Bolsonaro faz apoio a Lula disparar no exterior

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Ao espalhar suas asneiras fora do Brasil, Bolsonaro eliminou de vez qualquer dúvida que pudesse haver quanto ao fato de ter havido um golpe de Estado por aqui e de Lula ser um preso político em seu próprio país. Com isso, explodiu a pressão internacional pela libertação do ex-presidente e pela volta do Brasil à democracia. Está chegando a hora.

Faz tempo que não há muita dúvida, entre a comunidade internacional, sobre o que foi que aconteceu no Brasil de 2016 para cá. Em fevereiro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu à rede de tevê alemã Deutche Welle uma entrevista que elimina qualquer dúvida sobre a situação interna em nosso país.

Na entrevista, FHC reconhece que, no exterior, sobretudo na Europa, a visão sobre o Brasil é a de que houve um golpe de Estado por aqui que tirou Dilma Rousseff do poder, prendeu Lula e colocou Bolsonaro na Presidência impedindo o ex-presidente petista de disputar a eleição

Eis as palavras textuais de FHC

— [Na Europa] Eles percebem a eleição no Brasil da seguinte maneira: houve um golpe para derrubar a Dilma e o Bolsonaro é a consecução disso, com um governo de direita e fascista.

Ponto.

Agora, porém, a percepção no exterior sobre a situação brasileira de ruptura democrática se consolida com as trapalhadas bolsonarianas nos Estados Unidos e em Israel, além das declarações espantosas dele e de seus auxiliares sobre a ditadura militar brasileira e o nazismo.

Poucos sabem, mas o Brasil deve a Bolsonaro uma exposição externa que poucas vezes teve. Isso graças às barbaridades do presidente do Brasil, que estão fazendo a alegria de chargistas do mundo inteiro.

Bolsonaro ficou mundialmente famoso, mas, como mostram as charges que estão se espalhando pelo planeta junto a notícias sobre as asnices, mentiras e deturpações históricas que ele vomita, não é uma fama positiva; está ficando famoso por sua truculência e sua estupidez.

Paralelamente a isso, no próximo domingo ocorrerão manifestações pela liberdade de Lula em vários países do mundo.

Em Roma, por exemplo, personalidades italianas se reuniram para pedir a libertação do ex-presidente.

Na França, o líder da esquerda francesa, Jean-Luc Mélenchon, publicou nota convocando manifestação em Paris no próximo domingo (7) pela liberdade de Lula.

Enquanto isso, fotos antigas de Lula alcançam valores estratosféricos no mercado de arte. Leilão realizado em São Paulo e João Pessoa, promovido por um grupo de 43 fotógrafos, arrecadou cerca de 623.900 reais com a venda de 50 fotografias da carreira política e da vida pessoal do ex-presidente.

Domingo, 7 de abril, Lula completa um ano preso. Amordaçado por um Judiciário acovardado ante a pressão dos militares para mantê-lo encarcerado, demonstra entusiasmo com o futuro e faz planos para resgatar os mais pobres e necessitados do abismo em que o golpe os atirou. Lula dará a volta por cima… E vai demorar menos do que pensam.

Confira a matéria em vídeo