Rodrigo Janot e Joaquim Barbosa dizem que não vai ter golpe

Reportagem

janot barbosa

 

Na terça-feira da semana passada repercutiu como uma bomba a notícia de que quatro dos sete ministros do TSE haviam aceitado a reabertura de ação do PSDB que quer simplesmente transformar em vencedor o candidato derrotado em segundo turno na eleição presidencial do ano passado. Naquele momento, ondas de euforia e desânimo espalharam-se pela internet.

De um lado, simpatizantes do governo desesperaram-se ao ver a reabertura da ação do PSDB como sinal de que o TSE simplesmente inverteria o resultado da eleição presidencial de 2014, como queria o perdedor daquela eleição. De outro, os que querem jogar 54 milhões de votos no lixo já deram a derrubada da presidente constitucional da República como favas contadas.

No dia seguinte, este Blog ofereceu ao distinto público uma visão menos maniqueísta da realidade; o jurista e constitucionalista de renome internacional Dalmo de Abreu Dallari, em entrevista exclusiva a esta página, desdenhou do potencial da ação tucana no TSE:

Dalmo Dallari – Eu acho que não há o mínimo risco [de derrubada do governo] porque [a ação do PSDB] não tem consistência jurídica. Antes de mais nada, essa decisão [do TSE] foi só para reabertura [do processo], não é decisão do Tribunal condenando, reconhecendo falhas, erros, ilegalidades. É só reabertura da discussão. Isso tudo vai muito longe e a presidente Dilma tem o direito de ser ouvida, inclusive de exigir a verificação de documentos, a busca de provas e, eventualmente, até oitiva de testemunhas. Derrubada da presidente pelo TSE é apenas uma fantasia política. Do ponto de vista jurídico está muito distante a possibilidade de que, a partir daí [da decisão do TSE de reabrir o processo], se afaste a presidente Dilma Rousseff. Se isso chegasse a acontecer, seria muito grave porque causaria perturbação política séria. Uma mudança total de governo – e uma mudança em condições excepcionais – teria consequências sobre o sistema de reparação de poderes, formação de maioria dos parlamentos. Seria realmente uma espécie de revolução política, um transtorno político muito grande. Mas por isso tudo eu acho que não há a mínima possibilidade de que tenha seguimento sério essa pretensão.

Não se deve desprezar uma voz como a do constitucionalista Dalmo Dallari, conhecedor como poucos de processos legais como os que se desenrolam no TSE. Desse modo, não foi com muita surpresa que este Blog viu a notícia veiculada na noite do último sábado, de que procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, entendeu que não há indícios de irregularidades na contratação de uma gráfica – a VTPB Serviços Gráficos – pela campanha da presidente Dilma Rousseff no ano passado e, assim, determinou o arquivamento do pedido de apuração feito pelo ministro Gilmar Mendes.

O que surpreendeu foi o tom de Janot, quem tem sido duro com o PT na condução que tem feito da Operação Lava Jato ao lado do juiz Sergio Moro.

O Procurador Geral da República considerou que as contas de campanha de Dilma Rousseff já foram examinadas e aprovadas em dezembro do ano passado e o prazo para recursos se encerrou, o que, segundo ele, impede QUALQUER questionamento.  E também avaliou que “Não há indícios mínimos da prática de crimes que justifiquem a abertura de uma apuração”.

Ufa! Não é pouco.

Janot, de quebra, passou uma carraspana em Gilmar Mendes ao dizer que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público não podem ser “inconvenientes”. E ainda fez uma ironia:

É em homenagem a Sua Excelência [Gilmar Mendes], portanto, que aduzimos outro fundamento para o arquivamento ora promovido: a inconveniência de serem, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral, protagonistas – exagerados – do espetáculo da democracia, para os quais a Constituição trouxe, como atores principais, os candidatos e os eleitores.

Após algumas consultas rápidas a juristas, o Blog obteve uma interpretação dos resultados práticos da decisão do procurador-geral da República. A decisão dele fragiliza sobremaneira o processo contra Dilma no TSE e abre caminho para uma contestação de êxito mais do que provável no STF, caso a Corte eleitoral teime em dar prosseguimento a uma ação sem pé nem cabeça como a do PSDB.

Trocando em miúdos: não será por esse meio que os tucanos voltarão ao poder.

A reação da mídia tucana foi imediata, no sentido de insinuar que a decisão de Janot se deve à sua recondução à Procuradoria Geral da República pela presidente Dilma. Em uníssono, os grandes órgãos de imprensa fizeram tal insinuação. A Folha de São Paulo, por exemplo, escreveu isso em reportagem sobre a decisão de Janot quanto à investigação da campanha da presidente:

As críticas [de Janot a Gilmar Mendes] foram feitas na semana seguinte à indicação da presidente para sua recondução [de Janot] como procurador-geral e num momento em que a Justiça Eleitoral discute a abertura de ações que pedem a cassação dos mandatos de Dilma e seu vice, Michel Temer

Para essa insinuação absurda – afinal, Janot, ao lado de Sergio Moro, tem sido implacável com o PT – nada melhor do que buscarmos uma opinião acima de qualquer suspeita como a do carrasco-mor do PT no julgamento do mensalão, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa.

No último sábado, durante congresso da BM&FBovespa que acontece em Campos do Jordão (SP), Barbosa, assim como Dallari, desdenhou da possibilidade de Dilma sofrer impeachment tanto via TSE quanto via Tribunal de Contas da União (TCU). Para o carrasco do PT, o TCU seria um “playground de políticos fracassados” que não teria “envergadura” para levar adiante um processo sério contra Dilma pelas “pedaladas fiscais”.

Quanto ao TSE, o ex-ministro do Supremo avalia que seria composto por diversos membros com “conflito de interesses” e que, por isso, tampouco teria “condições de levar a cabo um processo de cassação de Dilma por irregularidades no financiamento de campanha”.

Barbosa ainda fez uma avaliação que constitui uma ducha de água fria nos que almejam derrubar o governo. Para ele, para Dilma cair restaria apenas a possibilidade de a Operação Lava Jato encontrar provas “cabais” do envolvimento da presidente da República no “petrolão”.

Porém, para que essas provas sejam consideradas “cabais”, Barbosa lembra que o único que pode denunciar presidentes é o Procurador Geral da República, de modo que não basta que a Lava Jato diga que existe essa tal “prova cabal”; seria preciso que Janot também a considerasse assim e, como se sabe, ele já demonstrou que não vai embarcar em qualquer artimanha para tentar derrubar a presidente como a recentemente encetada por Gilmar Mendes.

Mas a parte mais surpreendente da fala de Barbosa vem agora:

Impeachment é uma coisa muito séria que, se levado a cabo, a gente pode saber como começa, mas não sabe como termina. É um abalo sísmico nas instituições

O que poderia restar de esperança ao golpismo seria o Congresso – liderado por Eduardo Cunha e sua tropa de peemedebistas revoltosos – unir-se ao PSDB e a outras legendas de oposição e montar alguma farsa para cassar Dilma, mas o posicionamento firme do capital (bancos, grandes empresários) contra o golpe – por motivos próprios, pois teme derrocada imprevisível da economia – torna praticamente inviável as pretensões golpistas.

Tudo somado, pode-se dizer que o golpe nunca esteve mais distante, desde o início do ano. O que, obviamente, não significa que os golpistas irão desistir. Isso porque eles sabem muito bem que dizer que já venceram a eleição de 2018 é uma temeridade, pois o segundo mandato de Dilma mal começou e, assim, muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte.

