Dilma caminha para a “invencibilidade” eleitoral

Análise

 

Ao contrário da leitura que a mídia e até analistas independentes fizeram das recentes pesquisas Ibope e Datafolha sobre a sucessão presidencial, há um coquetel de fatos que sugere que a presidente Dilma Rousseff pode estar caminhando para uma quase “invencibilidade” eleitoral neste ano.

Há que explicar, porém, que essa condição favorável à presidente decorre menos de sua força do que da fraqueza de seus adversários e do desarmamento de uma espécie de “bomba atômica” eleitoral com a qual esses adversários, à direita e à esquerda, contavam para fragilizar sua candidatura.

Antes de tratar dos adversários de Dilma, porém, tratemos da “bomba atômica” em questão.

Como o leitor já pode ter adivinhado, refiro-me aos protestos contra a Copa do Mundo. As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no fim da semana passada surpreenderam pelo enorme apoio que o evento ainda tem no país apesar dos protestos e de uma desinformação que, aliás, o governo não combate, no âmbito da continuidade de sua fraca estratégia comunicacional.

Há anos que os brasileiros vêm sendo bombardeados com más notícias sobre a realização da Copa de 2014 no país. E, do ano passado para cá, esse bombardeio aumentou exponencialmente graças à colaboração dos protestos de rua. Aliás, de janeiro para cá esses protestos e o noticiário negativo atingiram o paroxismo.

Obras atrasadas que a mídia garante que não ficarão prontas a tempo, valorização midiática de declarações negativas de expoentes da Fifa sobre a organização do evento, alegações falsas sobre os recursos da Copa estarem sendo subtraídos dos orçamentos da Saúde, da Educação etc. Com tudo isso, o apoio à realização da Copa no Brasil ainda é imenso.

É espantoso.

Nesse contexto, vale comentar a discrepância entre as pesquisas Datafolha e Ibope recém-divulgadas. Na primeira, o apoio dos brasileiros ao evento teria caído para 52%; na segunda, esse apoio seria hoje de 58%. Vale notar, aliás, os seis pontos percentuais que separam as duas pesquisas. Isso devido ao mau histórico do Datafolha em anos eleitorais…

Seja como for, o apoio à realização da Copa em nosso país ainda é imenso. Mas não é só. O fato mais positivo para Dilma é a desmoralização não só dos protestos contra o evento, mas dos protestos em geral, dado que o Datafolha detectou na ampla pesquisa que divulgou sobre o apoio ao governo, sobre a corrida eleitoral e sobre a aprovação da Copa e dos protestos.

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada na última segunda-feira (24), atualmente só 52% dos brasileiros são favoráveis a protestos em geral, seja contra o que for. Esse apoio já foi de 81%, ao final de junho do ano passado. Mas é sobre os protestos contra a Copa que a população se mostra mais contrária: 63% dos entrevistados são contra e só 32% são a favor.

Dessa maneira, a principal arma da mídia, de Aécio Neves, de Eduardo Campos e de Marina Silva para desgastar Dilma perdeu a força. A violência desses protestos contra a Copa, por mais mal que esteja causando ao país, está ajudando a presidente por desmoralizá-los.

O Datafolha também pesquisou dado cujo resultado comprova o interesse que os candidatos de oposição têm nos protestos contra a Copa. Entre os simpatizantes de Eduardo Campos 59% apoiam esses protestos, entre os simpatizantes de Aécio Neves o apoio é de 58% e entre os simpatizantes de Marina Silva, 63%.

Ou seja: os simpatizantes dos candidatos de oposição estão na contramão do resto do país, que repudia protestos contra a Copa na proporção de 63%.

A “bomba atômica” eleitoral contra Dilma, pois, está praticamente desarmada. E a possibilidade de ser rearmada é pequena.

O movimento #NaoVaiTerCopa e os partidos políticos por trás desse movimento dificilmente deixarão de usar a estratégia black bloc porque sem ela os protestos seriam ignorados. Algumas centenas de pessoas ficariam gritando para ninguém, o que não produziria maiores efeitos eleitorais.

Com a continuidade da violência nesses protestos a rejeição a eles deve subir ainda mais. Isso sem dizer que o envolvimento de partidos na organização desse tipo de ações que tanto vêm revoltando o país vai se tornar cada vez mais evidente, produzindo um efeito político inverso ao pretendido pelos autores dessa jogada político-eleitoral.

Ora, a estratégia black bloc é o que está matando o apoio a protestos de todos os tipos no país. Aliás, essa estratégia está fazendo a sociedade exigir providências das autoridades para coibir esses protestos.

Sem essa “bomba atômica” eleitoral, a situação dos adversários de Dilma piora muito. Apesar de a mídia ter destacado uma estagnação da melhora da aprovação do governo ou uma piora quase dentro da margem de erro, Aécio Neves e Eduardo Campos estão muito mal na foto.

No caso de Aécio e do PSDB os escândalos envolvendo esse partido em São Paulo e, sobretudo, a situação do agora ex-deputado Eduardo Azeredo, correligionário próximo do pré-candidato tucano, produzem falta de condições de esse grupo político conseguir da sociedade confiança para “mudanças” que dizem que estaria querendo.

Aliás, o péssimo desempenho do governo do PSDB em São Paulo, envolvido em sucessivos escândalos referentes a trens e metrô, desautorizam Aécio a se apresentar como o arauto de “mudanças”.

No caso de Eduardo Campos, o oportunismo de seu partido ao deixar a base de apoio a Dilma só às portas da sucessão presidencial após ter ficado ao lado do PT ao longo de todo o governo Lula e de quase todo o primeiro governo Dilma, dispensa maiores comentários.

Quanto a Marina Silva, seu filme se queimou inapelavelmente com o adesismo a Campos e com a rejeição da criação de seu partido.

Sim, a situação piorou para Dilma de meados do ano passado para cá. Não está recuperando a aprovação de que desfrutava antes das “jornadas de junho”. Mas, diante dos adversários pífios que estão postos, suas condições de se reeleger, seja no primeiro turno ou no segundo, são imensas. Beirando a “invencibilidade”.

108 comments

  • Como assim, Eduardo Campos não pode deixar a base aliada do governo pra se candidatar a presidência que é “oportunismo “?
    Suas análises políticas são toscas e patéticas. Chegam as raias do ridículo.
    Só mesmo teus baba-ovos PeTistas pra te adular.

    E não cante vitória antes do tempo. Até a eleição ainda tem muita coisa pra acontecer.

    • Sua estupidez o cega. Onde foi que leu que Eduardo Campos “não pode deixar a base aliada do governo”? Poder ele pode, mas que é oportunismo, é. Se tem tantas críticas ao governo, porque permaneceu nele por mais de dez anos e esperou só o finzinho pra romper? Oportunismo claro. Evidente. Ele não chega a lugar nenhum. Aliás, já aderiu a Aécio. Aí, danou-se. Vai trocar o lado vencedor pelo perdedor. Após a eleição voltará para Dilma com o rabo entre as pernas.

      • Finzinho?????? Ora essa mas tu não disse que a mensalleira é invencível????? e quanto ao campos voltar com o rabo(..), isso será algo de dubio sentido ou vice versa pois se Dilma não tiver o PSB na base não aprova quase nada, mas pra isso e em caso de emergencia tem o mensalão que pelo que se sabe agora se converteu em cargos e pastas.

      • “Se tem tantas críticas ao governo, porque permaneceu nele por mais de dez anos e esperou só o finzinho pra romper?” Claro que é oportunismo, é o mesmo motivo que leva o pt a ser aliado das oligarquias que antes combatia tanto.

        • Sua comparação está furada.

          O PT aliou-se a muitos partidos para formar o governo e manter a governabilidade. Foi isso que permitiu ao partido implementar sua política de combate à pobreza e valorização dos trabalhadores.

