Mês: novembro 2011
Quem está vencendo a disputa político-ideológica no Brasil?
A pergunta sobre quem está vencendo a disputa político-ideológica lembra a metáfora sobre o copo meio cheio ou meio vazio, pois, apesar de hoje os progressistas estarem em situação muito melhor do que jamais estiveram, há que lembrar o preço que pagaram para chegar aonde chegaram.
A submissão étnica no Brasil
A imagem acima simboliza uma afronta que é feita diariamente à maioria do povo brasileiro, maioria essa que o IBGE, a partir do Censo de 2010, diz que passou a ser composta por afrodescendentes (…)
PF ouvirá blogueiro sobre fraude em pesquisas eleitorais em 2010
Este post traz uma boa e uma má notícia sobre o seu país, leitor. A boa é a de que o Brasil pode estar deixando de ser a zona que sempre foi; a má é a de que ainda falta muito para que isso aconteça.
Uma noite com os invisíveis
Eles são invisíveis na mídia, são negros, são discriminados, são amordaçados para que não gritem a situação que ainda os escraviza mais de um século após a Casa Grande colocá-los na rua sem passado, sem futuro, sem meio de sobreviver.
Mídia convenceu Dilma a aceitar a lei da mídia
No alvorecer de 2011, a presidente Dilma Rousseff assumiu o cargo visivelmente determinada a distender o acirrado clima político que pouco antes produzira uma das campanhas eleitorais mais sujas da história (…)
A manjada psicologia de negação da conspiração
Sempre digo que o primeiro passo de toda conspiração é tentar caracterizar como “teoria conspiratória” qualquer suspeita de que tal conspiração esteja ocorrendo. Aliás, os estrategistas dão até nome a essa tática: Psicologia da Negação da Conspiração.
Caso Chevron obriga Brasil a pensar como potência
Apesar de o Brasil ter razões óbvias para estar aborrecido com a petroleira americana Chevron, o vazamento que a cada vez mais evidente imperícia da empresa causou motiva reflexão sobre quanto o país progrediu (…)
Procuram-se professores de democracia
Ganhar uma eleição não dispensa o eleito de ouvir a sociedade.
Três perguntas sobre Belo Monte
Esse debate sobre a usina de Belo Monte é alvo de uma tática de quem é contra a obra de complicar a discussão para não ter que se explicar (…)
O gigantesco e suspeito aparato publicitário contra Belo Monte
Dois ex-presidentes dizendo coisas semelhantes sobre Belo Monte me fizeram ficar desconfiado desse gigantesco e multimilionário aparato publicitário contra uma obra que levaria civilização a uma parte do país que vive no século XIX.