE que vc tenta, desesperadamente, defender se agarrando a farrapos de argumentos vazios.

            A decisão foi política SIM. E pode ter a mais plena certeza que muito desses dividendos retornaram ao ninho como doações de campanha. Esse dinheiro poderia e DEVERIA ter sido usado, PRIMEIRO, pra garantir a segurança dos cidadãos e, SE SOBRASSE ALGUMA COISA, aí sim ser distribuído. A SABESP é uma empresa que exerce um serviço público – coisa que vcs libertários não conseguem entender o que significa, pois possuem uma viseira ideológica que só os deixa ver o próprio benefício.

            Foi uma negociata, vendendo a saúde e a segurança dos cidadãos. Vc se preocupa, como todo libertário, com o bolso primeiro – os impostos que o Estado Malvadão cobra de vc.

            E não é questão de achar que o acionista é “bandido” na história. Eles, afinal, não indicam o Presidente da SABESP. O verdadeiro vilão é o seu querido picolé, que ESCOLHEU ignorar todos os avisos (vai ver ele se informou com vc, o expert experto em todas as expertezas) e priorizar o lucro dos acionistas.

            Não interessa onde moro, Rocamboli. Não faz a MENOR diferença pra essa questão. Vc só quer tergiversar, mudar de assunto, ENROLAR pra desculpar o seu amadíssimo picolé e malhar a Dilma.

            É o seu MO. E vc acha que engana alguém com algo tão ridiculamente transparente, caraca! Não tem UM post que critique o picolé ou qualquer coisa que não seja a Dilma que vc não mude de assunto completamente e enfie Petrobrás ou qualquer outro assunto anti-petista da moda no meio.

            Por isso que NINGUÉM TE SUPORTA. São comentários que versam sobre dezenas de assuntos completamente desconexos entre si e que nada tem a ver com o tópico, e de forma dogmática, pretensiosa e leviana. Sequer é um diálogo, nem um discurso, mas uma verdadeira pregação de suas certezas absolutas – mais uma marca dos libertários.

            Como aqui, por exemplo, onde falamos da SABESP e vc sobe no púlpito pra falar da PETROBRÁS!

            Ah, cansei. Não tenho paciência pra lidar com libertários. Pessoas vão morrer por causa da sede e vcs só se preocupam em receber mais dividendos e pagar menos impostos.

          • Coisas da Vovó Bananelli (a que tem um desejo íntimo de ser a vovó da chapeuzinho vermelha e ser comida pelo lobo mau).

        • “Pior foram os desperdícios tipo a Abreu e Lima que saltou de US$$ 2 bi pra US$ 8 BILHÕES (assustando até o chavito que pulou fora)”

          E vc sabe por quê? Ô sabidão…

          • errei, desculpa, de US$ 2 pra US$ 18 bilhões

            maldito teclado ..ahh sim, vai ver que foi por caus de um canil “bem planejado”, mas mal executado

          • Resposta:

            Tem isso:

            “Esclarecimento: As projeções iniciais de custos da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) referiam-se a um projeto em fase inicial de avaliação, cujo grau de definição permitia estimativas apenas preliminares em relação a custos de infraestrutura, demandas ambientais, integração entre unidades e extramuros. O maior grau de definição e detalhamento, incorporado a fatores como otimização de escopo, ajustes cambiais e aquecimento de mercado, entre outros, fez com que o valor do investimento tivesse um incremento com a evolução do projeto. Diversos fatores contribuíram para as variações de prazo, entre eles a necessidade de realização, em alguns casos, de novos processos licitatórios devido a preços excessivos. Outros fatores importantes foram greves, condições ambientais e construção de infraestrutura para acesso ao local da obra. Hoje, a RNEST já alcançou 70% de execução física em suas obras e o início de operação ocorrerá em novembro de 2014, com investimento previsto de US$ 17 bilhões, prazo e custo estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2012-2016. Ainda há pleitos em discussão com as empresas contratadas que somam US$ 3 bilhões. –

            See more at: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/03/13/seminario-do-psdb-esclarecimento-a-imprensa/#sthash.fjhkcKYB.dpuf

            Tem o mensalão pernambucano, com envolvimento PSB/PSDB.

