Prefeita de Paris propõe dedicar nome de espaço público à Marielle Franco

Todos os posts, Últimas notícias

Desde que Marielle Franco foi assassinada, há um ano, uma placa de rua com o seu nome virou um dos maiores símbolos da luta por justiça e pela defesa de sua memória.

A vereadora, agora, está bem perto de emprestar seu nome a um espaço público em outro continente: a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, confirmou que está articulando uma homenagem do gênero.

“Marielle Franco foi assassinado há um ano. Como vereadora no Rio de Janeiro, ela esteve envolvida na luta contra o racismo, a homofobia e a violência policial. Em sua memória, proporemos ao próximo Conselho de Paris que um lugar seja dedicado a ela”, escreveu ela, em sua conta no Twitter.

O coletivo Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED-BR), que reúne artistas, intelectuais e militantes na França, já havia anunciado, no começo deste mês, que a prefeitura de Paris aceitou abrir um processo para analisar o projeto de nome de rua em homenagem a Marielle.

A vereadora, inclusive, já foi homenageada no principal prédio administrativo da capital, o Hôtel-de-Ville, que expôs uma foto da ativista em sua fachada, pouco tempo depois do crime.

Filha de imigrantes espanhóis, feminista e discreta apparatchik do Partido Socialista (PS) francês, Anne Hidalgo será, é a primeira mulher a comandar a prefeitura de Paris. Formada em direito social, ela entrou para o PS em 1994, incentivada pelo rigor moral do então candidato socialista às eleições presidenciais, Lionel Jospin.

Do O Globo