          No caso, foram esses partidos que você está citando que se aliaram ao PT. O discurso e a prática política são do PT, mesmo que em alguns pontos ele não consiga implementar as mudanças com a velocidade que queria.

          Já o Eduardo Campos aderiu mesmo ao PSDB. Ele aderiu ao discurso do PSDB e passou a apresentar posições neoliberais, opostas ao projeto político do qual fazia parte até o dia em que resolveu sair candidato.

          Se for eleito, ele vai ter que compor com os mesmos partidos que você está criticando e aos quais estava ele também aliado, quando no governo.

          O Aécio também terá que compor com ele. Hoje os tucanos xingam o Renan Calheiros, mas no governo FHC ele foi ministro da justiça. Digo isso só para mostrar a incoerência dessa escumalha.

        • As oligarquias q vc fala se aliaram ao projeto do PT o que é diferente. O PT não se aliou a essas oligarquias. É o inverso do que ocorre com o DUDU hoje. Aliás ele tem origem no movimento de esquerda como o PT(ele é neto de Arraes lembra? e assim se elegeu) ou seja, traiu suas proprias convicções por questões de OPORTUNISMO.

      • O pt injetou em pernambuco? Pelo que sei o investimento federal vem dos impostos que todo o povo paga. E nesse país a concentração da arrecadação é em 70% para o governo federal, então, nada mais justo que isso retorne como investimento.

        • Caro Leandro,

          Concordo com você quando aponta que “Pelo que sei o investimento federal vem dos impostos que todo o povo paga.”. Seu erro, entretanto, é considerar que todo governante segue unicamente por essa lógica republicana e, aí sim, Dilma, Lula, ou “O PT”, como queiram, fizeram opção clara e tem diferenças sim! A quantidade de recursos direcionada ao Norte/Nordeste como um todo supera muito governos anteriores (o que FHC fazia, por exemplo?), com clara lógica de auxilio na superação de diferenças regionais decorrentes de décadas de descaso.
          Quanto à tal “concentração de recursos no Governo Federal”, o que falar então dos Governos Estaduais? Peque, por exemplo, o de São Paulo: o quanto, na verdade, ele retorna como auxílio aos municípios em comparação com o que arrecada/possui no orçamento próprio? Tenha certeza que é bem menor do que o Governo Federal repassa …

    • A questão não é sair da base do governo para se candidatar a questão é dizer que está tudo errado no governo. Como está tudo errado? só agora ele viu que estava tudo errado? Até poderia sair e se candidatar e isto seria justo, mas não criticando o governo, talvez sujerindo melhoras que foi como ele começou para depois passar a criticar tudo.

    • Denis de Oliveira, faça uma viagem no tempo: 2002, Eduardo Campos apoiava Lula e atacava os adversários de Lula; 2006, candidato a governador, Eduardo Campos era aliado ao PT, fez aliança com o PT, defendia, ferozmente, o governo Lula e atacava, ferozmente, os seus atuais “amigos”; 2010, Eduardo Campos, candidato à reeleição, faz aliança com o PT, endeusa Lula e Dilma e ataca, ferozmente, seus atuais “amigos”; 2014, Eduardo Campos, candidato a Presidente, ataca Dilma e defende, ferozmente, seus atuais “amigos”. O que voce acha de Eduardo Campos??? Faça uma pesquisa sobre o que aconteceu a Pernambuco, no governo de Eduardo Campos, durante a parceria com Lula e Dilma???? Depois, com todo o cinismo e canalhice do mundo, vem dizer que os frequentadores deste blog são baba-ovos??? Quero ver, pago para ver, o palanque, deste traidor. Quero ver, pago para ver, eduardo campos, bob freire, jarbas vasconcelos, sergio guerra, no mesmo palanque, ATACANDO DILMA, LULA E O PT. E nós somos os baba-ovos!!!!! Voce aha que vão enganar a quem???? Depois, vão dizer que o povo nrdestino é ignorante. Quem são as verdadeiras bestas ignorantes????

    • Olha o bobalhão (aposto que é paulistano), preso no trânsito porque o PSDB nunca investiu em metrô na região metropolitana, chamando os outros de patético.

      Olha o bobalhão no engarrafamento, espumando de ódio contra o Lula, e acreditando na pureza do Geraldo, o “éteco”…

    • Escutei essa mesma frase em 2002, 2006 e 2010… E o que aconteceu foi a vitória de Lula e de Dilma.

      Pode até ser que isso não ocorra desta vez, não sou de contar com o ovo no PSDB da galinha, mas tem que acontecer uma coisa muito imprevisível e improvável para inverter uma vantagem dessas.

      E como o Marco Coimbra disse, os oposicionistas perderam um tempo precioso. Eles precisavam desesperadamente crescer neste final de 2013 e início de 2014, mas cairam.

      O que torna o fato imprevisível mais improvável ainda.

      Sonhe enquanto pode…

    • O Dudu fez toldo tipo de jogo sujo, agora fiou de vez na lama, virou caudatário dos tucanos que por sua vez mostra sua tendência irrecuperável para acorrupção: Metrô, trens metropolitanos, Siemens, Alston, Rodoanel em São Paulo; Lista de Furnas e Mensalão tucano mineiro, tudo em Mg. sob a parceria e complacência do Aético e seus parceiros do HeliPÒptero.

  • Parabéns, Edu, mais uma análise muito boa.

    Realmente parece que a estratégia da oposição começa a falhar. Onde está o povão nestes protestos atuais? Não existe, se tornaram movimentos de minorias extremistas.

    Se na primeira vez ainda havia algo de legítimo, estes protestos atuais se repetem como farsa.

    O tempo de TV da Dilma vai ser algo de massacrante e ela tem muito o que mostrar!

    O discurso da oposição é hipócrita e fajuto, dificilmente convencerá quem já não está convencido.

    Aécio propõe uma volta ao passado, que só eles acreditam que foi bom para a população, só eles!

    Eduardo? É uma candidatura fabricada, sintética, sem real base nos fatos. Até por isto se deu tão bem com a Marina, que é uma coisa de outra dimensão, nem parece viver no mesmo mundo que a gente.

    A oposição apostava (e ainda aposta) quase todas as suas fichas nos protestos, mas é aquela coisa, foram com muita sede ao pote, e isto fez com que as coisas ficassem mais claras, o interesse político na desestabilização ficou explícito. Protestos deste tipo têm força quando vêm de forma real e legítima da população, mas quando são forçados e fabricados, perdem quase toda a energia.

    Mas, é o que restou para eles, então, ainda assim, vão tentar infernizar e desgastar o governo o máximo possível com o tema Copa, enquanto isto, esquecem de apresentar ao povo seus planos de governo, se é que têm algum. E na hora de votar, isto não é apenas um detalhe, é fundamental.

    • Eduardo, concordo com você: a oposição é ridícula. O governo pode vencer não por seus méritos, mas por que a oposição não tem nada a oferecer.

      1) Eduardo se vez sobre a grana do PT. Os governos Lula e Dilma injetaram um numerário estrondoso em Pernambuco. Eduardo, a meu ver, saiu cedo da base governista.

      2) Aécio procura construir uma candidatura sobre FHC. Que tristeza!

      3) Marina provou sua incompetência, ao não dar contar de fazer uma coisa bem mais simples do que governar o Brasil: criar um partido.

      Três zeros à esquerda. Desse jeito, sobre o governo. Fazer o que?

      • Ninguém no PT está trabalhando com a perspectiva de fechar a eleição no primeiro turno. A imprensa sempre vai dar um golpe para forçar o segundo turno.

