2017 foi bom; o golpe foi DESMASCARADO

Análise, Destaque, Reportagem, Todos os posts

Vale uma reflexão sobre 2017. Ainda que muitos achem que foi um ano ruim, se olharmos direito veremos que foi um ano tão histórico quanto 2016 – que, por sua vez, foi ano de golpe de Estado no Brasil –, só que, em vez de um ano ruim, foi um bom ano.

Esta é uma breve respectiva do Blog da Cidadania sobre 2017.

Há muito o que dizer sobre o ano que finda, mas voltemos o olhar, rapidamente, para 2016. Esse, sim, foi um péssimo ano porque foi o auge dos golpistas.

Senão, vejamos:

1 – o ano começou com o ex-presidente Lula sendo levado pela Polícia Federal para depor à força no Aeroporto de Congonhas.

2 – no começo de 2016, Lula perdia até para Aécio Neves nas pesquisas sobre a sucessão presidencial de 2018.

3 – Em abril de 2016, a Câmara dos deputados afasta Dilma Rousseff e, em agosto, o Senado confirma a decisão e Michel Temer vira presidente da República efetivo, anunciando que tomará medidas impopulares porque assumia o poder mergulhado na impopularidade.

4 – nas eleições municipais, o PT sofreu uma derrota fragorosa. Foi a primeira vez que o partido deixou de crescer exponencialmente em um ano eleitoral desde que foi criado.

Feito o retrospecto de 2016, vamos ao de 2017.

Sim, pode-se dizer que foi um ano ruim porque o brasileiro perdeu direitos enquanto o futuro ficava mais sombrio à medida que Temer adotava medidas para agradar o empresariado.

Pode-se destacar:

1 – a regulamentação da Terceirização

2 – a reforma trabalhista

3 – o teto de gastos da Previdência

Foi ruim? Foi. E não foi só. O salário mínimo deixou de ser corrigido, as demissões de milhares de trabalhadores para serem recontratados sob salários mais baixos e com menos direitos disparou

Porém, tudo isso acabou sendo bom para o país…

“Ficou louco, Eduardo?”, você perguntará. Não, não estou louco. Foi muito bom para o país porque o fez acordar.

Foi aí que as pessoas começaram a perceber por que Dilma foi derrubada sob a desculpa das tais “pedaladas”, que o atual governo vem reproduzindo sem que nenhum dos pilantras que acusaram Dilma diga um A.

As “reformas” nada mais são do que um processo imoral de tirar do pobre para dar ao rico.

Outros fatores que contribuíram para o despertar da população foi a delação de Joesley e Wesley Batista, da JBS. Graças a eles, os golpistas foram desmascarados.

O Simbolismo contido no desmascaramento do moralismo dos sócios no consórcio golpista que derrubou Dilma Rousseff fez Lula e Dilma se erguerem.

Hoje, Lula é o mais forte candidato à presidência da República e pesquisas mostram que seu poder de transferência de votos, se não puder concorrer, nunca foi tão alto.

— rejeição lula moro

Já Dilma, pesquisa recém-publicada mostra que a sociedade se arrependeu de apoiar ou ao menos condescender com o seu impeachment e acha que o governo dela era melhor que o de Temer.

Como se vê, 2017 não foi tão ruim assim. Na verdade foi um ano excelente olhando para o futuro, porque foi um ano de aprendizado democrático. O povo aprendeu como é ruim ser governado pela direita. E quem era o verdadeiro bandido da história.

*

Assista, abaixo, a reportagem em vídeo. Em seguida, peço que você leia a mensagem do Blog aos Leitores

 

MENSAGEM AOS LEITORES 

Os leitores financiaram o novo site. Está modernizado. Implantamos sistema de notificações de leitores, sistema de comentários à prova de fascistas e muito mais virá. Porém, precisamos de sua ajuda. O site tem agora uma pequena equipe para pagar e custos com seu jornalismo. Há várias formas de assinar o Blog da Cidadania.

