Exército de MS envia convite de solenidade para comemorar o golpe de 1964

Todos os posts, Últimas notícias

O Comando Militar do Oeste (CMO), sede do exército em Campo Grande (MS), encaminhou nesta quarta-feira (27), convite para uma solenidade que comemora o golpe que deu início à ditadura militar de 1964.

A solenidade está marcada para a próxima sexta-feira (29). No convite, assinado pelo general responsável pelo comando e enviado a militares e civis, a ocasião é tratada como “Revolução Democrática de 31 de março de 1964”. Na última segunda-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro mandou que quartéis celebrassem a data.

 assessoria de comunicação do CMO informou ao G1 que o general deve pronunciar-se sobre a comemoração apenas durante a solenidade.

Nesta segunda-feira (25), o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro determinou ao Ministério da Defesa que faça as “comemorações devidas” pelos 55 anos do golpe. Para o Ministério Público Federal, comemoração merece “repúdio” e pode configurar improbidade. A Defensoria Pública da União pediu nesta terça-feira (26) que a Justiça Federal em Brasília proíba o governo de realizar quaisquer comemorações ao golpe.

A solenidade em Campo Grande na próxima sexta-feira, segundo a assessoria do CMO, está confirmada.

O golpe militar que depôs o então presidente João Goulart ocorreu em 31 de março de 1964. Após o ato, iniciou-se uma ditadura que durou 21 anos. No período, não houve eleição direta para presidente. O Congresso Nacional chegou a ser fechado, mandatos foram cassados e houve censura à imprensa.

Segundo a Comissão da Verdade, 434 pessoas foram mortas pelo regime ou desapareceram durante o período – somente 33 corpos foram localizados.

Do G1