Caso Lula: Brasil é intimado a obedecer a ONU

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Pela segunda vez, os mais renomados juristas do mundo se dirigem ao governo brasileiro em causa do ex-presidente Lula. Escreveram carta a Michel Temer e aos 11 ministros do STF afirmando que o Brasil tem obrigação legal de cumprir a decisão da ONU que favorece a candidatura do ex-presidente. Se o Brasil não cumprir o acordo, começará a sofrer sanções.

Em 9 de agosto, dez dos mais renomados juristas internacionais, de diversos países, escreveram carta à presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, apontando vícios graves do processo contra Lula e cerceamento de seu direito de defensa.

Disseram os juristas, preliminarmente:

Em seguida, elencaram pontos obscuros do processo contra Lula

Assinaram o documento os seguintes signatários

Agora, em 23 de janeiro, os mesmos juristas internacionais enviaram uma segunda carta. Desta vez, ao presidente Michel Temer e aos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal.

Resumindo, na carta desta quinta-feira, 23 de agosto, os mesmos juristas signatários da carta anterior dizem o seguinte:

Por fim, os  juristas mundialmente reconhecidos informam que cópia da carta que Temer está recebendo também foi enviada a várias outras autoridades brasileiras e pedem respeito à decisão da ONU.

Como se vê, a pressão mundial não para de aumentar. E o Brasil não conseguirá continuar ignorando a revolta da comunidade internacional contra o arbítrio no Brasil. Para que se possa mensurar a gravidade da situação, pela primeira vez as eleições brasileiras serão acompanhadas por uma missão da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Além disso, diz ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper, após visita a Lula, declarou:

“Peço que a ONU envie uma comissão para verificar o cumprimento da liminar concedida a Lula. Ele está sendo perseguido judicialmente. É um preso político e deve ser liberado, para voltar a lutar pela democracia e por país de inclusão social”

O Brasil – ou seja, todos nós – colheremos frutos amargos por décadas graças aos abusos de meia dúzia de juízes “pop stars” e de impérios de mídia como a Globo. Seremos excluídos de reuniões de cúpula e perderemos negócios e investimentos por conta da crise democrática no Brasil. O consolo é que os bolsomínions da vida perderão tanto quanto os que têm cérebro.

Confira a reportagem em vídeo