            Tem a venina:

            https://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/164341/Algoz-de-Gra%C3%A7a-Venina-fez-aditivos-milion%C3%A1rios.htm

            Pode ter mais coisas? Claro que pode. Pode ter coisa envolvendo o PT e demais partidos, construtoras principalmente. Pode ser que o valor tenha que ser este mesmo. A refinaria tem previsão de produzir entre 230 mil bpd e 500 mil pdb. Já começou a funcionar.

            Se houver algo de errado, que se puna. Agora, vcs ainda são donos do maior caso de corrupção do país, a privataria tucana, que roubou mais de U$ 100 bi na época, fora as outras coisas.

          • vcs quem cara pálida ?

            desculpe, de US$ 2 pra US$ 18 bilhões ..NUNCA !!!!

            vc pode até tentar explicar, mas jamais conseguirá JUSTIFICAR

  • O curioso disso tudo é que na SABESP a presidente também chama-se DILMA que tem o sobrenome Pena. Taí com que segredo o PIG engana os incautos, tentado igualar o governador “nariz grande” à PRESIDENTA DILMA ROUSELF. Perceberam?

  • infelizmente essa sera a realidade daqui pra frente não só aqui em são paulo como em todo os estados do sul e sudeste e centro oeste,isso tudo e culpa do povo e do governo um apoiando o outro, daqui a alguns anos isso ira parecer o filme eu sou a lenda (will Smith) deserto…só lamento pela raca humana ser tao egoísta com sua própria casa que e o brasil…vergonha de ser brasileiro por saber que a pessoas que destroem tudo o que de mais importante que temos no nosso pais…a natureza…

  • Há uns dois dias o William Waack anunciou que no seu programa seria discutido o problema da água em São Paulo – esta foi a chamada explícita do programa. Foi uma manipulação VERGONHOSA, embora esperada vinda de quem veio. O programa passou 2/3 falando do apagão, responsabilizando a Dilma. Foi uma coisa tão notória que no final um dos entrevistados (deve ser do instituto Millenium, como sempre), falou, “bem, vamos abordar a questão da água em são paulo…”. Não sei quem ainda pode duvidar que a mídia vive dando golpe

  • Edu, parabéns pelos posts sobre a crise hídrica de SP, tocou na ferida exposta da mídia que a mesma agora tenta jogar pro governo federal.

    A matéria da Falha e o gráfico da mesma é fraudulento, é criminoso, um jornal desses em outros país com regulação da mídia receberia processo ou algo do tipo porque eles estão omitindo fatos da população ignorando que a crise hídrica não será disputa política quando se tornar real. A Falha vai ficar esperneando quando a água acabar em SP?

    Os reservatórios de vários estados ou os principais não são volume morto, tendem a recuperar a capacidade alta quando ocorrer as chuvas deste ano, o sistema Cantareira é quem está em colapso, mesmo que caia um dilúvio, o sistema Cantareira está totalmente comprometido por anos, água podre, de má qualidade (o mato que cresceu apodrece a água que cair), empresas sairão de SP por conta disso e também haverá migração, poderá ter um impacto social e econômico inédito em SP e não no resto do país (apesar da crise que poderá provocar a queda do PIB por conta da crise de SP provocada pelos desmandos tucanos blindados pela mídia criminosa do país).

    Eu posso estar sendo duro mas sou realmente cético se parte das pessoas, por mais alucinadas que estejam com o PT por conta da propaganda desses jornais, não tem ideia da canalhice do Alckmin e do PSDB, a impressão que se tem de longe (quem não mora em SP) é que esse pessoal que tenta defender o tucano sabendo do colapso só pode ser cretino ou cúmplice disso aí. É uma situação bizarra, é como se esse pessoal (uma parte de SP) quisesse pagar pra ver achando que quem mostra a situação real está sendo alarmista.