        Melhor assim, Lula percebeu bem em 2006 e 2010 que o segundo turno é bom para consolidar uma base de apoio que fortalece o presidente eleito início do seu mandato.

        Nós, simpatizantes sem relação orgânica com o partido é que gostamos de jogar essa historinha de não vai “ter segundo turno” para dar um troco ao pessoalzinho (bem zinho mesmo, uns gatos pingados) do “não vai ter Copa”… Mas é só zoação.

        Quem contar com salto alto ou clima de já ganhou por parte do PT tá lascado. O PT faz campanha com grande profissionalismo e a militância está motivada, unida e com gana de conquistar um grande resultado nesta eleição.

  • Caro Edu, aquilo que você chama de ‘bomba atômica’ e que eu chamo de caminho da roça do golpismo que era as ações orquestradas de desestabilização de governos democráticos ora em atuação na Venezuela e bem sucedida na Ucrânia consistia na maior preocupação para Dilma e o Brasil.

    Essas ações que nada tem de espontânea e são bem pensadas com atores mais e outros menos cônscios de seus papeis representava a única forma de desalojar o PT do poder central já que pela via democrática é muito difícil.

    Por obra do destino a morte do cinegrafista abalou a credibilidade do movimento e afastou por ora a estratégia que estava em gestação, a manipulação da mídia já está provado não tem força para influenciar as eleições a ponto de eleger um candidato de oposição.

    Não se pode cantar vitória antes do tempo até para evitar o salto alto mas as perspectivas de sucesso da reeleição da presidenta Dilma são bem consistentes e só uma catástrofe pode afastar esse prognóstico.

    • É verdade Selminha, a morte do cinegrafista, foi o golpe de misericórdia. O povo já estava repudiando esses quebra quebra, depois do incêndio do fusca e da morte do cinegrafista, se tornou abominável, indigesto. O povo brasileiro é bem consciente dos fatos.

  • Dilma Roussef 2014! Não queremos desemprego! Não queremos recessão! Não queremos globo no poder do Brasil! Não queremos banqueiros e industriais no poder do Brasil! Dilma 2014! Só ela tem programas! Apesar de necessárias mudanças estruturais em várias áreas, e a construção de um congresso forte com gente corajosa!

    • Também não quero, mas lamento de informar, que a globo já está no poder. Domina o STF, influencia bem o congresso e inibi e chantageia o executivo. Acha pouco?

      • Marcos…

        Não sei se a Globo domina o STF, mas sei que o Ministro Luis Roberto Barroso destruiu a tese de crime por formação de quadrilha simplesmente demonstrando tecnicamente que o STF aumentou a dosimetria desse crime para fugir da prescrição dos mesmos.

        Traduzindo:

        Não há crime por formação de quadrilha

        Mas gostaria muito que alguém me explicasse como podem existir os outros crimes sem que houvesse a formação de quadrilha.

        Está parecendo que tiraram a escada e o pintor ficou suspenso pela brocha.

        • Outra coisa que eu queria muito saber, é para quem foram destinados os recursos do “mensalão”, quem recebeu, quais os nomes dos beneficiados? Alguém sabe? Se não existirem esses nomes, como é que fica? Ajuda ai gente!

  • Éh Edu,

    só espero que esses dados que você aponta não criem prepotência e mais leniência ainda nessa área de comunicação social do governo, que é pífia, e que deveria tirar a bunda da cadeira e agir mostrando, entre outras coisas, os benefícios da Copa do Mundo e desmontando a farsa apocalíptica que a mídia e a oposição tentam empurrar para a sociedade.

    Eu fico inconformado, por exemplo, quando uma rodovia federal totalmente recuperada e mantida e não vejo nenhuma placa informativa de que é obra do governo federal, o que é perfeitamente lícito, fazendo com que “espertinhos” se aproveitam da desinformação e tirem vantagem disso.

    Quando toma porrada de todo lado e não faz, por exemplo, “um 24 horas da polícia federal”!

    Quem apanha quieto é mulher de malandro!

        • Nao concordo que todo politico ‘e oportunista para mim 99,9% sao oportunistas sao tudo farinha do mesmo saco desde 2002 eu anulo meu voto e faco campanha para isso.

      • Mas nem todos são vira-casaca.

        O que é um vira-casaca? É aquele cara que joga em um time, defendendo certas causas e de repente, por sua conveniência pessoal, muda diametralmente o discurso, passando a defender o time adversário com a mesma facilidade que troca de camisa.

        Todo político é oportunista, mas em medidas diferentes. A questão do Eduardo Campos não é ter sído candidato. Tanto o governo quanto o PT sempre admititu seu direito legítimo à candidatar-se. Mas daí a aliar-se com o adversário político, que tanto o atacou e combateu e assumir o discurso OPOSTO ao que falava meses atrás, há uma grande diferença.

        Eduardo Campos não montou uma candidatura independente e nem construiu um discurso alternativo. Ele simplesmente saiu das fileiras populares e aderiru com tudo ao discurso neoliberal dos tucanos, aliando-se com eles e usando os métodos deles. Isso é ser um vira-casaca.

        • Entrevista de Brizola ao Roda-Viva em 1994: “Lula é a espuma da História, ele não entrou em águas mais profundas. Lula está dentro do sistema, sua mente está dentro do sistema econômico (como do FHC), só que Lula veio de baixo e FHC de cima. Eles estão se acotovelando – as duas equipes – para executar o mesmo programa neoliberal”. Não poderia ser mais certeiro!

  • excesso de confiança pode dar resultado como no futebol costuma ocorrer.
    Tenho pra mim que é preciso: 1-uma grande, inovadora proposta administrativa, em item especifico, alem de marcaçao cerrada no Tse.

  • E tem mais um fator que ninguém está dandop destaque: Dilma terá palanques fortíssimos em SP, RJ, MG, PR e RS, em todos os estados haverá candidatos dpo PT com real chance de vitória. No RJ então, todos os candidatos estarão no palanque de Dilma. O Aécio vai ter que cair nos braços do César Maia, coitado. E o Eduardo Campos, qual o candidato ao governo mesmo? No momento, o Sirkis…
    Casmpos, sem palanques no S e SE e sem tempo na TV vai minguar…
    As análises do PIG são mera torcida que virarão desespero com as primeiras pesquisas pós Copa…
    Dilma vence no 1º turno e o PT elege 3 governadores no eixo SP/RJ/MG/PR e RS…Aposto em Padilha, Pimentel e Gleisi, no mínimo, com boas chances para o Lindinho do RJ e o Tarso no RS…
    Na BA vamos incomodar…
    E temos ainda o melhor cabo eleitoral, um tal de Lula, conhecem???
    Abs

  • Alguém sabe informar, se esse governo tem algum projeto, para a turma da terceira idade? Esse é um dos pontos fracos do governo! O Brasil, com o povo envelhecendo, e o governo fazendo cara de paisagem!

  • Prezado Eduardo.

    Concordo com sua análise mas acho que é essa invisibilidade é perigosa.
    O PT tem um medo brutal da mídia, principalmente da rede plim-plim.
    Cadê o DARF?

  • A pessoa que duvidar que tem o dedo, ou melhor, o braço da CIA nestes protestos, leiam o livro ” A Segunda Guerra Fria” do Luiz Alberto Moniz Bandeira. Claro que financia não só na América Latina, mas, principalmente no Oriente Médio e na Ásia. Chega a ser constrangedor.

  • Eduardo, você viu aquela imagem da Síria? A multidão faminta, suja e maltrapilha esperando comida. Os prédios destruídos. COISA PAVOROSA! É isso que esta direitalha quer para a Venezuela, para a Argentina, para Cuba e para o Brasil. Seria bom colocar no facebook. É isso que eles querem para o continente.

