Reforma da Previdência deve mexer com mercado e seus investidores

Todos os posts, Últimas notícias


Estrategistas e investidores estão se preparando para um período agitado com o início da tramitação do projeto de lei para a reforma da Previdência.

Embora a expectativa seja de que a reforma, a principal da agenda econômica do governo, seja aprovada e coloque as contas fiscais do país de volta aos trilhos, há certa preocupação. Há relatos de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, começou a negociar a reforma diretamente com os deputados devido à preocupação de que o governo tenha feito pouco progresso na divulgação da proposta no Congresso. Os congressistas retomam o trabalho na próxima semana.

“O risco político vai continuar prejudicando o mercado”, disse You-Na Park, estrategista do Commerzbank em Frankfurt. “Enquanto o mercado não puder ter certeza de que a reforma será aprovada pelo Congresso, a incerteza persistirá e isso deve pesar sobre os ativos brasileiros.”

O real apagou todos os ganhos de 2019 na quinta-feira em meio às polêmicas causadas por um tuíte do presidente Jair Bolsonaro e ao humor azedo com ativos de risco. Os operadores estão cada vez mais se preparando para um mercado agitado, levando a volatilidade implícita de uma semana à maior alta entre as moedas de mercados emergentes na semana passada. Enquanto as ações ainda estão mantendo seus ganhos, os investidores estrangeiros sacaram R$ 2,6 bilhões de ações brasileiras no mês passado, de acordo com dados da B3 compilados pela Bloomberg.

De Exame