    Agora, a culpa da mídia jogar essa lambança do Alckmin na Dilma é da própria que ao invés de fazer política, discursar, politizar (papel de presidente é esse e não ser “gerentão”, burocrata) e seguir com o diálogo que teve na campanha de 2014, ela se encastela em Brasília e fica de “cara amarrada” sem rebater nada, sem criar mecanismos que rebatam isso, querendo poupar uma briga com o Alckmin por ser pautada pela mídia com medo do Aécio e desses tucanos. Seria hora dela demarcar terreno e colocar o guizo no Alckmin (provável candidato tucano em 2018) pra ele sucumbir politicamente, mas ela faz cara de paisagem e o máximo que podemos fazer é justamente desmentir a mentira do PIG mas não tem como mudar a imagem que ela mesma está criando em torno dela com essa postura de silêncio que soa como uma postura arrogante, prepotente, fora que não é uma postura de estadista (não gosto de fazer essas críticas a ela mas é papel da esquerda séria criticar os erros de fato do governo, e não os que a mídia inventa, e essa postura de castelo dela, a mesma de 2010 que levou à crise de 2013 é algo surreal depois do castigo que pagamos em 2014 pra derrotar a tucanocracia com a mídia e agentes externos atacando ao extremo).

    • Aliás, surfando na onda da inércia da Dilma (e vc tem toda a razão ao apontar o verdadeiro papel de um Presidente, diga-se), já tem gente do governo de SP “sugerindo” planos pra enfrentar a “crise energética”, assumindo – ou melhor, exigindo – que haja um racionamento, transferindo por completo o foco da crise real pra imaginária.

      Isso é politicagem, mas é discurso político mesmo assim. Eles estão fazendo isso, enquanto a Dilma fica calada e, pior, ainda dá carta branca pro Ministro da Economia, em vez de estabelecer, CLARA e PUBLICAMENTE, os limites aceitáveis, pra acalmar a população e os movimentos sociais.

      A Dilma está, realmente, colocando os pés pelas mãos ao se isolar dessa forma. A realidade é moldada pela percepção, e esta é definida pela mídia. E o que a mídia está dizendo da Dilma sem que ela reaja vai custar MUITO caro a ela no futuro. É o que vai ficar como “verdade”.