  • Ainda é cedo para cantar vitória. As noticias veiculadas pelas famiglias da comunicação chegam nos quatro cantos do país e não sabemos ainda o estrago que isso pode causar ao projeto de reeleição da presidenta. Não se esqueçam daquelas mensagens do fim do bolsa família. Aquilo foi um teste do que virá. A campanha suja de 2010 será fichinha perto do que farão agora em 2014.

  • A oposição e a Rede Globo são contra a Copa

    Resta a oposição e a Rede Globo apostarem no fracasso da Copa e à segunda irá trabalhar com certeza para que o Brasil seja derrotado na final.

    Claro que os patrocinadores da Copa já devem estar chiando com esta atitude dúbia da Rede de Televisão dos irmãos Marinho: querem a Copa para ganhar bilhões de reais com ela, mas a Dilma não pode ser beneficiada com o espetáculo que só vai ocorrer graças ao seu desempenho (desempenho da Dilma). E podem ter certeza absoluta: onde houver um manifestante contrário à Copa, haverá jornalistas da Rede Globo em cima dos tetos dos edifícios, nos telhados das casas, nos helicópteros e até mesmo no asfalto, neste último caso devidamente paramentado de black bloc e com a intenção de conduzir as manifestações, se possível.

    Mas a Rede Globo não é contra o quebra-quebra? – perguntará o leitor desatento e se lembrando do reboco de bosta adicionado à fachada da empresa durante uma das manifestações passadas.

    É e não é, caro leitor. Será contra se necessário for. A favor se os ventos mudarem de direção, na direção de um golpe. Com certeza eles já estão organizando a “vaia espontânea” que a Dilma deverá levar durante a abertura do evento, com o Papa ou sem o Papa ao lado dela.

    Mas a Dilma DEVERÁ ESTAR PRESENTE NA ABERTURA DA COPA, SIM, SENHORA!

    E com um olhar altivo de uma mulher cumpridora de seus deveres para com o povo brasileiro, aproveitar o momento das câmeras focadas em seu rosto e dirigir à plateia as seguintes palavras de congraçamento: “aos torcedores brasileiros presentes à abertura deste evento de extraordinária importância para aproximação entre os povos, aos que nos visitam querendo compartilhar conosco deste momento de glória para o Futebol Mundial, o nosso abraço fraterno e cordial e a benção do Brasileiro mais conhecido em todos os quadrantes da face da Terra, DEUS. Pelé, ao meu lado, envia também os seus votos de boas vindas e deseja lindas e disputadas partidas de futebol para aqueles que se encontram no aconchego de seus lares e para aqueles que se encontram desfrutando da beleza encantadora desse estádio escolhido para esta monumental abertura da Copa de 2014. Uma salva de palmas para todos nós”.

  • Sabe Gabriel,

    Outro dia vi um monte de gente (coxinhas) nas ruas da Vila Madalena, estavam de máscaras, acessórios e estandartes.

    Achei ser um protesto tipo #NÃOVAITERCOPA, #NÃOVAITERCARNAVAL, mas era CARNAVAL!!!!

    Acho que esqueceram dos hospitais e escolas que tanto pediam até então na rua em vez de copa e estádios.

    Não entendi porque parou….mentira É CARNAVAL!!!!

    Não vai ter copa, mas CARNAVAL….

    Tem dinheiro do governo nessa bagaça????

    Pois num parece afinal ninguém protesta…não seria coerente o faze-lo se é que o protesto é apolítico?

    Sei…sei..

  • Sou pernambucano e posso afirmar que o DEUS da politica mundial LULA é o maior exemplo pro mundo e com o apoio dele DILMA vai receber 100% dos votos dos votos, ogovernador do estado vai ser quem LULA E DILMA indicar eduardo campos só é aprovado pelo PIG pernambucano ou seja a imprensa commprada ele é odiado por todos os funcionários piblicos só não é pior que jarbas, aqui só da LULA e DILMA e em todo o nordeste no ceará ninguem quer ouvir falar dele que se aliou ao psdb tríra é pouco nordestino que tem sangue de revolução não gosta de homem sem palavra e que abandona companheiro é DILMA reeleita em 1º turno já.

  • Acho admirável a atitude de Dilma em aguardar o momento certo de abrir o confronto contra a imprensa miserável que temos.
    Ela parece Sir Winston Leonard Spencer Churchil que agia no momento certo com toda a determinação.
    Não havia e nem há por que antecipar o que o povo, pelo voto, vai fazer, ou seja, fazer com que o PIG quebre por inanição.
    Vejam o que está acontecendo: eles estão enviando e-mails para todo mundo oferecendo suas publicações a preço de banana. Seus jornais estão falidos.
    Resta, por exemplo, para suas redes de televisão, mesmo que contra gosto, faturar em cima da Copa do Mundo, então, entraram de cabeça numa campanha contra os coxinhas mascarados ou não, para que a Copa não seja um fracasso, pois seria seu próprio fracasso.
    O golpe midiático que criam ser possível de o povo se voltar contra Dilma não deu certo e agora ficaram dependurados no pincel, já que presidenta puxou a escada.
    Não tenho dúvidas poderíamos estar discutindo as eleições presidenciais de 2026. Explico: em 2014 ganha Dilma, em 2018 e 2022 elege-se Lula. Isso só não acontecerá se a dupla não quiser.

  • Edu, eu sou um troll vagabundo (mal) pago pra ficar escrevendo mentiras na internet porque não sei fazer outra coisa. Ah, meu nome é falso porque sou um covarde

    • Permita que te diga, você não é troll, não é vagabundo.
      Tamanha tua insignificância, você não é nada.
      Este espaço, deve ser aproveitado para troca de ideias, pontos de vista e informação. Acompanho o Blog a algum tempo, e o espaço é muito democrático.
      Respeito com o Blog, com os leitores do Blog. Isso é essencial.

  • Sei não. Tendo a concordar com você. Creio que até junho os pseudo-manifestantes táticos Black Blocs estarão identificados e serão visitados, em casa, pelo pessoal da Força Nacional. Como costuma proceder os agentes do Grande Irmão do Norte para os pseudo-manifestantes de lá.
    Mas temos o fator PMDB – o velho fator PMDB – como complicador, em especial o Sr. Eduardo Cunha.
    Há a velha tradição de rebeldia parlamentar no ar. Normal no penúltimo semestre do último ano de mandato. O PMDB é carne e unha com o PIG quando a matéria a fustigar o PT. A oposição está dentro do próprio Governo.
    Essa estabilidade da Presidenta nas pesquisas – combinada com a inação das candidaturas da oposição -cacifou mais a candidatura da Presidenta junto aos “aliados”, mas parcelo do PMDB não dá o braço a torcer, e ensaia ações contrárias ao interesse do Governo Federal na Câmara. Insatisfeitos com o bloqueio das emendas parlamentares e com a reforma ministerial – na verdade seria a inviabilização de comando de postos chave para arrecadar fundos para a campanha eleitoral – os Deputados Federais ficam fora de controle. Parcela do PMDB – insatisfeita também com as candidaturas do PT nos Estados – ainda vai tentar uma Convenção Extraordinária para embaraçar a aliança de Dilma com o Temer no plano federal.
    Esse é o embaraço da hora a ser encampado pelo PIG em conjunto com os “insatisfeitos” do Blocão. O PIG se excitou com o “Blocão”.
    As festas de Momo auxiliarão o Governo a fomentar o racha – no varejo – desse “Blocão”. O negócio agora e segurar o Black Blocs do PMDB agindo na Câmara. Segurar até o início de junho – até a Copa -, quando as candidaturas estarão definidas.
    Agora, se não chover na Serra da Cantareira, vai faltar chuchu em Sumpaulo. Em Minas a coisa estará feita pro Pimenta da Veiga. E no Rio de Janeiro o PMDB parece que será desalojado.
    As preocupações maiores, em breve, estarão nos Estados. Até junho esses movimentos regionais de montagem de palanques contaminará o cenário nacional.

