Mês: setembro 2010
Roteiro de um filme velho
Comparem as manchetes da Folha de São Paulo de 29 com a de 30 de setembro, ambas noticiando as duas pesquisas Datafolha realizadas nesta semana. Depois, atentem para trecho do post publicado ontem no Blog da Cidadania sob o sugestivo título “Golpe da Pesquisa fracassará de novo”.
Só a política melhora uma nação
Engajamento político é exercício da cidadania e da democracia. Mais do que um direito, tomar partido, fazer opções políticas e defendê-las é um dever, ainda que facultativo. Apesar disso, é freqüente que aquele que assume as suas opções políticas e as defende com clareza seja acusado de ter interesses pessoais ou até escusos.
Golpe da pesquisa fracassará de novo
Como Dilma abriu uma vantagem enorme sobre os adversários com o início do horário eleitoral, seria preciso muito mais adesão do eleitorado à campanha difamatória que ela sofreu da imprensa tucana para que a sua vitória já no primeiro turno não ocorresse.
O viço da minha Flor
Não sei se acredito em milagres. Leitores mais antigos sabem que tenho fé – não religião, mas fé, o que é muito diferente. Todavia, acho que nunca acreditei realmente em milagres. Sobretudo para mim ou para os meus. Achava que se o Ser Superior em que acredito tivesse que conceder um prodígio a alguém, não deveria ser para nós em um mundo em que há sofrimentos tão mais intensos.
Dilma ‘passa o rodo’ em Marina na TV
Marina cobrou Dilma por ter acontecido, em sua gestão na Casa Civil, alguma coisa que não poderia acontecer sem o seu conhecimento. Fez clara insinuação sobre a honra daquela que foi sua colega no governo por anos a fio. Foi nesse momento, creio eu, que Dilma ganhou o debate.
Resposta aos Barões da Imprensa paulista
Dois dos maiores jornais do país tomaram uma decisão que, quando a história deste período for contada, explicará a decadência em que mergulharam aqueles que serão lembrados como “barões da imprensa”. Em 26 de setembro de 2010, os periódicos anunciaram, em editoriais, as suas respectivas posições políticas, ambas de confronto com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Haverá uma última bala de prata?
Apesar de ser praticamente impossível encontrar um eleitor de Dilma, de Serra, de Marina, de algum candidato nanico – ou até de ninguém – que tenha a mínima dúvida de que a revista Veja, a Folha de São Paulo, a Globo ou até o Estado de São Paulo lançarão um último “escândalo” contra Dilma no undécimo momento da campanha eleitoral, tenho lá minhas dúvidas de que ocorrerá.
Diretor do Datafolha contesta o Blog
Recebo e-mail do diretor do Datafolha, Mauro Paulino, contestando informações que veiculei neste blog sobre declarações dele relativas ao instituto de pesquisas da Folha de São Paulo. O título da mensagem: “A difícil arte de ser honesto”.
A ‘invasão’ dos sem-mídia
O pequeno auditório (150 cadeiras) do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo não deu nem para um terço dos que compareceram para protestar contra o golpismo midiático. Havia pelo menos umas 300 pessoas, ali. A maioria teve que ficar em pé. No corredor que dava acesso ao auditório uma fila que se estendia até a rua, onde centenas de outras pessoas ouviam os discursos, aplaudiam e gritavam palavras de apoio ao que ouviam de lá de dentro.
Apóie o Ato Público contra o golpismo midiático
Os que participaremos do ato público de hoje contra o golpismo midiático jamais dissemos uma só palavra de ameaça à liberdade de expressão. A maioria de nós é composta por pessoas que, de uma forma ou de outra, bem sabem o preço que o país pagou durante um período em que não havia liberdade de imprensa ou de qualquer outro tipo de expressão do pensamento.