  • Como eu já disse inúmeras vezes, os canalhas da mídia, apostando na imbecilidade e no fanatismo reacionário de uma classe média ignorante e imbecilizada, tentam, de forma cínica, misturar situações contrárias para criar uma confusão mental capaz de resultar numa compreensão completamente distorcida da realidade, que também sustenta-se pela censura a fatos concretos cujo conhecimento desmascararia o golpe midiático. Vamos a essas situações e fatos : a primeira situação é a de que NÃO HÁ A MENOR POSSIBILIDADE DE RACIONAMENTO DE ENERGIA NO BRASIL E QUE, DESESPERADA POR ESSA CERTEZA E POR SABER QUE O ÚNICO RACIONAMENTO REAL QUE O PAÍS VIVEU OCORREU NO DESGOVERNO DO PSDB(FHC), A MÍDIA TENTA HÁ VÁRIOS ANOS CONFUNDIR A POPULAÇÃO, CHAMANDO DE “RACIONAMENTO”; QUE É A FALTA DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SUFICIENTE PARA ATENDER O CONSUMO, A QUALQUER FALHA PONTUAL NA TRANSMISSÃO DE ENERGIA. Essa falta de produção de energia necessária para atender o consumo, que obrigaria o país a uma racionamento, não ocorrerá devido a fatos importantíssimos, cujo conhecimento é censurado pela mídia, que impede os brasileiros de serem informados sobre eles. São fatos como o de que nos Governos de Lula e Dilma investiu-se na produção de energia, com a construção de novas usinas hidrelétricas, térmicas e recentemente eólicas; como também ampliou-se a rede de transmissão, que passou a ser nacional, interligando todo o país e permitindo que a energia produzida em uma região, no Norte por exemplo, abasteça qualquer parte do Brasil, por exemplo um estado localizado no extremo oposto, na Região Sul. Nada disso havia no desgoverno FHC(PSDB), que não construiu uma única usina, e ainda descapitalizou o Caixa das que existiam para acusá-las posteriormente de ineficientes e deficitárias e justificar sua privatização; como também não construiu um centímetro em linhas de transmissão, que não eram interligadas nacionalmente durante o desgoverno do PSDB. Além do que, outro fato censurado pela mídia, Lula criou a EPE(empresa de Planejamento Energético), destinada a planejar o setor elétrico, prevendo antecipadamente a necessidade de novas usinas e redes de transmissão. Mais um fato : é mentira dizer que a queda do nível dos reservatórios levaria a um racionamento, pois além de haver a interligação, que permite que uma região seca receba energia produzida pelos reservatórios das hidrelétricas de uma região que está recebendo chuvas, o planejamento do Sistema criado por Lula permitiu o surgimento das chamadas “usinas de reservas”, um grupo de usinas térmicas, que passam boa parte do ano desligadas, voltando a ser ativadas quando no período de secas(por sinal, a ativação de algumas delas já foi mencionada pelo Ministro das Minas e Energia), esse últimos também dois fatos que a mídia não informa à Sociedade. Desse modo, conhecendo esses fatos e com uma pequena dose de raciocínio, vemos que A diferença entre os dois modelos de administração do setor elétrico, e da Economia em geral, É QUE NOS GOVERNOS DO PT A AÇÃO DO ESTADO, COMO PLANEJADOR, INDUTOR E REGULADOR DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS É ESTIMULADA, SENDO O PLANEJAMENTO E A AÇÃO ESTATAL, PRINCIPALMENTE NA INFRAESTRUTURA, FUNDAMENTAIS E INDISPENSÁVEIS PARA SUA CONSTRUÇÃO E FUNCIONAMENTO. JÁ NO DESGOVERNO DO PSDB, O MODELO NEOLIBERAL SEGUIDO DETERMINA EXATAMENTE O OPOSTO, OU SEJA, A ANULAÇÃO DO PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA E A SUBMISSÃO DESTA E DOS INTERESSES COLETIVOS AO DESEJOS DO MERCADO(OU SEJA, DOS DETENTORES DO CAPITAL, EMPRESÁRIOS E BANCOS). Isso explica a falta de planejamento e investimento no setor elétrico, como também sua privatização. Do mesmo modo que explica a TRAGÉDIA QUE VIVE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO PAULO, ESTE SIM JÁ VITIMADO POR UM RACIONAMENTO(OU SEJA, O SEGUNDO RACIONAMENTO QUE OCORRE NO BRASIL É NOVAMENTE RESULTADO DA INCOMPETÊNCIA E DESUMANIDADE DO PSDB E DO SEU MODELO NEOLIBERAL), QUE, COMO NA ENERGIA ELÉTRICA, HÁ 20 ANOS NÃO INVESTE NA EXPANSÃO DA REDE DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA E NEM NA AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO, PREFERINDO ARMAZENAR OS LUCROS DA SABESP PARA ASSIM VALORIZAR AS AÇÕES DA COMPANHIA E ENRIQUECER OS DETENTORES DESSES TÍTULOS, LANÇADOS NA BOLSA DE NOVA IORQUE E EM SUA MAIORIA NAS MÃOS DE CAPITALISTAS E BANQUEIROS ESTADUNIDENSES, QUE NEM SEQUER SABEM APONTAR SÃO PAULO NO MAPA, MAS SEM DÚVIDA CONSIDERAM A SABESP MUITO “EFICIENTE”, UMA VEZ QUE SUAS AÇÕES VALORIZAM-SE DIARIAMENTE ÀS CUSTAS DO NÃO INVESTIMENTO NA REDE DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E DO RACIONAMENTO DE ÁGUA QUE ATINGE OS PAULISTAS. Essa é a diferença entre os dois modelos, é por isso que já há racionamento de água em São Paulo e nunca haverá racionamento de energia no Brasil. Porque em São Paulo, como no Brasil no tempo de Fernando Henrique Cardoso, não se investiu na expansão da rede de produção(no caso da água, armazenamento)e nem na de distribuição. Ou seja, não existe água suficiente para a população e nem mesmo consegue-se atender todo o mundo com a rede de distribuição atual. Não existem “reservatórios de reserva”; nem foram construídas novas redes de distribuição que pudessem trazer água de outras reservas de água ainda não interligadas ao Sistema. É ESSA DIFERENÇA QUE OS BARÕES DA MÍDIA TENTAM ESCONDER, MISTURANDO TUDO EM UM MESMO SACO DE GATOS, PORQUE EXPLICÁ-LA SIGNIFICA EXTERNAR A DIFERENÇA ENTRE PT E PSDB, QUE É A DIFERENÇA ENTRE DOIS MODELOS ECONÔMICOS, DIFERENÇA RACIONAL, MÉTRICA, QUE PODE SER COMPROVADA EM DADOS, NÚMEROS E FATOS; E NÃO A TOLA EXPOSIÇÃO DE PRECONCEITOS E BOBAGENS PSEUDOMORALISTAS USADAS POR QUEM QUER IMBECILIZAR A POLÍTICA(E O FAZ CONTRA TODOS OS GOVERNOS TRABALHISTAS DESDE VARGAS)PORQUE SABE QUE SE USASSE A RAZÃO, CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA REALIZAR-SE A CONDIÇÃO HUMANA)SERIA DESMASCARADO E DERROTADO FLAGRANTEMENTE. No entanto, a mídia age assim desde Vargas, como já dito, e não mudará essa estratégia que é a única para a sobrevivência da classe dominante e do status quo excludente cuja perpetuação ela deseja, como também não muda a leniência dos Governos Trabalhistas, atualmente o PT, que pouco ou nada fizeram para retirar o controla de opinião e da informação das mãos de uma oligarquia(ou monopólio). Até quando, considerando-se o quadro atual em que esse monopólio já transformou o Brasil num país semi-fascista, essa omissão irá manter-se?