  • Ah, Eduardo, que os anjos digam Amém!!

    Precisamos muito desta vitória. Creio que a luta ainda é grande. Não podemos nos descuidar um segundo.

    Vamos em frente. DILMA, reeleita!

  • Piora não! Embora as pesquisas da CNT e do Vox Populi, a qual, sairá na próxima semana, tenham detectado uma estagnação na recuperação da popularidade de Dilma, que estaria em 43% na primeira e 41% na segunda, o Datafolha mostra um crescimento dessa popularidade, que teria atingido 47%. Na Carta Capital desta semana, Maurício Dias tenta “justificar” essa suposta estagnação, segundo os dois institutos anteriores(Dias não cita o Datafolha, embora não possa afirmar que a pesquisa já fora divulgada quando da publicação do texto)por uma suposta “insatisfação” da população com a inflação(chega a usar até o termo “custo de vida”). QUE INFLAÇÃO, CARA PÁLIDA!? ADERINDO A UM VELHO JARGÃO MIDIÁTICO, DIAS ENCONTRA “CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO”. Afinal não se pode falar em “problema inflacionário”(tão impactante a ponto de atingir a popularidade da Presidenta)num país que há onze anos vem MANTENDO A INFLAÇÃO DENTRO DA META ESTABELECIDA PELA EQUIPE ECONÔMICA(“META” ESSA QUE JAMAIS, REPITO JAMAIS, FOI ATINGIDA NOS OITO ANOS DO DESGOVERNO FHC). E olha que estamos falando da tal “meta” herdada do receituário neo-liberal que vê a inflação como um mal em si(o que necessariamente não é verdade. Um pouco de inflação é natural e positivo numa Economia, já que representa um indutor da política de preços, dos investimentos e consequentemente dos salários, emprego e crescimento. Obviamente que dentro de limites toleráveis). Contudo, o neo-liberalismo vê a inflação como um perigo inquestionável, sem outra leitura possível de sua ação, e que precisa ser combatida e mantida em níveis mínimos(“níveis” esses retirados dos padrões das Economias dos países europeus e dos EUA, que estão num estágio evolutivo diferente da nossa), “níveis” que para serem atingidos obrigam o país a adotar medidas que estrangulam seu crescimento, como o corte de gastos públicos, os juros altos e o superávit primário(necessários para conter os preços e dar “garantias” de que o país satisfará seus “compromissos” externos. ou seja, encherá os bolsos dos Bancos estrangeiros), concretizando assim o receituário neo-liberal(aqui defendido pelo PSDB e pela mídia)que GARANTE AOS PAÍSES QUE O SEGUEM À RISCA A CERTEZA DE QUE NÃO CRESCERÃO E MANTERÃO SUAS POPULAÇÕES NA MISÉRIA). Embora não siga à risca o neo-liberalismo desde a chegada do PT ao poder, o Brasil mantém-se fiel a inúmeros de seus preceitos, entre eles está a inflação baixa e o maldito superávit primário, ambos obedecidos pelas administrações Lula e Dilma, o que mostra ser irreal o “diagnóstico” de Dias sobre a suposta(e desmentida pelo Datafolha)estagnação da popularidade da Presidenta devido a uma insatisfação com a subida de preços. Além do que, se compararmos os números de Dilma hoje, com os que Lula tinha em fevereiro de 2006, quando ainda se recuperava do episódio do “mensalão”, veremos que são semelhantes, ou talvez até um pouco favoráveis à Presidenta, cujo crescimento poderia ser maior se já tivesse usado a PF para desarticular o golpismo das “manifestações” conservadoras, que não passam de uma armação da direita e dos EUA para desestabilizar governos que não se subordinam às determinações ianques, tática que o Império vem praticando em todo o mundo, como exemplos podemos observar a tentativa de golpe em curso na Venezuela, o golpe bem sucedido na Ucrânia, a tentativa de golpe fracassada na Síria, a derrubada de Kadaffi na Líbia; os levantes que permitiram a volta do franquismo ao poder na Espanha e os episódios da fatídica “Primavera Árabe”(quem quiser conhecer mais detalhes sobre a nova tática golpista ianque, leia o mais novo livro do Prof. Moniz Bandeira, especialista em EUA, e que detalha e contextualiza histórica e geograficamente o uso da nova forma de golpismo do Império). Contudo, apesar dessa introdução positiva, onde discordo de que haja estagnação na recuperação da popularidade de Dilma(no máximo caminha num ritmo lento, resultado de sua inépcia em desmantelar as “manifestações” conservadoras)e de estar feliz por saber que a população repudia os “protestos” dos mauricinhos e patricinhas e apoia a Copa(apesar da imensa, e não revidada pelo governo, campanha da mídia canalha contra o evento, baseada em mentiras, distorções e mistificações), não vejo infelizmente, apesar da excelente vantagem, indícios de que Dilma caminha para uma quase “invencibilidade” eleitoral. Para começar, temos uma Copa no meio e muito ainda será feito para sabotá-la, não apenas através de “manifestações” e “black bostas”(que podem ser rejeitados pela população, mas se não forem muito bem vigiados e presos, podem conseguir ao menos que o povo enxergue o Governo como banana). Além disso, não devemos descartar atos terroristas, COISA A QUE DILMA PRECISA ESTAR ATENTA E SÓ EVITARÁ SE TIVER ALGUÉM LEAL NA ABIN, QUE OBVIAMENTE NÃO PODE SER O ATUAL COMANDANTE, O TAL MILICO QUE PERMITIU QUE OS LACAIOS DA DITADURA MIDIÁTICA FOTOGRAFASSEM A PRESIDENTA DE FÉRIAS, EM TRAJES DE BANHO, NUMA ILHA DO LITORAL BAIANO. UMA AÇÃO CLARAMENTE MOTIVADA COM O INTUITO DE DESMORALIZÁ-LA. Fora isso, não podemos nos esquecer da perspectiva das candidaturas de Joaquim Barbosa e Marina Silva(esta última pelo PSB, no lugar de Eduardo campos, o que é pouco provável, mas não impossível). Candidaturas essas que, principalmente no caso de Marina(Barbosa parece ter um poder de fogo quase nulo, só recebe votos das classes média alta e alta, que não elegem ninguém)podem levar a eleição para o segundo turno, embora as chances sejam mínimas. Assim, mesmo não partilhando ainda da visão de que Dilma “caminha para a invencibilidade”, acho que há boas chances de conseguirmos um vitória acachapante, no primeiro turno, como apontam os números, tanto devido aos êxitos do governo, que ainda terá o luxuoso apoio de Lula, como pela fraqueza de seus adversários; mas acho principalmente que nem de longe podemos colocar “salto alto” (sei que não é essa sua intenção)e até mais do que isso, devemos FICAR ATENTÍSSIMOS POIS ESSE ANO ESTÁ APENAS COMEÇANDO(POLITICAMENTE QUASE NÃO COMEÇOU)E VIVEREMOS EM 2014 UMA GUERRA QUE FARÁ OS ANOS ANTERIORES PARECEREM PIADA., HÁ MUITOS INTERESSES EM JOGO, NÃO APENAS DE NOSSA DIREITA, MAS DOS SEUS COMANDANTES EXTERNOS(EUA E GRANDES BANCOS), POR ISSO HAVERÁ INÚMERAS AÇÕES DE SABOTAGEM, DESDE AS “PREVISÕES” DAS AGÊNCIAS DE RISCO, DESTINADAS A COLOCAR PÂNICO EM NOSSA ECONOMIA, PASSANDO PELAS AÇÕES DA CIA APOIANDO O GOLPISMO DOS FILHINHOS DE PAPAI E CHEGANDO AO TERRORISMO VERBAL DOS IDIOTAS DA FIFA. Todo cuidado é pouco e principalmente é necessário mobilizar a Sociedade civil organizada, coisa que o PT há muito tempo deixou de fazer, mobilizando-a na web e nas ruas para atos em defesa da continuidade do único projeto viável que vem transformando este país. defesa que passa pela proteção à Copa, garantindo seu sucesso e impedindo o terrorismo dos “black bostas”, mas também atinge a desmoralização dos ataques midiáticos e principalmente a defesa em todos os espaços de comunicação dos avanços desses doze anos. Está em jogo nosso futuro e a possibilidade de construirmos um país justo.