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE AQUI

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE AQUI

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA [email protected]

Com seu apoio, vamos continuar melhorando o site e nos prepararemos melhor para a guerra eleitoral de 2018

*

VEJA COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES QUANDO O BLOG PUBLICAR NOVO POST ACIONE O SININHO 

 

 

  • Juliano Santos

    Edu, como acompanho o blog desde sempre, sou testemunha de que voce vem fazendo os melhores prognósticos de cenários políticos, mesmo incluindo os que se auto-denominam “analista político”.
    Principalmente a partir das tais “jornadas de junho” voce tem acertado praticamente tudo, principalmente em relação ao sentimento popular. És um vidente? Claro que não, és apenas dono de um raciocínio lógico implacável. Enquanto a maioria dos “analistas” do pig exercem o “whishful thinking”. Por isso a despeito de tudo, sinto um certo otimismo, pelo menos, não estou descrente e resignado. Voce disse que o povo vai exigir a volta da esquerda, com ou sem Lula. É isso que está se desenhando no horizonte, apesar da chamada apatia do povão. É bom a elite não contar com isso como uma lei inquestionável.
    Eduzão, camarada, vamos precisar de voce mais do que nunca em 2018. Se cuida aí!

    • Romanelli

      povo ..cadê o povo ? acorda colega ..voto em urna eletrônica inauditável não é arma, é distração

      ..pelo que já se sabe, as malas de 500 a 51 milhões, as gravações de VIVA VOZ ..pelos desmontes legislativos e golpes do judiciário dados mais aos progressistas ..pelo que os executivos de SP, capital e Brasil já fazem (desmonte e aumento de preços e tarifas exorbitantes) ..pelo Estado comatoso do RN, RS e RJ (por exemplo) esse povo com que SONHAS já devia ter dado as caras ..ele não vem

      Entenda, é a CLASSE MÉDIA que vai (e foi) pras ruas (em 2013 pela ressaca da falta dum governo como o de LULA) ..CLASSE MÉDIA que foi desmerecida e ridicularizada por muito “progreÇista”

      ..a mídia e as notícias são dadas pra ela ..ela que se revolta e VOTA (pobre é migrante, justifica ou nem isso) ..o povo ainda é MANSO e ta quieto nas suas favelas e palafitas ao som de Malandra do emPOleiramento da Anitta ..nem MST ou MTST, centrais sindicais apareceram, e se aparecerem não têm a força alguma que dizem que tem

      a sociedade brasileira esta dormindo em berço esplendido ..e se resolver se revoltar nas urnas a turma da TOGA e do coturno acabam com a festa rapidinho

      que coisa ..tem gente que pensa que por aqui corre o sangue dum Argtentino

      https://www.youtube.com/watch?v=aSwZrawXojo

      • Juliano Santos

        Caro Romanelli, eu pessoalmente tendo mais aos pessimismo do que o contrário. Muito me irrita essa “cordialidade” do brasileiro. Também sou mais o “sangue quente” do argentino, venezuelano, e a despeito de admirar Lula, talvez o Brasil precisasse de uma Cristina ou de um Chávez.
        Apenas rendo-me ao otimismo do Edu, que é baseado em lógica, embora é claro tem que ter um pouco de fé. Suas previsões tem se realizado, na maioria das vezes. Essa de que o povo vai exigir a volta de Lula, veja bem, com ou sem fraude eleitoral, contradiz o mito da passividade do brasileiro. Aguardemos. E se é para escolher entre o otimismo lógico do Edu ou o “realismo” fatalista do Romanelli, não tenho dúvidas, já escolhi o primeiro e vou até o fim, venha o que vier.

  • Atineli

    Sempre é bom acordar para a realidade. O mais importante foi que a verdade se impôs diante de tanta mentira descarada. Contudo isso ainda é pouco pois pudemos também ver como a própria esquerda é covarde e alienada, além de ser cooptada e dominada pelo discurso da direita. Enfim, o Brasil mostrou sua cara conservadora de uma classe média vil, violenta, egoísta e muito ignorante. A capacidade para a reflexão e a prática do debate político plural e embasado precisa ainda ser pauta para todos nós. O embate deve se dar em 2018 e devemos todos continuar a debater e a valorizar a importância da política para a vida cidadã. Ainda não confio em muitas lideranças de esquerda e devemos nos ater à gravidade do momento.

    • Romanelli

      Se a vdd tivesse se imposto o impostor do Bolssonaro não tava caminhando pra ter 25% do eleitorado e LULA já tinha reconquistado os 80% que já teve de aprovação

      • Atineli

        A verdade continua dependente das ideologias. Bolsonaro representa uma boa parcela da população que sempre existiu e sempre existirá. É uma parcela mais fundamentalista do conservadorismo brasileiro que permeia tanto a esquerda quanto a direita. Você achar que uma pessoa com valores conservadores descubra a verdade progressista da esquerda não parece ser algo muito realista. A direita se lixa para valores de igualdade e de cidadania, assim devemos lutar para impor o contraponto dessa ideologia sem esperar a adesão de fascistas pois fascistas são fascistas, não aprendem com fatos e argumentos embasados.