  • Renata

    Ufa, Edu, que alívio. Até o clima em volta da gente parece amainar um pouco. Mas de fato a oposição e a mídia não desistirão de desestabilizar o governo, portanto a Dilma que fique firme e siga firme em frente.

    Edu e colegas, leram o Aldir Blanc sobre o fascismo atual? Só artista pra botar as coisas como devem ser, rs.
    http://oglobo.globo.com/opiniao/o-brasil-de-gogol-17345258#ixzz3kJ1xijoA

    • eduguim

      O Brasil não é o Paraguai, Renata

      • Richard Belisario

        Não se iluda. Janot conseguiu irritar o colegiado do TSE fortalecido por sua recondução.
        O blogueiro lança falsas esperanças aos seus leitores ao tentar minimizar o que chama de golpismo.
        O caso da cozinheira que se tornou dona de empresa que faturou mais de milhão é grave e não vai parar por aí.
        Ultimamente qualquer um que manifeste-se para o mesmo lado do blogueiro torna-se herói, é o caso de Joaquim Barbosa, profundamente vilependiado pelo blog na época do mensalão.

        • eduguim

          Eu defendi JB, palhaço. E entre a opinião de um pilantra anônimo e covarde e dos juristas que consultei, a escolha é óbvia

          • Salvador Ferreira

            Toimmm.
            Chute no saco deste bosta que, duvido use seu nome verdadeiro.

          • Wladimir

            Caro Edu, gostaria de enfatizar que esse troll palhaço não é parente meu! KKKK
            Abraços.

  • Claudio

    Vamos ser justos: Joaquim Barbosa foi único Ministro do STF que não se deixou “cordeirizar” pelo absurdo Gilmar Mendes, tendo, inclusive, lhe confrontado e respondido à altura.

    Os demais não defendem sua própria independência, a Corte e nem a Constituição quando não apontam que Gilmar Mendes usa de suas atribuições e da Instituição para fazer política da mais rasteira.

    Se calam todos diante do todo poderoso e verborrágico Gilmar, quando deveriam denunciar que, pelas suas práticas e declarações, se coloca reiteradamente em suspeição.

    • eduguim

      O embate dele com Gilmar é histórico

      • MAurel

        O embate entre ‘Gilmar’ Barbosa e “Joaquim” Mendes, penso tenha sido ‘jogo de cena”. No fundo, eles são ‘irmãos siameses” – com todo respeito aos assim indevidamente chamados.

    • Liduina

      O problema deles é pessoal, vem do tempo da faculdade.
      Na luta por um Brasil melhor, eles estão mesmo lado.
      Não se engane.

  • Renata

    Olha aí, hoje na passeata na Paulista com o tal boneco do Lula, houve confronto.

    (Estadão) “Manifestantes antipetistas e um grupo de apoiadores do partido e do ex-presidente Lula se envolveram em um princípio de tumulto neste domingo na Avenida Paulista, em São Paulo, durante um protesto contra a corrupção e o PT. A PM teve que intervir para evitar um conflito maior entre os grupos”

    Parece que os fascistas recuaram nessa coisa de ficar exibindo o boneco: “Alegando falta de segurança, organizadores do protesto afirmaram que essa deve ser a última vez que o boneco será exibido em São Paulo”.

    • Salvador Ferreira

      Eduardo.
      Parabéns pela reportagem, cuja criou-me alento para o desabafo abaixo.

      Isso é coisa de moleques que não sabem o bom que é viver numa democracia.
      Numa democracia, os moleques podem xingar a Presidenta, funcionários podem fazer tiro ao alvo em fotos da Presidenta e outras tantas provas de molecagem. Ahhh, como é bom
      viver-se numa Democracia; queria ver esses palhaços com coragem de usar 1% dessas práticas, durante o regime que estão pedido – a Ditadura. Nos primeiros gestos das bocarras arreganhadas, o cassetete já estaria dando nas fuças; arrastados iam diretos para as masmorras e lá sentiriam o “gosto” de um “pau de arara”. Extravasem, covardes. Aproveitem a DEMOCRACIA. Procurem ler e saber o que é e o que foi a “nossa gloriosa, e soturna noite negra de vinte e um anos”, que vocês desconhecem. Leiam, já que seus professores que também por ignorância ou covardia não lhes ensinaram. Outra coisa que quero fazer valer. NÃO USO APELIDOS OU NOMES FALSOS. Meu nome é esse mesmo que aparece na página de valente blog.

      • eduguim

        Valeu, Salvador

  • Avelino

    Caro Eduardo
    Pra que golpe se a mídia, o judiciário e os menos de 1%, ficam 48 horas por dia, conspirando, deturpando, construindo uma idéia em comum dos maleficios de um governo petista bem como da desonestidade de todos eles
    O que os dois estão falando, é que , em caso de golpe, ambos não falaram nada, é uma forma de serem considerandos inocentes em toda essa sujeira.
    Não confio nos dois e ambos tem culpa no cartório.
    Saudações

    • eduguim

      valeu, Avelino

  • Dermeval Junior

    Bem meu caro Eduardo,vamos de mal a pior.Quando duas figuras nefastas como Rodrigo Janot e Joaquim Barbosa,nunca encontraram no meio dos seus processos tucanos magros que dirão gordos,se juntam para dizer que não vai ter golpe,é por que o fundo do poço ainda não foi alcançado.Diria mais,o poço onde nos metemos não tem fundo.Se tiver,asseguro-lhe ser falso.

    • eduguim

      Não estou certo de que Janot seja tão ruim assim, Dermeval

      • Dermeval Junior

        Vinha eu andando pela rua meio desatento,um cretino me parou.Você sabe a diferença entre as sandálias Havaianas e os tucanos e tucanas?Não faço a mínima ideia,respondi.Nenhuma.Sao cheirosas,não soltam as tiras,nem deixam rastros.Dei um sorriso amarelo,segui meu caminho achando que o sujeito não era tão cretino assim.Como você pode constatar,não é comentário mas uma piadinha infame meu bom Edúguim.

        • eduguim

          Bom humor é tudo

  • Marly

    Edu, tenho que dar a mão à palmatória e elogiar Barbosa? Será que enfim, voltou a ser justo e valorizando a isenção? Caso positivo, serei a primeira a dar-lhe os parabéns. Que as cabeças pensantes desse nosso país voltem a se manifestar para que as bestas que estão desestruturando nosso país voltem ao lixo da política, de onde não deveriam ter saído.

    • eduguim

      Marly, acho que Barbosa agiu mal no mensalão mas acreditando que fazia o que era certo. Essa é a minha convicção desde aquela época. Inclusive fui muito criticado por ter escrito um texto em que me posicionei contra certo tipo de insulto que foi feito a ele

      • Marly

        Concordo e, talvez os holofotes que a ele foram dirigidos, com a finalidade de acusar os petistas, podem ter desestabilizado seu psiquê e, consequentemente ter atingido o seu ego que almejava ser valorizado e conhecido. Sem dúvidas tem o seu valor, mas causou-nos muito sofrimento com suas arbitrariedades e incongruências. Vamos aguardar… Nunca é tarde par o ser humano voltar ao equilíbrio e reconhecer e valorizar o que é justo.

        • Salvador Ferreira

          Muito bem colocado, Marly

          • jane

            Parabéns pela inteligente analise, Marly.