  • Dilma vencerá no primeiro turno. Quem tem potencial de crescimento na campanha??? Aécio???? O grande traíra??? O batman???? Eu aposto no crescimento de Dilma, tudo o que a famiglia midiatica escondeu, aparecerá. Aparecerá os Estadios da copa, aparecera a maior de todas as copas, aparecera a transposição do grande Chico, aparecerá o mais médico, aparecerá o enorme crescimento da PETROBRAS, aparecerá o Brasil sem fronteiras, o pró-une, o bolsa familia, o luz para todos, os estaleiros, os navios construidos no Brasil, as plataformas construidas no Brasil, a industria NAVAL, aparecera o indice de desemprego, os aumentos reais de salário, os investimentos em infra-estrutura, a redistribuição de renda, cansei. Enfim, aparecerá o Brasil para todos. Alem disso, só Dilma, terá no seu Time, Ela (Dilma), ELE (LULA), Franklin Martins, o PT e seus aliados. Viva o Brasil, Dilma no primeiro turno!!!!!!!!!!!

  • Caro Edu
    Partilho do seu otimismo.
    Mas quero chamar a atenção para u fato: os antipetistas estão tentando ligar o blacbokls ao PT, por mais ridiculo que isso possa parecer. Ha que se combater essa ideia de jerico,

  • Dilma será reeleita ( se Deus quiser ) com um placar apertado, porque o partido golpista ( a mídia ) fará o possível e o impossível para abalar o governo.

  • Edu:
    Tenho certeza que a Dilma será reeleita. Tenho tambem como certo que teremos uma campanha terrível ! Os adversários da presidenta não têm propostas, então a baixaria vai correr solta… Quem viver verá.

  • Tem mais Edú. Anote aí. tem como guardar essa mensagem? Vai dar PT em SP e MG. anote aí!
    Tem uma notícia bombástica que acaba de ser postada no 247: turma do PCC quer resgatar o Marcola de helicóptero. A inteligência da Policia descobriu quem é o professor de aviação dos futuros pilotos bandidos. Quem..quem? O piloto do senador Perrela (PSDB-MG). Olha o rolo Edú???

  • [ATUALIZAÇÃO CRISE UCRANIANA]

    Parece que Putin vai intervir para preservar as minorias russas na Ucrânia, apesar da “linha vermelha” de Kerry. Já fez o mesmo na Ossétia e Abkhazia quando o governo pró-ocidental da Geórgia promovia a limpeza étnica contra as regiões autônomas diante do muxoxo dos EUA e União Européia em 2008.

    Resumindo, tudo indica que a OTAN sairá completamente desmoralizada na aventura ucraniana.

    ____________________

    A) Putin Launches Military Drill In Western, Central Russia; Ruble Drops To Lowest Since 2009

    President Vladimir Putin issued orders to conduct immediate check of combat-readiness of central, western military districts, test of air defense, airborne troops, aviation, Interfax reports, citing Russian Defense Minister Sergei Shoigu.

    Test began at 2pm local time today: IFX – Exercise to be conducted Feb. 26-March 3 in 2 stages
    Commander-in-chief ordered test of military capability to react to “crisis situations, posing a danger to the country’s military security,” Shoigu is cited as saying

    Second test phase will include tactical exercises involving Northern, Baltic Fleets

    http://www.zerohedge.com/news/2014-02-26/putin-launches-military-drill-western-central-russia-ruble-drops-lowest-2009

    B) NATO Responds To Russian Military Drill, Backs “Inviolability” Of Ukraine Frontiers

    NATO: INDEPENDENT, STABLE UKRAINE KEY TO EURO-ATLANTIC SECURITY
    NATO BACKS UKRAINIAN TERRITORIAL INTEGRITY, ALLIANCE SAYS
    NATO ALLIES CONTINUE TO BACK UKRAINE SOVEREIGNTY, ALLIANCE SAYS
    NATO BACKS `INVIOLABILITY OF FRONTIERS’ ON UKRAINE: ALLIANCE
    NATO COMMENDS ARMY FOR STAYING OUT OF UKRAINE POLITICAL CRISIS
    NATO SAYS IMPERATIVE THAT UKRAINE ARMY DOESN’T INTERVENE

    http://www.zerohedge.com/news/2014-02-26/nato-responds-russian-military-drill-backs-inviolability-ukraine-frontiers

    C) US Warns Russia Over “Provocative” Actions In Ukraine

    OBAMA AIDE EARNEST URGES ‘OUTSIDE ACTORS’ TO RESPECT UKRAINE TERRITORY
    *EARNEST SAYS RUSSIA SHOULD AVOID `PROVOCATIVE’ ACTIONS
    *U.S. WARNS RUSSIA TO RESPECT UKRAINE SOVEREIGNTY

    http://www.zerohedge.com/news/2014-02-26/us-warns-russia-over-provocative-actions-ukraine

    D) Kerry Promises Ukraine $1 Billion Bailout (Detroit, Not So Much)

    *KERRY: RUSSIA MILITARY MOVE ON UKRAINE WOULD BE GRAVE MISTAKE
    *KERRY SAYS U.S. PLANNING $1 BLN LOAN GUARANTEE FOR UKRAINE
    *KERRY SAYS U.S. WORKING WITH IMF, OTHERS ON AID TO UKRAINE
    U.S. CONSIDERING UNSPECIFIED BUDGET SUPPORT FOR UKRAINE ON TOP OF POSSIBLE $1 BILLION LOAN GUARANTEE – KERRY
    KERRY SAYS POSSIBLE MILITARY INTERVENTION BY RUSSIA IN UKRAINE WOULD BE A COSTLY DECISION, GIVES NO DETAILS

    http://www.zerohedge.com/news/2014-02-26/kerry-promises-ukraine-1-billion-bailout-detroit-not-so-much

    E) Russia Responds to US Warning: Expands Military Presence Globally

    Shortly after the US warned Russia over its “provocative actions” with regard Ukraine, Ria Novosti reports defense minister Sergei Shoigu saying Russia plans “to expand permanent military presence outside its borders by placing military bases in a number of foreign countries,” including Vietnam, Cuba, Venezuela, Nicaragua, Seychelles and Singapore. “The talks are under way, and we are close to signing the relavant documents,” Shoigu told reporters in Moscow.

    http://www.zerohedge.com.news/2014-02-26/russia-responds-us-warning-expands-miliatry-presence-globally

    F) Inside the Ring: All eyes on Moscow’s military moves in Ukraine

    U.S intelligence agencies are stepping up their spying on Russia’s military amid concerns that Moscow is preparing to use force against Ukraine in the wake of the pro-democracy revolution in Kiev.

    http://www.washingtontimes.com/news/2014/fev/26/inside-the-ring-all-eyes-on-moscow-moves/

  • Olá, Edu
    estou acompanhando, a sua luta na causa contra o Ministro, por conta disso, esperei para me comunicar c vc. Vou participar do churrasco de confraternização no dia 15/03, já comprei a minha passagem, sou do RJ , mas vou ficar na Vila Leopoldina, Vc poderia me mandar o endereço, e se possível, como chego ao local e tb o horário e o valor a ser depositado.
    Abraços fraternos
    Leilane

  • Deve-se contar nos dedos os governadores que não conseguiram se reeleger.
    Eu mesmo, assim de cabeça, só me lembro da Yeda “Cruzis” que, olhem só, era do PSDB.
    E neste ano, ao que tudo indica, a chapa vai esquentar para a Rosalba, governadora do Rio Grande do Norte, que, olhem só, é do DEM, quanta coincidência!
    Não posso esquecer que o Alckmin corre sérios riscos de perder o Governo do Estado de São Paulo para o Padilha, que é, quem diria, do PT, mas acho que isso não vai acontecer, os Paulistas, espertos que são, reelegerão o Picolé de Chuchu.
    Eu sei que as coisas já estiveram melhores no ninho tucano, que aliás, desde 2002, só tem notícia ruim!
    A Dilma só perde se fizer um bunda-lê-lê no debate!
    Quanto ao tucanato, só a CIA salva…

  • e não é de preocupar ?

