Com Bolsonaro, Brasil vota pela primeira vez contra palestinos na ONU

Todos os posts, Últimas notícias

Reportagem de Jamil Chade nesta sexta-feira (22) no Portal Uol informa que o governo Jair Bolsonaro (PSL) rompeu a tradição diplomática brasileira e votou contra os palestinos no Conselho de Direitos Humanos da ONU, ao rejeitar resoluções que condenavam Israel.

Uma delas pedia justiça diante de supostas violações e crimes cometidos em conflitos registrados em 2018, em Gaza.

A posição reitera o alinhamento ideológico do presidente brasileiro com o governo de Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, com quem Bolsonaro se encontrará na próxima semana.

Ao lado do governo brasileiro na votação, estiveram tradicionais aliados dos Estados Unidos, como Ucrânia e Austrália, além do governo de extrema-direita de Viktor Orban, da Hungria.

O Brasil também votou contra uma resolução “favorável aos sírios e que condena Israel por violações aos direitos humanos em sua ocupação das Colinas de Golã e se absteve no que se refere à expansão dos assentamentos israelenses em terras ocupadas”, relata Chade.

Os documentos com mais de 250 páginas alertavam que as violações podem constituir crimes de guerra ou crimes contra a humanidade.

Desde 2006, 29 resoluções contra Israel foram votadas no Conselho de Direitos Humanos da ONU – todas com votos favoráveis do governo brasileiro, inclusive na gestão de Michel Temer.

Da Fórum