      • Delano

        Como assim? O filho de JB trabalhava na Globo, acho que ainda trabalha, e a Globo tinha recebido dinheiro do mensalão do tal desvio do Banco do Brasil que era dinheiro da empresa privada Visanet. empresa onde o próprio filho trabalhava tinha recebido desse dinheiro também. Tá tudo lá no inquérito 2474 e 2828 que Joaquim Barbosa escondeu dos ministro do STF em sua gaveta, dizendo não ter relação com o caso, e assim montou a ap470 com os inquéritos que lhe convinha usar, censurando provas que comprovavam a inocência de muitos réus e que condenariam outros tantos que escaparam, Daniel Dantas, gente de cargo alto do Banco do Brasil que assinou a liberação dos recursos junto com Pizzolato, e que eram indicações do PSDB do governo FHC para o Banco. Pizzolato pagou sozinho porque era o único petista ali no Banco do Brasil.

        • Oscar Müller

          Exato Delano!

          Não há como esquecer o imenso deserviço prestado por esta figura, mesmo que nunca mais cometa outro disparate. Deveria se aquietar no seu ap em Miami, e torcer para que ninguém se lembre como o comprou.

        • Jose Maria

          Visanet nao era 100% privada

          • Helena/S.André SP

            Ela é 100% privada sim, pois a União não tem participação nenhuma na Visanet.

      • Teria sido por equívoco que escondeu o laudo da PF e a auditoria do Banco do Brasil.

        • Oscar Müller

          Pois então, Fábio, é uma questão de lógica: ou um crápula safado, ou um tremendo incompetente, coisa melhor não.

          E mesmo considerando a melhor das hipóteses, a inabilidade de um desqualifiquado desta monta (sim, pois haja equívoco!) teria que provocar erros e prejuízos menos direcionados.

          Creio que se pode chegar à conclusão de que não é nem um, nem outro. É os dois, um crápula safado que se esconde atrás da incompetência.

          Só quem tem um coração do tamanho do mudo, como o Edu, para vislumbrar outra alternativa possível e não se render à lógica dos fatos. Perdoa, Edu, sou seu fã, mas não podemos esquecer o mal que esta figura proporcionou à nação.

          Mas quem sabe não é apenas mais uma daquelas coincidências que não vem ao caso…

  • Maurílio de Carvalho

    Edu, é preciso esquecer esse capitão-do-mato. Deixá-lo no ostracismo eterno. Ele fez muito mal à democracia e à justiça quando presidiu o stf.
    Não podemos dar voz a esse tipo de gente, nem tê-lo como referência.

  • Jimmy Cricket™

    ♫ A notícia foi tão boa que até o Sol rompeu as nuvens aqui em Guarujá. A praia está fervendo com o pessoal que ingressou na classe média (às vezes “mérdia”), graças aos governos do PT e ao próprio esforço.
    Curioso; apesar de todo esse furdunço da coxinhada, o pessoal não está aparentemente dando a mínima pelota para o berreiro da tucanalha e dos apaniguados. Tá todo mundo na praia, empunhando cervejas, caipirinhas e refrigerantes ou jogando frescobol…

  • Trazibulo Meireles

    O Brasil não pode ficar a mercê de oportunistas políticos como o que presenciamos nesses meses de 2015 pedindo golpe e descumprindo a constituição que prometeram cumprir. Para que não se repita isso na nossa história, faz-se necessário mudar as nossas instituições republicanas, dando ao povo mais poder como a instituição do plebiscito e referendo apenas os regulamentando na CF, recal dos mandatos de todos os níveis em nosso país, só assim acabaria com o cinismo. Além de mandato fixo para os membros do STF e do MPF, sem vitaliciedade, de preferência com o controle e eleitos pelo povo. Mudar o CNJ para que seja controlado também pelo povo, porque do jeito que está é um campo fértil para juízes como Gilmar Mendes, o boquirroto, meter os pés pelas mãos e continuar a ser membro do partido da imprensa, pago com o nosso dinheiro, em suma do contribuinte brasileiro apenas para avacalhar a democracia. Não seria nada ruim se a presidenta Dilma e o ministro Ricardo Berzoine tivessem coragem de fazer um debate, na TV Brasil, sobre a regulamentação da mídia, cujos artigos estão na CF/88 apenas esperando a normatização, pois todo o golpismo está na mídia que dá azo áqueles plantonistas do golpe como: Gilmar Mendes, Aécio e FHC.

    • Cibele

      Sabe, o problema é que o Brasil está nas mãos da globo. Ela NÃO é uma empresa de comunicação, é uma agência desestabilizadora ou algo assim. Mais ou menos como uma embaixada americana… Nada que possa afrontar a justiça dos bandidos grandes será sequer discutido. Eles trabalham em equipe.

  • Neideg

    São, apenas, ventrilocos.
    Já veio a ordem do Norte: ainda não é hora.

  • Giovani Blumenau SC

    Edu e colegas
    E o que esta faltando pra CUT , PT ou simpatizantes quaisquer descer ao mesmo nível e fazer um helicóptero carregado de pó, ou um tucano bêbado dirigindo inflavel e colocar na marginal e dar o troco nestes caras?

    • Vicente do Amaral

      Que troco?…sair na porrada? esta é a sua democracia?? ou talvez vc prefere dar tiro no meio da testa, como alguns comentaristas aqui do blog?

      • eduguim

        Os violentos são vocês

    • Junior-RP

      Cara, a covardia desses “atuais” executivos do PT dá desânimo na gente. Hoje, num vídeo, um desses fascistóides insulta ol Zé Cardozo lá na Paulista e o ministro se borra de medo e some. Enquanto isso, a Manu arrisca a vida para furar um boneco e expressar a nossa revolta. O Lula depende só da militância e dele mesmo para se defender porque se esperar ajuda desses companheiros traíras, principalmente paulistas, está ferrado.

      • Maria Antônia Ferreira Monteiro

        Júnior,
        Foi somente neste fim de semana, nesse episódio de que você fala, que o senhor Ministro Cardozo descobriu que a turma de direita está cheia de ódio. E que está disseminando esse ódio em atacado! Apesar de todas as evidências em contrário, até então, ele pensava que era tudo brincadeira de crianças mal comportadas!
        Abraços
        Maria Antônia

  • Dermeval Junior

    Desde que você aplique a teoria do “isso não vem ao caso”,a mesma que desenvolve o Juiz Moro para os tucanos de pequena,média e alta plumagem na Lava a Jato,o Procurador Janot age em igual desenvoltura que o primo rico em relação ao primo pobre.”Você não é só bom não primo,você é ótimo”.A propósito,Aecio manda lembranças e pede que você não se esqueça d’ele.

  • Maria Rita

    A frase da semana de um tucano: “Temos que nos livrar da praga do PT.(…) Hoje é tempo de honestidade”. Mas como é que é? Até quando, Dr. Janot, a justiça vai livrar a cara dos tucanos corruptos com a maior desfaçatez? É só por estarem tão blindadinhos que eles se arvoram em parecer paladinos da anticorrupção. E É?! Enquanto as coisas funcionarem dessa forma, minha opinião em relação ao judiciário, está em concordância com a lembrança do Aldir Blanc sobre uma frase de um personagem de Gogol; “Achem o criminoso e o juiz. Prendam os dois”. Cumplicidade, omissão e obstrução de justiça são crimes ( como as histórinhas de delações entrecortadas por um ‘Isso não vem ao caso’). Posso até parabenizar pelas mensagens de agora, tanto Janot quanto JB. Mas isso não resolve as questões cruciais que devem ser cobradas com firmeza à justiça.