  • Edu, mudando de assunto: hoje o Boechat falou de manhã na Band que os problemas que a Sra. Marta Suplicy cita sempre foram os mesmos e questionou por que ela não reclamava quando estava participando diretamente do poder? Ele disse que ela comeu do mesmo bolo até se empanzinar e agora talvez não tenha recebido mais um “naco” desejado e resolveu reclamar…. Comentário sensato em meio algumas abobrinhas que o Boechat fala!

  • Fora de Pauta

    Publicado por Fernando Brito no TIJOLAÇO

    O “exército islâmico” dos Estados Unidos, OU COMO O IMPÉRIO APOIA A CRUELDADE

    26 de janeiro de 2015 | 13:32 Autor: Fernando BritoFonte: http://tijolaco.com.br/blog/?p=24405

    saudita

    Recebo, do meu velho professor Nílson Lage, um interessante resumo das práticas do governo da Arábia Saudita, maior aliado (militar, inclusive) dos EUA no Oriente Médio.

    Apenas sete pontos, que não causam escândalo na mídia mundial.

    Todos práticas oficiais do Rei Abdullah, pranteado pelo Ocidente como grande governante.

    1. Nada de eleições, nada de partidos, nada de oposição.

    2. Decapitação, amputação de membros ou chicoteamento público de acusados de crimes, “infiéis” ou opositores políticos e religiosos.

    3. Nepotismo oficial, com bons empregos e renda garantidos para os 7.000 parentes da dinastia Saud.

    4.O poder passa de pai para filho ou de irmão para irmão e as brigas de família levaram até a uma revolta de sobrinho e um assassinato real “familiar”.

    5. A tortura é legal, na polícia e na Justiça. Tanto que, em 2013, um homem foi condenado a ficar paraplégico como punição.

    6. 5. As mulheres não têm direitos, até pouco tempo eram “legalmente” espancadas e até dirigir um automóvel lhes é proibido.

    7. Financia, nas palavras de ninguém menos que Hillary Clinton, o terrorismo internacional: “Al Qaeda, Taleban, LeT [o grupo Lashkar-e-Taiba, sediado no Paquistão] e outros grupos terroristas”, disse ela.

    Alguma diferença com o “Estado Islâmico” que os EUA e a Europa bombardeiam, literalmente, nas areias da Síria?

    Só o fato de serem os melhores amigos dos EUA.