    Como pode um GOVERNO que beira 40% de aprovação correr o risco de CONTINUAR ?

    Sem duvida, é de tirar o sono ver a inexistência, a inapetência, ou a falta de habilidade das nossas elites políticas em criarem candidatos viáveis, e viabilizarem programas TRANSPARENTES, sustentáveis e de interesse geral (*)

    (*) uma sugestão seria priorizar SAÚDE, depois habitação e educação ..aliás, saúde que em 12 anos de governo pogreCista, hoje conta com menos leitos que nos tempos do privateiro ..convenhamos, se quisessem já teria dado tempo, não teria ?

    E por se falar nisso, meu apelo para o retorno de LULA continua, não só para ele nos apaziguar, mas também pra ele SALVAR a sua biografia que continua sendo MANCHADA pelos sucessivos insucessos e inações de DILMA ..LULA precisa voltar e entregar o que nos prometeu e nos deixou entusiasmado entre 2003-06..

    ..e sim, pq não ? já que agora tb até o FT fala, ao menos a bem do BRASIL, se Dilma quiser mesmo continuar, penso que ela tem que PROVAR que é capaz de aglutinar forças em torno dela, e o principal exemplo seria substituir desde já o MANTEGA – o ministro que nem porteiro de prédio dá mais atenção ..a substituição de Mantega, se bem feita, serviria como a Carta aos Brasileiros de LULA.

    • habitação, bom refletir, seria aquela que puxa crescimento por décadas, aquela que não veio, aquela que o DEFICIT hoje, depois do Minha Casa, déficit que AUMENTOU em 1,5 milhão de moradias ..CASA de boa qualidade pra FAVELADO e pra palafiteiros ..casa boa, de boa qualidade ..enfim, casa que com UMA DIÁRIA de uma certa presidente num certo hotel da Europa, daria pra bancar.

      • Eduardo.

        a) estou agilizando a papelada solicitada.

        b) Seu otimismo, naturalmente com conhecimento de causa, dá-me contentamento.

        c) Por que vc ainda tolera esse romanelli com suas chatices de PSDBista? Ninguem mais se importa
        com sua elocução enviesada e “trollada”. Ocupa espaço e deixa na página um “cheirinho maçante” .
        Desculpe, Romanelli mas vc não contribui com nada. Não tira a venda para o que aconteceu no Brasil
        desde 2003.

        • Colega, eu me sinto de olhos bem abertos pra situação da SAÚDE (esta que já deu tempo de ter ficado nos trinques e esta PIOR, em leitos, do que quando começou), da educação, da habitação pra POBRE, pra segurança e pra INFRA do país..

          ..tenho sim os olhos abertos pras promessas e planos que LULA primeiro deixou ..que o segundo disse que estava em andamento .e que Dilma aditivou, atrasou, cancelou, e que, inúmeras delas, não vai entregar até a COPA (as tais mobilidades urbanas, a Norte Sul, Trans nordestina, a transposição que já virou LENDA URBANA, as estradas, portos, aeroportos e ferrovias, a nova base de lançamentos, menos ainda a da Antartica, por exemplo) ..isso sem falarmos de algumas reformas que tb levaram o BEIÇO, como a regulação da Mídia.

  • Eu vejo ainda dois perigos.

    O primeiro é a lei “antiterror” que vai ser envida pela Casa Civil ao Congresso. Primeiro, já acho desnecessário uma lei específica. Segundo, se ela puder ser interpretada muito amplamente, realmente vai acabar atingindo todos os movimentos sociais, não só os provocadores atuais (black blocs e etc) – e sabemos como o judiciário brasileiro é conservador. E esta lei será explorada pelos provocadores para posarem de vítimas, defensores da liberdade de expressão, e convocarem mais manifestações que, aí sim, poderão crescer – e se dependerem da violência da polícia do Alckmin, que sempre reage com mais violência quando o negócio parece que vai esfriar, aí poderemos ter uma nova onda de manifestações. Aí o governo teria que endurecer ainda mais, podendo entrar numa espiral autoritária que seria negativa para todos.

    O segundo é um fator ainda desconhecido. A usina geradora de boatos e sabotagens está quieta, mas duvido que esteja parada e acho que ainda pode ter algumas cartas na manga. Ano passado geraram o boato do fim do bolsa-família. O que podem fazer este ano? Quem são eles? Eu suponho que sejam pessoas de extrema-direita ligados à máquina de repressão da didatura – torturadores de pijama e seus herdeiros. Mas o fato é se for realmente isso, eles estão bem escondidos.

  • Edu,

    > Entre os simpatizantes de Eduardo Campos 59% apoiam esses protestos,
    > entre os simpatizantes de Aécio Neves o apoio é de 58% e entre os
    > simpatizantes de Marina Silva, 63%.
    >
    > Ou seja: os simpatizantes dos candidatos de oposição estão na contramão
    > do resto do país, que repudia protestos contra a Copa na proporção de 63%.

    E se a leitura dos dados for inversa?

    Ou seja — se aqueles que forem contra a Copa tenderem a votar na oposição?

    E se o apoio à Copa continuar caindo, chegando ao ponto em que mais gente seja contra do que a favor?

    E se tal virada levar a mais protestos?

    São tantas variáveis que fica difícil falar em invencibilidade.

    ALIÁS.

    Todas as revoluções começam lentamente, ganham corpo, e até que se tornam incontroláveis.

    Você está olhando para o germe de um movimento — ninguém pode dizer o que acontecerá nos próximos 6 meses.

    Repita a seguinte frase como se fosse um mantra: “seja qual for sua previsão — o futuro será diferente”.

    • Releia o texto, cara. Mas não deixe que o senso comum sobre previsões atrapalhe.Comece notando as aspas… Alias, releia seu comentário… Se não funcionar, explico mais

  • Bom dia Eduardo.
    Conheci a Professora Marina Silva, quando servia no Estado do Acre. Confesso que simpatizei com a pessoa humana. Uma verdadeira guerreira. Agora a professora, se apresenta ao lado do Sr. Eduardo Campos… Quem é o Sr. Eduardo Campos, fora de Pernambuco? Pelo bizu que recebo de companheiros do Estado de Pernambuco, este Sr. é bastante clientelista,(isso para não faltar com o respeito).
    Minha admiração pela Professora Marina Silva,(como expoente feminino), perdura com o tempo; mas ao aproximar-se do Sr. Eduardo Campos, perdeu toda a chance de receber meu voto.