  • naldo

    Onde chegamos Sr. Eduardo, um é aquele que se péla de medo para denunciar tucano, coisa para psicanalista explicar, o outro, sem mérito nenhum ganhou um cargo e se deslumbrou, o triste, inventados pelo proprio PT; e incrivel que o partido ainda não meteu um processo de impedimento no ministro que fala pelos cotovelos, até poderia não dar em nada mas pelo menos iria ter que responder e quem sabe medir as palavras, desculpe mais é muito bundamolismo, tem que um moça tomar uma atitude por que os gordos do PT estão preocupados com o que vão escolher no menu daquele restaurante fino.

  • Cláudio

    :

    .:. 19:13 Ouvindo As Vozes do Bra♥S♥il e postando:

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

  • Joel Miranda

    Edu, no caso do boneco, na Ponte da Folha, vê-se que este jornal é um bandido, sabotador!
    Quanto ao impitím, não sai, mas eles vão chatear muito!

  • Osvaldo

    Os golpistas estão desesperados:

    De um lado PGR, banqueiros, ex-ministro Barbosa ( queridinho dos anti petistas ) e juristas de renome, todos repudiando o movimento golpista.

    Do outro lado, o Lula.

    Quando se convencerem de que o golpe não passará, vão partir para golpear o Lula.

  • Alberto Fernando S Borges

    Eduardo, o golpe eles vão tentar sempre, enquanto o PT, for governo.

    Abraços, Alberto Borges.

    • eduguim

      O antipetista virou religião

      • Cibele

        Edu, você acha que o PT vai deixar por isso mesmo a fala do governador de SP? Não é um completo absurdo? Nem sei como qualificar o discurso desse inimputável senhor.

        • eduguim

          Alguém vai dar uma resposta. Ele fez isso porque estava sendo acusado pela fascistada de pegar leve com o PT

          • Cibele

            Certo. Tomara que as pessoas consigam entender o perigo enorme de criminalizar todo um grupo social, político, étnico, seja lá qual for a época ou o lugar em que isso aconteça. Vamos tomar juízo, pessoal. Com o nazi-fascismo não se brinca.

        • Pedro Soto

          Quanto mais inviável estiver se tornando o impeachment, mais agressivos e violentos ficarão os golpistas.
          É o desespero total. Se borram de medo de uma volta do Lula a reboque de uma boa recuperação do governo Dilma. deixem que tirem as calças pela cabeça.

  • O JUIZ

    Confesso que me surpreendeu a atitude do Dr. Janot.
    Foi mais um recado direto ao golpista Gilmar Mendes.
    Dias atrás, no TSE, Já havia colhido outra derrota com o pedido de vistas a uma ação contra DILMA, que sem dúvidas, esse Ministro capitaneava.
    As nuvem que pairam pesadas sobre o Palácio, por ora, parecem ir se dissipando.
    Quanto a Joaquim Barbosa, no meu entender se trata de pessoa na qual não se pode confiar.
    A AP 470 está aí para provar. Portanto, não dou crédito a nada do que fala.
    O fato as ser considerado ainda, é que a oposição joga no quanto pior melhor, e tem como meta, não permitir que DILMA Governe.
    Vamos aguardar o desenrolar de novas etapas da Lava Jato, para vermos se os tucanos e aliados se aquietam com as denúncias já lançadas contra Aécio.
    É lógico que o achacador Cunha também fará sua parte na desconstrução do entendimento.
    Certamente ele deverá ser denunciado e sua irá será dirigida contra o Palácio.
    Creio que ainda teremos muita turbulência nos ares de Brasília, e que certamente, se refletirão por todo País.
    Como todo Brasileiro, desejo profundamente que a Paz seja preservada.

  • Maria Antônia Ferreira Monteiro

    Caro Eduardo,
    “Rodrigo janot e Joaquim Barbosa dizem que não vai ter golpe”. Qual é mesmo a validade e credibilidade dessa sentença?! A partir de que momento a palavra desses dois juízes passaram a merecer tamanha credibilidade? O primeiro, diz em sabatina no Senado que: ” o pau que dá em Chico dá em Francisco”. Qual a ação desse juiz em que isso está comprovado? Os Chicos do PT estão todos denunciados e processados e os Franciscos do PSDB, também estão?! O segundo, inciou a derrocada da nossa tão jovens e frágil democracia — criando motivos e elementos ideológicos para qualquer um desrespeitar e achincalhar todo aquele que seja ou professe ideais de esquerda — ao condenar petistas por crimes que não cometeram e não pelos crimes pelos quais realmente deveriam ter sido punidos. Ignorou todos os direitos e garantias dos réus, inclusive, escondendo provas. É este senhor que hoje merece crédito?! O que sai da boca desse senhor para mim tem o mesmo valor do que sai pela bunda! O que ele diz tem a mesma validade do que fala o outro senhor juiz Gilmar Mendes! Os dois fazem parte da mesma democracia de conveniência. Se ela, os beneficia, eles apoiam. Se ela os prejudica, eles repudiam. São apenas dois juízes manipuladores e nós, os brasileiros, as suas marionetes.
    Abraços
    Maria Antônia

  • Helena/S.André SP

    Saiu no site otempo.com.br que o “TSE aponta 15 irregularidades na campanha eleitoral de Aécio Neves”. “A Ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora do processo, solicitou ao tucano informações sobre 15 supostas irregularidades detectadas nos documentos entregues à corte. Entre elas, segundo informou o Estadão, estão doações feitas pelas empreiteiras Odebrecht e Construbase que somam R$ 3,75 milhões. A assessoria de imprensa do PSDB afirma que todos os questionamentos foram respondidos e as doações, contabilizadas. Segundo os tucanos, as irregularidades apontadas pelo TSE são falhas contábeis”. Segundo o TSE das 15 irregularidades detectadas pelo menos 3 são consideradas infrações graves. Pra cima das contas do Aécio, TSE!

  • dimas
  • Eduardo

    Eduardo, falando em “provas cabais”, procurei o voto da Rosa Weber no Youtube, mas não encontrei. Por acaso algum blogueiro gravou o julgamento do Mentirão? Esse tipo de conteúdo pode dar mais ânimo a militância, já que sempre vejo petistas abaixando a cabeça com a mantra: “Dirceu, Genoíno, Delúbio”. Tentei baixar o acórdão, mas aquilo tem mais de 9 mil páginas e nem deve ter a transcrição dos votos na íntegra…

    • eduguim

      Só procurando mesmo, xará

  • Eduardo Almeida

    Eu vejo que o jogo da oposição esteja também mirando as eleições municipais do ano que vem. Claro que o apoio da mídia tupiniquim vão agindo para desgastar a imagem da Dilma e principalmente do PT. No meu entendimento existem pelo menos 04 grandes cidades que o PT poderá ter candidatos fortes (São Paulo, Minas Gerais, Porto Alegre e Salvador).

    Não sei se vocês estão percebendo, sempre que existe uma noticia favorável ao Governo no outro dia a imprensa trata de bombardear o governo e o PT com uma noticia desfavorável. Isto tudo e cuidadosamente articulado e premeditado.