  • Caro Eduardo Guimarães, acho que a comunicação do Governo Federal junto à população é deveras ineficiente. A dita grande mídia, diuturnamente vende a ideia do apagão que até agora não chegou e que tenho certeza, não virá. A turma do quanto pior melhor (PSDB/DEM/PPS/PSB/PIG) vive dizendo à população que o País está quebrado e sem rumo. Na época do “eficientíssimo” Fernando Henrique, o País não viu uma obra que fosse feito com cimento (concreto), pelo contrário, vimos foi nosso patrimônio indo para as profundas (P 36) e outras maldades mais (Privataria Tucana). Só o parque eólico (energia oriunda do vento) implantado por Lula/Dilma supera em muito tudo que foi feito durante os 08(oito) anos de martírio tucano.

    • Sr. Dárcio, acredito que não há crescimento econômico, tanto no Brasil quanto no resto do mundo (PIB chinês foi reduzido em mais de 60%). Na Alemanha o crescimento foi praticamente nulo (PIB próximo de zero), saliento que a crise é mundial e que com a retomada da economia americana, as coisas tendem a melhorar para os Países em desenvolvimento. Porem não estamos discutindo crescimento econômico e sim as mentiras do PIG sobre a crise energética.

  • Caro Eduardo Guimarães, levando a coisa para o lado do humor (negro), os químicos de São Paulo, conseguiram a proeza de mudar a fórmula da água do tradicional H2O, para H45O, ou seja, “AGUA EM PÓ”.

    • Não é bem “água em pó” que o senador Menino do Rio adora, mas o que os tucanos vem fazendo em São Paulo ainda vai dar no que o Aecioporto Never adora: pó royal!

      O Picolé de Chuchu não diz que há racionamento de água, ele diz que pode ser obrigado a fazer um rodízio de água devido aos problemas de má gestão do Governo Federal (!), o senador Menino do Rio prefere outro rodízio: de pó royal.

  • Edu,

    o apagão da informação, e a seca da verdade, são muito mais evidentes, e já se fazem sentir há muito tempo. Nestes anos de desserviço, o pig transformou sua audiência em otários estúpidos, a ponto de prescindir de toda e qualquer coerência, na maior cara dura.

    São concessões que navegam neste mar de cegueira em céu de brigadeiro, sem as autoridades tomarem qualquer providência, nem sequer exigir o pagamento de impostos devidos. Isto sim, é responsabilidade do governo federal, e neste aspecto, são até mais deletérios que a falta dágua imposta pelos tucanos em Sampa.

    E isto pode? O direito do cidadão à informação, como fica? Não está na constituição?

  • Despencam as ações da SABESP, mas o PIG só fala da Petrobras.

    Está no Blog do Zé Dirceu

    Blog do Zé Dirceu: Ações da Sabesp despencam, mídia fica quietinha

    publicado em 26 de janeiro de 2015 às 19:52

    Ações da SABESP despencam. E a nossa mídia fica quietinha…

    por Equipe do Blog do Zé Dirceu

    Impressionam, como sempre – apesar de nada mudar nesse campo!!! – os dois pesos e duas medidas da nossa velha mídia. Quando se trata de queda das ações da Petrobras, manchetes, o foguetório e a torcida contra a estatal que já conhecemos… Mas, quando é a vez da SABESP, uma discrição total e absoluta. Nesse último caso o silêncio é ensurdecedor!

    Hoje, porém, no Valor, o assunto teve de vir à tona. Na 6ª feira passada, a desvalorização das ações na estatal paulista chegou a 12%, representando a maior queda em um único dia, desde outubro de 2008. Foi também a maior baixa do Ibovespa naquele dia.Manchete de 1ª página de todos os jornalões, como fazem com a queda das ações da Petrobras? Nenhuma.

    Para vocês terem uma ideia de a quantas andam as ações da SABESP, em um ano elas caíram 42% e apenas nos primeiros 23 dias deste janeiro desvalorizaram 21%. A situação, definitivamente, não está para peixe na empresa mista de abastecimento de água do Estado, que os governos tucanos privatizaram parcialmente disponibilizando suas ações em bolsa.