  • Jimmy Cricket

    ● Nada como um dia após o outro com uma noite pelo meio. A dor ainda é a melhor forma de aprendizado. “Não enfie o grampo na tomada, meu filho. Dá choque…” O monstrinho enfia e… Tchum! Aí corre aos berros para o colinho da mamãe.
    O povo se comporta frequentemente como uma criança. Não adianta avisá-lo que vai fazer cagada. Ele TEM que cagar e aí fica que nem criança mesmo, se refocilando na merda até vomitar. Duro é limpar o povo cagado e arrependido. Foi assim com Getúlio e foi assim com o Collor e com o FH-Gá.
    Eu só me surpreendo é a facilidade com que o povo é levado pelo nariz. Também, pudera! Entupido de novela, futebol e carnaval, ele quase sempre pensa com a bunda em primeira instância e demora para identificar seus verdadeiros inimigos. Mas aí é soda!
    Não tem nada, não. Dez meses passam rápido, mormente na quadra da vida em que estou. Até lá, vou continuar observando as cagadas dessa quadrilha que usurpou o governo. E tirando o sarro…

  • Marcos Omag

    E, agora, começa a aparecer a montanha de sujeira que a famigerada “Operação Lava-Jato” tentou esconder a respeito do seu próprio funcionamento. A ação entre amigos que enriquece entorno de procuradores, o benefício financeiro pessoal do “imparcial” de Curitiba com a participação da “patroa” no “mercado de delações”. E, ainda mais escabrosa, a corrupção que, segundo Tácla Durán, corre solta nos fedentinosos acordos de delação premiada. Mesmo com o silêncio cúmplice da mídia, o desastre econômico e social do Golpe, a intocabilidade do Golpista-Mor e do Pó Pará mesmo com as provas irrefutáveis das malas de dinheiro em contraste com a perseguição implacável a Lula, mesmo sem uma única prova contra ele estão fazendo com que a população veja a “Lava-Jato” como ela é: uma gigantesca farsa.

  • Romanelli

    Tenha santa paciência..
    O golpe esta em pleno andamento e ganhando forças
    ..setores inteiros continuam sendo destruídos, adquiridos ou leiloados a estrangeiros
    Nossas Instituições destroçadas, NUAS e sem ter nenhum tapa vergonha por perto
    O presidente LULA nunca esteve tão perto da cadeia e o Poder Judiciário do ABSOLUTISMO completo
    As perspectivas mais recentes pro país gravitam entre alternativas SOMBRIAS (tipo Bolssonaro, Alckimin ou Marina) ou PATÉTICAS (o resto ..já que sonhar com Manuela ainda é delírio)
    ..e você me vem com este otimismo infantil ??! ..a lá José Dirceu, querendo drenar leite de pedra
    ..2017 teria sido bom apenas pros que apostam no “SE pior melhor no LP”
    EU ainda acho que o capitalismo (que já não é o do tempo de Max) não vai acabar (mas se transformar até com a colaboração dos chineses) e que no LP todos estaremos mortos

    ..e sobre o BRASIL ..bem, este, com a colaboração dos ignorantes e teimosos, autoritários e EGOÍSTAS de todos os lados, vai continuar caminhando em direção a um papel secundário e medíocre, que foi o que as Nações mais poderosas nos reservaram ..um provedor de recursos finitos e naturais

    FELIZ ano velho pra todos

    • Romanelli

      e não é que o Suassuna pensa o mesmo que eu ..já que não é de hoje que EU elegi Steven Spielberg como o MAIOR americano de todos os tempos

      http://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-ariano-suassuna-explica-diferenca-entre-o-brasil-real-e-o-brasil-oficial/

    • Juliano Santos

      O brasileiro é politicamente débil? Sim. Tem uma quase infinita capacidade de se resignar? É fato. E quando não o faz vira assaltante e coisa que o valha? É o que vemos
      No entanto a realidade não se submete a vaticínios. Por mais embasados que sejam. A direita está indo com muita sede ao pote. Está contando que a passividade do povão não tem limite. Será? Pode ser, ou não. Estou com o Edu e não abro.

  • Mauro

    A direita é muito burra, mas tem o poder econômico ao seu lado.

  • Mauro

    Para quem ainda não entendeu:
    Filósofo demonstra as falácias de Moro à Luz da lógica.
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/esmael-filosofo-demonstra-como-a-condenacao-de-lula-foi-baseada-em-inconsistencias-logicas.html

  • Robson