  • Bruno Batista

    O argumento do PGR R.Janot, citando o Min. Gilmar Mendes, foi corretíssimo. As decisões da justiça eleitoral devem primar pela escolha democrática. Em outras palavras, ao menos em tese, dever-se-ia perquirir, como o fez o MPF, se mesmo se houvesse lavagem de dinheiro com fins de financiamento de campanha, isto seria apto a mudar o resultado das urnas. Esta é a competência primária do colégio eleitoral, que é composto por juristas por um acidente positivista (influenciado por um alemão chamado Konrad Hesse).

    Noutro sentido, mesmo havendo ato ímprobo, no caso específico da Presidente e estritamente na circunstância aventada, este ato pode ser submetido a um juízo político de conveniência e oportunidade (mesmo que sejam relacionadas à valoração político-econômica relacionada ao mercado, como ressaltado), a ser deflagrado o processo de responsabilidade (o tal do Impeachment) pelos membros da Câmara de Deputados, devendo ser julgado no Senado, sob a presidência do Ministro Presidente do STF. Todavia, além de achar que não há conveniência pela instabilidade inerente ao ato, não há indícios que vinculem à Presidente ainda.

    Situação dispare será no âmbito do STF, sem eventualmente provado a participação da Presidente, a denúncia será oferecida a despeito do posicionamento proferido no TSE, aqui primasse pela escolha ilibada e democrática, lá pela ordem jurídico-penal.

    Assim, não acho que a questão está sedimentada, mas entende que no momento, falar em impeachment é uma imbecilidade, fraqueza de espírito, de quem perdeu nas urnas.

    Ps: li os argumentos do J.Barbosa. Ele não diz que não deve haver afastamento do cargo de presidente, em decorrência do crime de responsabilidade. Ele apenas fala que o TCU e o TSE não possuem força nem vontade para levar um processo desse escol, parafraseando J.Barbosa, em virtude deles estarem “vendidos” ao grupo da Presidente.

    Continue com os post. São muito instrutivos. Parabéns.

    • eduguim

      Eles diz que o impeachment seria um “abalo sísmico” nas instituições e diz que é preciso provas cabais, sugerindo que não existem

  • Eliana

    O Gilmar é tão descarado,tão tucano, tão golpista…
    Que ninguém leva ele a sério.
    Parece um cachorro louco babando de ódio porque as
    Instituições e a Constituição bloqueiam seu golpismo e seu ódio à democracia..

    Aébrio e gilmar mendes , aqui não é Paraguai.

    Não passarão!

    Querem governar o Brasil?
    Ganhem as próximas eleições, se o povo quiser e e o Lula deixar.

  • Luiz Zara

    Caro Eduardo e demais leitores. Gostaria de compartilhar seu otimismo, mas vamos ser realistas : o fascismo é uma onda que ressurge de tempos em tempos. Não digo que seja espontâneo, porque acredito que hoje, o poder dominante mundial, possui armas sofisticadas de engenharia social, contando com psiquiatras, hackers e outros profissionais. Esta nova onda já está consumada e a nós resta apenas a resistência.

    Digo isto com tristeza, porque vejo parentes e amigos que nunca demonstraram este lado obscuro, hoje se posicionarem empolgados com o eco encontrado na sociedade e alimentados pela imprensa, deixar florescer esta onda em seus corações. Não sei se antes , continham seus ímpetos pelo verniz social ou sempre foram assim, ou se existe um chamado tão poderoso que ofusca suas mentes.

    De qualquer forma, o diagnóstico foi tardio, empolgados com uma vitória pífia nas urnas, as esquerdas se esqueceram de avaliar o grau subconsciente de ódio que foi despertado desde a derrota de Çerra, onde tudo começou. Existe uma perseguição homem a homem e vc. é testemunha disto, não contentes em destilar ódio diariamente, atacam quem discorda. Não consigo ver um fim nisto, exceto se a matriz com toda sua arrogância cair, mas a queda dos EUA tem que ser de dentro para fora, quando se tornar insuportável para o cidadão daquele pais, viver a mentira a que foram submetidos.

    ………
    .+2.

    • Renata

      Luiz, pra mim também é difícil entender o processo de alguns amigos que jamais imaginei que pediriam morte aos que se opõem, ainda mais que alguns já se mostraram pessoas solidárias, boas. Não entendo como chegaram ao ponto do ódio. Deve ser um fenômeno coletivo que tira de algumas pessoas o lado escuro que todos temos.

      • Liduina

        Luiz e Renata, foi uma grande decepção perceber o racismo, o ódio , a maldade… no seio da família e amigos, agora ex-amigos.
        Tudo isso estava guardado dentro deles. Inocente é quem não tem acesso ao conhecimento. Quem tem e não quer mudar não é inocente.

        • Avelino

          Oi Luis, Renata e Liduina
          Também senti isso em família.
          Perdi noites de sono, vendo como o ódio está tão aprofundado.
          Saudações

    • Helena/S.André SP

      Sobre os EUA li um post no blog Aposentado Invocado onde um “ex-funcionário norte-americano e coronel reformado do exército dos EUA afirmou, neste sábado (29), que a política de seu país é determinada por 400 pessoas cujas fortunas são superiores a vários trilhões de dólares. Na entrevista à Rádio lituana Baltkom, o coronel Lawrence Wilkerson, ex-chefe de gabinete do secretário de Estado norte-americano Colin Powell afirmou que a linha política é estabelecida por cerca de 0,001% da população norte-americana”. Coronel Lawrence afirma que “Nos EUA há cerca de 400 pessoas, trilionários cujas fortunas ultrapassam a casa de 15 zeros.Essa distribuição da riqueza no país é indecente, ofensiva. A desigualdade é enorme. Assim, enquanto os EUA impõem a democracia ao resto do mundo, parece que, com tal sistema de administração, eles não sabem realmente o que significa o”governo do povo”, afirmou. Enquanto isso, notícia publicada em um site de notícias especializado em destacar reportagens que não são veiculadas na grande mídia norte-americana, o Political Blindspot (PB) relata que na maior nação liberal do planeta, a terra das oportunidades, onde qualquer um pode construir sua riqueza, 80% de sua população vivem próximo à pobreza ou abaixo da linha da miséria (só nesta última condição, são 49,7 milhões de pessoas). A reportagem fala ainda do aumento cada vez maior do abismo que separa os ricos dos pobres daquela nação e de como o governo estadunidense, em vez de aumentar a rede de proteção social aos 80% da população que sofrem com os efeitos da pobreza, está discutindo o corte dos poucos programas assistenciais que estam ajudando alguns estadunidenses a se manterem um pouco acima da linha da pobreza. Essa estatística da “quase pobreza” é mais surpreendente do que os 50 milhões de estadunidenses que vivem abaixo da linha da pobreza, pois ela remete a um total de 80% da população lutando contra a falta de emprego, a quase pobreza ou a dependência de programas assistenciais do governo para ajudar a fazer face às despesas. Pelo visto, se o governo dos EUA realmente cortarem os seus programas assistenciais, logo, logo vai ser tornar insuportável para os cidadãos daquele país viver a mentira a que foram submetidos, como vc diz. O movimento “Occupe Wall Street” deve voltar com toda força. Aguardemos.