    Outra empresa que está sofrendo desvalorização é a COPASA de Minas que registrou perda de 15%, após o alerta mais do que necessário do governo Fernando Pimentel sobre a necessidade do racionamento a partir de abril. Postura transparente, clara para com a população mineira, , aliás, completamente oposta ao que vemos em São Paulo.

    Como anunciaram os dirigentes da estatal mineira de água, na última semana (leiam mais), o Reservatório Serra Azul está operando com cerca de 5% já no volume morto. Obra e mérito de 12 anos de tucanato no poder em Minas, ao longo dos governos Aécio Neves (2002-2010) e Antônio Anastasia (2011-2014).

    Mas, parece não ser muito importante para a nossa mídia aquilo que os governos tucanos deixaram de fazer em Minas ou em São Paulo, tampouco a queda das ações que são fruto direto da inoperância e má gestão deles. O que importa para a nossa mídia são as ações da Petrobras e, se possível, alastrar o pânico geral para que elas caiam um pouco mais.

    • A diferença é que as ações da Sabesp despencaram por falta de chuva enquanto as ações da Petrobras despencaram por ladroeira e corrupção…
      Um dia a chuva vai voltar, os reservatórios vão encher (vai demorar) e as ações da Sabesp vão voltar a subir…
      Quanto à Petrobras…

      Blog do Zé Dirceu heim? Por acaso esse senhor não foi um dos condenados a prisão por corrupção? Que credibilidade tem esse blog diante da grande mídia?

      • Mais um MIDIOTA, ou seja, mais um manipulado pela desinformação da grande mídia. Bebe água (quando tem) com fezes e metais pesados e defende quem o jogou nessa situação.
        Só digo uma coisa: se fossem abertas ações da Petrobrás com uso de FGTS, faria o mesmo que o George Soros e compraria agora mesmo. A PETROBRÁS se tornou a maior produtora mundial de petróleo do mundo entre as empresas de capital aberto. E por cima, por ter se endividado com investimentos pesados, ainda terá muito pré-sal para explorar e crescer, a menos que caia nas mãos “da privataria”. Agora pergunte para alguém com 2 neurônios no mínimo se fariam a mesma coisa hoje com a SABESP, essa empresa para fornecimento de águas que não tem água porque não investiu, apesar de saber, há 10 anos, que faltaria água? Ah, a SABESP é uma empresa idônea, sem ingerências políticas, sem corruptos e ladrões – é piada, você acredita nisso?
        Ademais o Zé Dirceu não foi proibido de se expressar, embora o desejo de seus adversários (incluindo a grande mídia) fosse calá-lo.
        Para finalizar uma frase de Joseph Pulitzer , o do prêmio máximo do jornalismo: “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”

      • Que moral tem alguém que ‘acredita’ que ZD foi condenado por corrupção pra falar de credibilidade?

        “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.
        Ministra Rosa Weber….

        Precisa desenhar?

      • O “midiota” em questão ignora que obras hídricas são realizadas desde o Império Romano.

        Engraçado como esses iluminados acreditam piamente que irão convencer alguém papagaiando o que a grande mídia diz.

  • Enquanto nada for feito para barrar as manobras da globo e de seus seguidores para destruir o governo Dilma ,continuaremos a assistir cada vez mais mentiras ,distorção dos fatos , autoridades pagas para dizer que a globo deseja. O silêncio de Dilma contribui para isso e está incomodando seus eleitores . Será que ainda verei uma presidenta falando ao povo? . Mudou o ocupante da cadeira, mas na comunicação parece que tudo ficará como antes.

  • Você acredita que há racionamento de luz? E de água? Qual você sente? Sinceramente, Sr. Eduardo? o que eu sinto é que votei em um projeto e quem ganhou e está sendo aplicado é o outro. Que falte agua, luz, e o escambau, só não falte coerencia. Os caras estam destroçando o País e um piu, um piu da Presidenta não se escuta. Hoje é 27/01 e nem na foto se ver. Será que ela se arrependeu, como diz o Ricardo lá no Balaio?

Deixe uma resposta