CPI de Brumadinho é instalada no Senado

Todos os posts, Últimas notícias

Quarenta e sete dias depois da tragédia em Brumadinho (MG), o Senado fará, nessa quarta-feira, a primeira reunião da comissão parlamentar de inquérito ( CPI ) que investigará causas e responsabilidades pelo rompimento da barragem da vale. A instalação ocorre um mês e meio depois do início dos trabalhos legislativos, porque senadores e deputados não se entendiam sobre a criação de colegiados.

O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), nesta terça-feira, que reconheceu a dificuldade no entendimento entre Câmara e Senado. A ideia inicial era criar uma CPI mista, ou seja, com o trabalho conjunto entre senadores e deputados. Ambos os lados, porém, temeram perder protagonismo nas investigações. Sem consenso, Alcolumbre decidiu, então, instalar a do Senado.

Segundo o último balanço, 200 pessoas morreram na tragédia no município mineiro. Há 108 pessoas desaparecidas. Senadores prometem começar os trabalhos com a convocação da chefia da Vale.

Amanhã, a reunião deve eleger presidente e relator da comissão, que terá 180 dias de trabalho, prazo que pode ser alargado.

Alcolumbre anunciou os nomes indicados pelos partidos para compor a comissão. Farão parte: Antonio Anastasia (PSDB-MG), Selma Arruda (PSL-MT), Rose de Freitas (Podemos-ES), Dário Berger (MDB-SC), Marcio Bittar (MDB-AC), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Jorge Kajuru (PSB-GO), Telmário Mota (PROS-RR), Wellington Fagundes (PR-MT) e Otto Alencar (PSD-BA).

De O Globo