      • Helena/S.André SP

        Correções: ……que ESTÃO ajudando alguns estadunidenses…
        …….vai SE tornar insuportável……

  • Carlos Henrique

    Eles sabem que já perderam!!!!!!!!!!! Por isso querem inviabilizar o Governo Dilma, não derrubá-la, e, também encarcerar Lula baseando-se em algum absurdo, já que sabem que Lula é imbatível. Não acho que devemos comemorar muito nada que Janot, e muito menos Joaquim Barbosa, façam em benefício de Dilma ou do PT. Janot acaba de livrar Anastasia da Lava Jato(que tinha contra ele a mesma “acusação” sustentada por um “delação” que atinge vários envolvidos, como o Senador Humberto Costa, do PT/PE). Sem qualquer tipo de fundamento probatório que a sustente, isso é indiscutível. Todavia, POR QUE JANOT MANTEVE A ACUSAÇÃO CONTRA HUMBERTO, E TANTOS OUTROS, E ABSOLVEU ANASTASIA, AINDA QUE A BASE PROBATÓRIA SEJA A MESMA!!!!!!!!!!!???????? OU PIOR, POR QUE JANOT NÃO DENUNCIA AÉCIO NEVES QUE; AO CONTRÁRIO DE ANASTASIA, HUMBERTO E TANTOS OUTROS; NÃO TEM APENAS UMA DELAÇÃO, DE YOUSSEF, A INCRIMINÁ-LO, MAS PROVAS DOCUMENTAIS, COMO A LISTA DE FURNAS, ALÉM DAS CONTIDAS EM UM INQUÉRITO ANTERIOR DO MP DO RIO!!!!!!!!!!!?????????? Portanto, é ingenuidade perder tempo com esses caras, pois se eles resolveram “interpretar” algo em favor de Dilma, foi porque os que os comandam, a classe dominante e os EUA, assim determinaram por perceber que ir adiante no golpismo seria prejudicial aos interesses econômicos deles, principalmente por perceberem que reagiríamos, mas que evidentemente venderam essa “adesão” por um preço alto, tanto exigindo que o Governo implante um pauta conservadora, como mantendo-o sempre nas cordas através do golpismo que ressurgirá de maneira recorrente em todo o mandato de Dilma, para perpetuar a paralisação e a desconfiança no Governo. Não tenham dúvida de que o que precisamos não são interpretações jurídicas, como a do respeitável Dalmo Dallari(elas devem até acontecer para garantirem nossa ação preventiva no campo institucional, mas nem de longe devem ser o mais importante); ; mas sim de ação política direta, nas ruas, que será não apenas a garantia para que o golpismo não prospere(a direita não que o golpe hoje, mas não deixará de apoiá-lo se as condições favorecerem);; mas para que o Governo Dilma caminhe pela esquerda e para que enterramos de vez essa suruba de juridiquês do mandato de Dilma, que do contrário viverá cercada por ele, e principalmente para garantir condições institucionais para a candidatura e a vitória de Lula. Ou alguém acha que, se Lula for eleito em 2018, o golpismo não tentará derrubá-lo com falácias dez vezes mais ardilosas que as de agora, com o beneplácito do MP e de quem mais for preciso, já que a volta de Lula apavora a direita muito mais do que dez Dilmas. Portanto, ir às ruas é fundamental neste momento decisivo da história política do Brasil e da América Latina, que passa pelo mesmos processo de golpismo conservador, para que construamos a história com a nossa ação prática e não perdendo tempo com regras cuja existência, e cujos “intérpretes”, servem para a manutenção do status quo. Vamos às ruas com urgência.

  • Rogério Silva

    Se for provado que teve irregularidades na eleição ou envolvimento de Dilma na Lava Jato mesmo assim ainda é golpe seguir a constituição?

    • Wilsoleaks Alves

      É engraçado como reacionários se apegam a Constituição quando julgam ser de seu interesse.

    • Renata

      Rogério Silva, Aécio tem empresa de mídia mesmo sendo proibido, construiu aeroporto com dinheiro público em terra da família, desviou $ da saúde mineira para outros propósitos, tem 15 irregularidades nas contas de campanha. DE QUAL JUSTIÇA E DE QUAL CONSTITUIÇÃO VOCÊ ESTÁ FALANDO? O fato inexorável é que não se verificou rigorosamente nada contra a Presidenta Dilma. Ponto.

    • Juliano Santos

      Se o Rogério Silva, demais coxinhas e o pig não se preocupassem apenas com a corrupção do PT, o golpismo deixaria de atormentar a democracia brasileira . Ou seja, o “se” joga para todos os lados

  • Pedro Accioli

    Bom dia Edu!

    Já tem coxinha que agora vai querer pedir o golpe militar no dia 7 de setembro ao fazer um vídeo no youtube! Os coxinhas não irão desistir de jeito nenhum de tentar o golpe! Querem vencer as eleições de 2018 com todo custo!

  • Dilma Coelho

    Eduardo, sou fã do seu trabalho, é o primeiro blog que leio diariamente. Peço desculpas, coloco o “joaquim barbosa” no mesmo saco que a turma do “cunha”. Sou um pouco rígida nas minhas escolhas. O fato da Dilma insistir (???) com o zé e o mercadante e a katia abreu, está me tirado o ânimo de ler sobre política. Sou a favor da CPMF, ela está deixando todos mandarem no governo…
    Apenas um comentário…
    Dilma Coelho

    • eduguim

      Entendo perfeitamente. Abs

    • Cibele

      Raramente discordo do Edu, mas, olha, desculpar o Barbosa falando que ele “agiu mal” no dito mensalão? Só isso, agiu mal? Pegou leve demais, não confio nele. De qualquer modo, a política é assim mesmo, complexa e cheia de nuances, de coisas que não entendemos, enfim…

  • Wilsoleaks Alves

    Pra mim nossa jovem democracia balouça “ao sabor dos ventos”. Janot e Barbosa não são confiáveis.

  • Luiz Antonio Caliman Nalin

    Caro Eduardo, já que manténs em suas recomendações de leitura o blog do kotscho, deverias incluir também o Reinaldo Azevedo, o Diogo Mainardi, o Noblat, o Josias, o coturno noturno……..
    Abraços!

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Senhor Nalin,
      Nós os homens e mulheres de esquerda preferimos os “Chicos” os “Franciscos” deixamos para vocês! Ademais, para que servem os jênios de direita, se temos aos montes os gênios de esquerda?! Nossa capacidade de ruminar para inteligir está para além dos “jênios Franciscos”!
      Maria Antônia

      • Luiz Antonio Caliman Nalin

        Cara Maria Antônia, desculpe-me se não me fiz entender! Já acessou o antro de direita que virou o blog do Kotscho?

        • Maria Antônia Ferreira Monteiro

          Caros Luiz Antônio e Wilson,
          Desculpe! Pouquíssimas vezes li o blog do jornalista Kotscho, se não me engano, foi assessor de imprensa do ex-presidente Lula. Nessas oportunidades, me pareceu apenas um crítico e não um reacionário, como diz meu amigo Wilson. Contudo, por mais que tenha se tornado agressivo, não penso que deva ser colocado no mesmo balaio dos jeniais Reinaldo Azevedo, Noblat, Mainard, Josias. Essa choldra jornaleteira não consegue fazer críticas para além da futrica de botequim! Na realidade, apenas fazem resenha das matérias dos próprios veículos nos quais trabalham. Criatividade zero. Preguiça mental beirando a indigência. Samba de um nota só. Cantiga de grilo. É um cricrilar ensurdecedor!
          Abraços, em especial, no Wilson.
          Maria Antônia

          • Luiz |Antonio Caliman Nalin

            Ele pode ter sido o ó do borogodó, mas hoje se bandeou, seu blog está infestado de pessoinhas do outro lado. Que seu blog tenha mais acessos, que seja feliz! Mas eu tô fora e “acho” que o Eduardo precisa tirar a recomendação.