  • Na minha frente ninguém fala besteira e faz calunia da NOSSA PRESIDENTA DILMA” diga-se de passagem; antes de abrirem a boca para tais baixarias façam uma desinfetação de”males vindos dos cérebros, cérebros esses sem responsabilidade, na campanha passada para presidente , era uma vergonha , vergonha tal que passaram de todos os limites , esqueceram que ela também é mãe, e lembrem que agora vai ser diferente; caluniou ;vamos em frente , vamos fazer o cidadão aprender a respeitar ” não como politica , mas sim como humana> Então a xingam ;ela não fala com o povo ela é mandona. abrir toda hora a boca para fazer média , o povo do bem sabe que ; falar muito cansa o que vale é a atitude a solução o resultado!!
    Nossa PRESIDENTA DILMA, uma mulher sem frescura e lero lero , uma mulher que é simples, uma mulher que representa o nosso BRASIL. . Mas no meio de tudo isso o que me assusta mesmo é essas leis frouxas, essas leis que favorecem quem mata, quem tira a vida daqueles que amamos!!!!PRESIDENTA DILMA OLHE ISSO POR NÓS POVO BRASILEIRO ESTAMOS CANSADOS DE TANTA INSEGURANÇA!!!!!!!!!!!

  • e quem diria que os QUADRILHEIROS proscritos, seriam, dentro dum GOLPE LEGALISTA,agora, prescritos

    Que pena essas pena, sem arrependimento, sem mea culpa, sem aprendizado nem exemplo ..e como desculpar então os que se perderam ? ..da minha parte NÃO !!!

    que venham agora os QUADRILHEIROS tucanos ..e que se CALEM os que defenderam estes primeiros

  • Concordo com você sobre necessidade de avançarmos sobre regulação da mídia, entre outros temas, porém, nenhum outro candidato apresenta condições de fazer mais e melhor que Dilma tem feito. Meu voto será nela, e continuarei cobrando mudanças quanto a comunicação, taxa SELIC, reforma agrária, e o que for necessário para avanços das conquistas dos trabalhadores.

  • convivo com a parte aFINADA e a base expandida da pirâmide social
    o pânico que a saliente “luvre” alardeia
    contra a crescente “central do brasil”
    explica por que em vez de criar um
    partido pra tentar frear a frequentação dos
    aeroportos ‘vips” pelos pés de chinelo das rodoviárias
    yoyôs & yayás PREFEREM DESCARRILHAR o expresso 2222
    INDO direto de bonSUCESSO pra depois…
    como cantou o ex-ministro gilerto gil…

  • GALERA É A MÃE!

    Já notaram como os comentaristas de futebol tratam a nós, torcedores? Tratam-nos por galera. O Faustão trata os telespectadores e suas amigas de auditório da mesma forma, no seu programa dominical.

    Mas que diabo é galera? Qual a origem desse termo. O verbete é definido assim pelo dicionário inFormal: Galera ou ¨galés¨ eram navios de guerra usados na Antiguidade; tinham bordas baixas, movidos à remo, mas também podiam ser dotados de 2 ou 3 mastros. As primeiras galeras foram construídas há cerca de 2000 anos antes de cristo (isto não está no dicionário). Tinham de 15 à 30 remos de cada lado, movidos geralmente por condenados.

    Vejam estas últimas palavras: remos movidos geralmente por condenados. Salvo algumas exceções, quem remava nas galeras eram escravos ou criminosos (pelo menos tinham sido condenados como tal) e, portanto, gente de última categoria ou a ralé da ralé na percepção da classe abastada daquele tempo e, por que não dizer, dos tempos atuais.

    Naquele tempo, portanto, galera era um navio. No interior das galeras ouvia-se o barulho surdo de um instrumento de percussão que sincronizava os movimentos dos remadores. Nos pés dos escravos e criminosos eram colocados grilhões que os mantinham atados à base da embarcação para que não fugissem durante as batalhas. Portanto, quando durante uma batalha uma galera afundava, os remadores afundavam junto com ela, pois todos estavam amarrados à embarcação. E aqueles que não conseguiam se desvencilhar dos grilhões morriam afogados.

    Hoje, para a Rede Globo e a mídia tupiniquim de uma maneira geral, galera não é mais um barco, mas as pessoas que continuam remando nos porões das trevas da ignorância, em pleno século XXI, graças à manipulação de suas consciências por uma elite sórdida e criminosa.

    Hoje, galera são as pessoas que participam de um programa de auditório e aplaudem um gesto idiota de um ator qualquer, ou que assistem a um show da Ivete Sangalo. Ou ainda são aqueles torcedores que se contentam em sentar num domingo à tarde numa “geral”, que nada mais é (ou era) do que um bloco de cimento quente de um estádio descoberto e aquecido ao longo de todo um dia, e que vão para a casa curtir suas hemorroidas durante uma semana inteira. Ou seja, a galera é o povão sofredor junto com uma classe média idiotizada e facilmente manipulada que adora praticar mímica. E esse termo galera é em sua essência depreciativo.

    Com relação às pessoas das galeras de times adversários (as torcidas organizadas), elas brigam o tempo todo porque são tratadas como animais selvagens, não só pela polícia, mas por todo o aparato repressivo, discriminatório e aterrorizante operado e disseminado sistematicamente pelos meios de comunicação de massa, quando muitas dessas pessoas gostariam de ser tratadas apenas como animais domésticos.

    E as “autoridades” não compreendem porque a sociedade brasileira está ficando cada vez mais intolerante e partindo para uma violência de fazer inveja aos assassinatos das escolas americanas e aos filmes e vídeos games americanos e japoneses.

    E tudo isto acontece com o auxílio inestimável das intrigas das novelas da Globo e do incentivo à violência dos programa genuinamente brasileiros, como o programa do Datena e assemelhados, e com o incentivo dos telejornais, nas pessoas de seus apresentadores bem pagos, como ocorreu durante as manifestações do ano passado. Estamos cotidianamente preparando as pessoas para agredir e destratar as Instituições brasileiras e voltamos a ressuscitar a lei de Gérson em toda a sua plenitude: agora o brasileiro quer (não apenas gostaria de) levar vantagem em tudo, ainda que na marra.

    E é neste contexto de violência gratuita ou “justificada” que vai ocorrer a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

    No começo, a oposição (incluindo neste saco de gatos a chamada mídia “democrática” porque segundo ela a oposição política se encontraria bastante fragilizada) apostava que o governo Dilma seria incapaz de construir os estádios e de providenciar uma infraestrutura aeroportuária, hoteleira e de mobilidade urbana suficiente para permitir o sucesso do evento. E quebrou a cara! Agora, depois de quase tudo pronto, a mídia aposta no fracasso do evento argumentando com as suas pesquisas que quase a metade do povo brasileiro não apoia ou não quer a Copa.

    É inacreditável! Quem não se lembra da alegria do povo brasileiro quando da escolha do nosso país para sediar a Copa do Mundo de 2014? Deem uma olhadinha neste vídeo (http://youtu.be/wLKkVus8NII) e nos que se encontram abaixo dele. É impressionante o poder destrutivo dos meios de comunicação que querem o fracasso da Copa e da Seleção brasileira simplesmente porque esta é a última arma que resta ao PIG para derrotar a Dilma nesta sua tentativa de se reeleger Presidenta da República neste ano de 2014. E a “oposição” achando que o fracasso do futebol tem o poder de mudar o voto do eleitor.

  • Legal. Concordo com o texto.
    Dilma por si nao tem mérito algum. É mesmo um “poste” um simulacro do Lula, e frente à ausencia total de debate e oposição à sua “política” castro-bolivariana-lulopetista por inépcia pura e simples, acredito mesmo na sua invencibilidade.
    Para quem gosta ótimo. Para quem nao gosta resta a resignação e poder ainda bater papo e falar mal enquanto for permitido. Ou então cair fora.

Deixe uma resposta