Ministro da Casa Civil recita versos de veterano de guerra americano e diz que são de Obama

Todos os posts, Últimas notícias

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), publicou em uma de suas redes sociais frases que ele atribuiu a um discurso do ex-presidente americano Barack Obama sobre a importância dos soldados. A citação ao discurso, no entanto, é #FAKE.

Na tarde desta sexta-feira (8), o ministro postou: “É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar…”

Em seguida, o ministro atribuiu a autoria das frases ao ex-presidente Obama que, segundo ele, “disse o óbvio”. “Aí não teve polêmica. Mas com o presidente Bolsonaro vcs viram o que aconteceu.” O ministro fazia referência à repercussão de declarações do presidente Jair Bolsonaro na quinta-feira, em solenidade no Rio de Janeiro, quando o presidente afirmou que democracia e liberdade só existem quando as Forças Armadas querem.

Pouco depois, o ministro corrigiu a autoria das frases, atribuindo-as a “um pensador chamado Charles Province”. O ministro alegou, no entanto, que “a frase foi citada por Barack Obama”.

A versão original dos versos citados pelo ministro compõe o poema “It Is The Soldier”, escrito pelo veterano de guerra Charles Province em 1970. Province é presidente da George S. Patton Jr. Historical Society e autor de livros focados em história militar, principalmente relacionados ao general americano George Patton.

O poema é famoso nos Estados Unidos e já foi citado, por exemplo, em discurso de um parlamentar americano em 2006. As primeiras referências à versão traduzida citada pelo ministro Onyx, no entanto, são de 2011, em uma página de rede social brasileira. O perfil autor do post atribuiu as frases a trechos de um discurso do então presidente Barack Obama na cerimônia do Memorial Day, em maio daquele ano (veja na íntegra ao final desta reportagem).

A transcrição do discurso e o registro da TV americana da solenidade mostram, porém, que Obama não citou em qualquer momento os versos do poema. Também não há nenhuma referência às frases em outros discursos do ex-presidente dos Estados Unidos, como mostram os arquivos da Casa Branca.

A suposta citação de Obama já foi utilizada no Brasil em outras circunstâncias. Em 2015, por exemplo, em discurso na Câmara dos Deputados em 2015, o então parlamentar Marcelo Belinati (PP-PR) usou os versos em uma manifestação em homenagem aos soldados brasileiros. Segundo Belinati, o “presidente Barack Obama, num pronunciamento que fez no Memorial Day, que é quando os norte-americanos homenageiam seus veteranos de guerra, reproduziu uma fala do ilustre chefe militar americano, Charles M. Province.” Belinati é hoje prefeito de Londrina.

O Fato ou Fake procurou Charles Province. Ele afirma que, até onde sabe, nunca foi citado pelo presidente Barack Obama, nem integralmente nem em paráfrase.

A assessoria do ministro Onyx Lorenzoni foi questionada sobre a autenticidade da citação. Não houve uma resposta.

Veja o discurso de Obama em que ele não cita os versos de Charles Province:

Do G1