      • Wilsoleaks Alves

        Tenho quase certeza de que o Luiz Antonio só fez essa recomendação ao Eduardo Guimarães porque o Kotscho, por vezes, é mais reacionário que os próprios reacionários com o agravante de estar do lado de cá e gozar da consideração que todos temos pelos sites progressistas.

      • Wilsoleaks Alves

        Grande abraço, Maria Antônia. Também no Jeffrey.

  • Roberto L.

    “Tudo somado, pode-se dizer que o golpe nunca esteve mais distante, desde o início do ano. O que, obviamente, não significa que os golpistas irão desistir. Isso porque eles sabem muito bem que dizer que já venceram a eleição de 2018 é uma temeridade, pois o segundo mandato de Dilma mal começou e, assim, muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte.”

    Edu, sim, sua análise está correta, pois independente de golpe (caso eles não tenham meios de ir em frente com isso), há o plano B dos golpistas que é sangrar o governo até 2018 pra inviabilizar a candidatura do Lula ou quem ele apoie naquele ano (muita água vai rolar ainda daqui até lá, tem eleição em 2016 que pode chamar a atenção do PT pro imobilismo do partido graças aos dinossauros carreiristas que não largam o osso, cargo, e não deixam o partido se renovar).

    Mas passado 2015, a ideia de golpe propriamente dito se torna complexa ou remota pois só derrubando o governo inteiro se conseguiria isso. E há um fator a ser levado em conta: o cansaço do povo. O povo, mesmo o que andou apoiando por oportunismo pra castigar as cagadas do PT (da cúpula) começaram a ver o estrago desse gesto cretino e despolitizado deles.

    O meu temor é que o Levy afunde esse governo. Eu li um texto de uma olavete (isso mesmo, até um imbecil acerta uma vez, mesmo que de forma involuntária pois a premissa da análise do cara é totalmente equivocada, mas fez uma análise que não vi a esquerda fazer, um tal de J. Severo, abreviei o nome pra que não venha essa gente aqui encher o saco pois vivem procurando na web quem cita o nome deles) mostrando uma foto do fim do regime militar e o povo na rua, multidão, pedindo a cabeça do regime, o motivo foi principalmente o econômico, crise, desemprego e inflação. A conclusão do cidadão foi de que o brasileiro vota e pensa mais com o bolso do que moralmente, e infelizmente tive que concordar com o infeliz pois voto ideológico no Brasil é voto da minoria ainda (meu voto é ideológic, mas o do povão é voto do bolso) e o povo vota de acordo com o bolso e o Levy é o homem que pode afundar o governo com a agenda de corte e neoliberalismo dele.

    É só lembrar do que ocorreu com o FHC 2 (o segundo mandato) com os cortes, arrocho, desemprego e crise, FHC até hoje se esconde do povo pela rejeição que obteve. Que a Dilma se livre desses “conselheiros” dela (Mercadante e cia) e leve a sério a questão da recessão e desemprego, se a coisa chegar a dois dígitos, a Globo massacrará sem clemência e não tem movimento apoiando na rua que dê jeito na insatisfação da maioria, refiro-me aqui a 2016 em diante, esse ano eu acho que esse tipo de movimento em rua com adesão não rola mais por conta do desgaste causado por esses filhotes de Bolsonaro e as micaretas coxinha ridículas despolitizadas e cheias de ódio sem rumo algum (desordenadas).

    • Renata

      Concordo – há riscos mesmo de isso acontecer.

    • Maria Antônia Ferreira Monteiro

      Roberto,
      Ótimo comentário!
      A minha maior preocupação nos passos seguintes da presidenta é que se ela continue a governar de acordo com os ditames da sanha golpista, ou seja, tomando atitudes baseadas no que pensam alguns políticos “aliados”, opositores, Rede Globo, Jornais e Revistas de direita; acabará por eliminar de vez todas as possibilidades de o PT vir a ter um candidato para disputar as eleições de 2018 com reais chances de vencer. Sendo mais explícita, ela está agindo de modo a criar motivos e razões para se tornar cada vez mais dispensável nas questões de grande relevância, como a criação da CPMF, por exemplo. Um governante responsável não pode recuar diante de uma dificuldade porque sua ação não vai agradar a elite e/ou a todos. Tem que pensar na relevância, a médio prazo, do que seu ato trará de benefícios ao povo e ao seu País. Mesmo que fosse para ser derrotada no Congresso, era para ter tido coragem de levar o projeto da CPMF adiante. Estaria pelo menos, demonstrando coragem, força e caráter inquebrantável. Alguns poderão dizer: não é a hora para enfrentamento. Quando será a hora, então?! Quando a gente está na merda, na maioria das vezes, é necessário nos lambuzarmos um pouco mais, se habituar com o cheiro da mesma, se reerguer, se limpar e partir para mais uma batalha, isso vale para qualquer situação na vida. O que não é digno é permanecer na mesma posição, esperando que ventos lhe soprem no rosto, na esperança de que lhe tragam cheiros mais agradáveis, quando nenhum esforço foi dispensado para merecê-lo.
      Abraços
      Maria Antônia

  • Cibele

    Que bom, o Contraponto vai voltar! Legal, Edu, estava lembrando disso esses dias mesmo, pensando nas razões para o término do programa. Que boa notícia!

  • Dilma Coelho

    Isto é assustador…
    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/08/tucano-ameaca-matar-dilma-sera-punido.html
    Tucano ameaça matar Dilma. Será punido? ????????????
    O fascistoide Matheus Sathler, que disputou uma vaga de deputado federal pelo PSDB. postou na semana passada vídeo no YouTube em que ameaça “arrancar a cabeça” da presidenta Dilma “com foice e martelo”. O tucano aloprado dá até a data do homicídio: o próximo dia 7 de setembro. “Quando o povo agir já não vai ter mais volta. Renuncie, fuja do Brasil ou se suicide… Tenha humildade para sair do país porque, caso contrário, o sangue vai rolar”. Diante destas bravatas de estímulo ao ódio será que o inerte ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo – que neste domingo (30) foi hostilizado por fascistas em São Paulo – tomará alguma providência?
    Desculpe o “fora de pauta”…

  • Renata

    Aluísio Nunes/PSDB está neste momento falando na tribuna sobre o impeachment, diz que já há bases jurídicas em função das pedaladas fiscais e que haverá improbidade fiscal com o envio ao congresso do orçamento deficitário.

    • Renata

      Antes do Aluísio falou um senador dizendo que o Congresso tem a responsabilidade de parar de votar em coisas que prejudicarão a economia ou que se sabe que o governo não poderá arcar e que tem que assumir o compromisso de achar saídas e propor soluções para equilibrar as contas. Aí o Cristovam Buarque perguntou ao Aluísio Nunes se o Senado poderia não aceitar o orçamento deficitário e devolvê-lo para o governo. Foi aí que o Aluísio começou…

  • Jose Maria

    Edu, vc acha que o Levy vai ao FMI ?

    • eduguim

      Não é necessário. Temos quase 400 bilhões de dólares em caixa

      • MARCOS FERREIRA

        Eduardo, mas precisa a mulher abrir a boca e falar que tem os 400 bilhões a maioria da população não sabe.

      • Fernando Machado

        Quatrocentos bilhões de dólares no qual não podemos mexer. Quanta idiotice !

        • eduguim

          Idiotice é no entender para que servem reservas cambiais de uma nação

          • Jose Maria

            esse dinheiro nao pode ser usado no orcamento, este e o problema

  • MARCOS FERREIRA

    Eduardo, ameaça velada de morte pode?
    https://www.youtube.com/watch?v=IbGMh9eTxYQ

  • Cláudio

    :

    : 19:13 Ouvindo A Voz do Bra♥S♥il e postando:

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! ! * 1 * 2 * 13 * 4 *************
    Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia

    … .

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

  • Renata

    Edu, eu não sabia da existência desse programa Contraponto, mencionado pela Cibele (acima).
    Excelente! Gostaria de dedicar um programa para a Marcita/o: https://www.youtube.com/watch?v=I2eR4CE871s

  • valéria PE

    Edu , não acredito em nenhum desses senhores. Janot não indicia Aécio apesar das provas e Barbosa massacrou o PT no mentirão .condenou sem provas. Mas sinceramente,espero que você esteja certo.

  • Remédio para veneno de idiota

    Petistas e apoiadores possuem três alternativas para enfrentar os ataques da malta reacionária, com seus bonecos, chaveiros, adesivos e xingamentos públicos.

    Existem as famosas “vias de fato”, reações intempestivas surgidas no calor do momento. Podem resultar num tremendo rebu cheio de feridos ou num simples rasgo que esvazia o brinquedão calunioso. É mais ou menos o que costuma acontecer com torcedores de futebol, amigos no boteco, etc, quando alguém começa a insultá-los.

    A segunda estratégia seria a de provocar os limites da impunidade oposicionista. Significa ogros de camisetas vermelhas cercando Geraldo Alckmin aos gritos de “ladrão filho da puta”. Ou um inflável gigante de Aécio Neves com canudo no nariz, segurando uma boneca estraçalhada pelo pescoço.

    Por fim, resta a via judicial. Agredir autoridades na rua e representar um ex-presidente como presidiário não constituem liberdades democráticas. Apenas cínicos e desinformados acreditam que nos anos FHC houve qualquer ato semelhante, ou que o tosco “Judas” da CUT carregava a mesma simbologia.

    Nenhuma dessas atitudes tem grandes chances de sucesso. O Judiciário é tão alinhado ao PSDB quanto a PM é amiga dos brucutus de academia (aquelas fotografias com a soldadesca não nasceram do acaso). Mas há uma diferença importante: as iniciativas jurídicas escoariam indignações que, represadas, levarão a estouros violentos. Tirariam da militância petista o ímpeto de assumir a própria defesa.

    O acirramento dos ânimos pede uma atitude imediata de Lula e da cúpula do partido em reação à máquina tucana de achaques. O risco de a disputa eleitoral descambar para a selvageria ganharia um exemplo de moderação e talvez sensibilizasse a prudência de algum magistrado.

    http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com.br/

  • Helena/S.André SP

    Agora vai…. Deu no blog do Nassif que “Gilmar é denunciado ao CNJ por favorecer familiares no TSE”. “No dia 16 de junho de 2015 foi distribuido pelo CNJ uma representação contra Gilmar Mendes, por ter sentado em cima de um processo em que havia interesses familiares concretos. A autora é a advogada Aline Cavalcante Vieira. A representação lança acusações duras contra Gilmar”. Essa representação questiona a proteção que o Ministro Gilmar Mendes está dispensando ao atual prefeito da cidade de Boa Viagem (CE), sr. Fernando Assef, que é do partido PSB. Só lendo o post para entender a proteção que Gilmar esta dispensando ao sr. Fernando Assef. Vamos ver se agora vai acontecer alguma coisa com o Ministro Gilmar Mendes no CNJ, ou se ele tem mesmo “costas tão quentes” a ponto de não sofrer nenhuma punição por estar protegendo interesses familiares no TSE.

  • castro

    Só mesmo um ADULTO IRRESPONÇAVEL com CABEÇA de MOLEQUE MIMADO para tentar arquitetar um IMPEACHMENT já sabendo que NÃO IRIA DAR em NADA, simplesmente por VINGANÇA, só para tentar PERTURBAR quem lhe deu uma SURRA em PUBLICO.

  • Luís CPPrudente

    Acaso o Babosão está retomando a sua lucidez e a sua origem e voltando a defender a verdade e a democracia?

    Será que ele se lambuzou no STF com a luxuria e agora percebeu que ficou cego e obcecado no STF? A realidade caiu na cabeça do Babosão? Espero que sim.

  • Luís CPPrudente

    A Ley de Medios, se aplicada no Governo Lula que tinha condições de praticar essa ação: aprovar a Ley de Medios, resolveria muitos dos atuais problemas que o PIG vem causando no Brasil.

    O fim da Bolsa PIG também tem um pouco desse condon: enfraquecer economicamente (e politicamente) as famiglias do PIG. Mas o republicanismo burro do PT e do Governo Dilma não quer colocar em ação o fim da Bolsa PIG. Assim o Governo Dilma continua dando dinheiro para quem enfraquece o Governo Federal, a economia do país e as condições sociais do povo.

    Dilma, corte logo a Bolsa PIG.

  • Milton Freitas

    Em tempos como este ,seria bom lembrarmos que pais tem 3 poderes.
    Sempre falamos e lutamos pela eleição dos majoritários, que na realidade se tornam meros administradores. o executivo.
    O judiciário que é o poder mais corrupto do pais ,temos pouca influencia sobre este,não elegemos e se tornam vitalícios,
    Agora aquele onde perdemos mais e não nos dedicamos em sua eleição como deveríamos, o Legislativo.
    Eleição é cara, e neste quesito os da direita nada de lavada, mas quem apoiou, pediu votos para o legislativo, ou trabalhou para alguém sem custo.
    Esquerda é cara, pesquisei em encontro dos blogueiros, quem trabalharia ou apoiaria eleição de deputado.
    O melhor que encontrei foi,”ainda não fechei” isto é ainda não acertei quem vai pagar oque eu quero pelo apoio.
    Ou fazemos uma campanha para ajudar a eleger os que queremos para uma mudança, ou passaremos por isto eternamente , cobrar mudança do executivo, mas tendo o congresso que nos omitimos em eleger.
    Como pode um ativista em véspera de eleição, tendo muitos candidatos um histórico, dizer que não sabe em quem vai votar, não ter alguem novo para colocar no congresso e não pedir voto de confiança a este .
    Vamos tornar a eleição mais barata para esquerda?
    Simples vamos nos voltar mais para o legislativo, ai poderemos ter mudanças.

  • Vinicius Fluminense

    Edu, bom dia! Aos 52 anos como militante e afiliado ao PT e alguns anos acompanhando seu blog, aliás excelente blog, mas janot e barbosa não servem de referencia para ninguem e nada nesta vida.

    • eduguim

      Mas agora foram úteis, Vinicius

  • tricolorindepedente

    rodrigo janot são ligações gangues golpes de jean wyllys,jose sarney,randolfe rodrigues,soninha francisce,luiza erundina,aecio neves,jose serra,itamar franco e tancredo neves.
    rodrigo janot é bunda poderosa estilo ditadura lgbt louca e traida feita impunidade bolivariana.
    os povos não apoiam janot traida feito palestina tarada.

  • Amanda Gonzaga

    tentou-se de um jeito, não deu…
    um ano depois…
    ah, estas lembranças do facebook…
    abraços gerais,
    Amanda