Jornal americano diz que Trump e Bolsonaro mentem

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Em coletiva de imprensa ao lado de Bolsonaro, o presidente dos EUA disse que pedirá à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a entrada do Brasil na aliança militar que congrega os países mais ricos e desenvolvidos. O jornal Washington Post, porém, diz que Trump e Bolsonaro MENTIRAM. O jornal explicou que o Brasil NÃO PODE integrar a OTAN.

O resultado da visita de Bolsonaro aos Estados Unidos deixa um rastro de vergonha e um imenso prejuízo ao Brasil. A vergonha, aliás, foi notada pelo diário norte-americano Washington Post, que usou a palavra “shame” (vergonha) para definir a bajulação de Bolsonaro a Donald Trump.

O The Washington Post também ridicularizou a menção de Trump à possível entrada do Brasil na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, aliança militar entre os EUA, Canadá e vários países europeus).

Poderia ser uma sugestão interessante”, diz o jornal, “se o Brasil estivesse localizado em algum ponto entre a Grécia e a Grã-Bretanha“. A reportagem afirma que, para incluir o Brasil, Trump teria de convencer todos os membros da OTAN a alterar um artigo do tratado de fundação da aliança segundo o qual só podem pertencer ao grupo países europeus, além dos EUA e do Canadá.

O jornal americano também critica anúncios feitos durante o encontro entre Bolsonaro e Trump, como a decisão do governo brasileiro de isentar cidadãos dos EUA, Japão, Austrália e Canadá da necessidade de vistos para viajar ao Brasil como turistas sem que esses países façam o mesmo para os turistas brasileiros.

Em um dos memes gerados na rede social a partir do encontro, o Washington Post mostra que Bolsonaro aparece de joelhos lambendo os sapatos de Trump junto a uma legenda que diz: “Fazer meus sapatos limpos de novo” – uma alusão ao slogan “Fazer a América Grande de novo”, do presidente americano.

Já o site russo Sputnik afirma que os EUA querem usar o Brasil para colocarem “um arreio” na América Latina, usando o nosso país para perseguir governos de esquerda do continente.

Trump e Bolsonaro mentem para o Brasil usando essa bobagem de entrada do Brasil na Organização do Tratado do Atlântico Norte. Além de as regras da Otan não permitirem, a organização é composta por potências militares que são incomparavelmente mais bem armadas que o Brasil, um país com forças armadas arcaicas e desaparelhadas.

Enquanto isso, abrimos nossas fronteiras para os americanos virem aqui venderem o que quiserem e usarem nosso território como bem entenderem, inclusive para suas ações de guerra que podem jogar os países-alvos dos EUA contra nós, instalando – vejam se pode, isso! – até “terrorismo” para o Brasil.

A visita de Bolsonaro aos EUA piora ainda mais o país que a aliança ultraconservadora está desmontando pouco a pouco, passo a passo. E o que é mais assustador é imaginar o que acontecerá quando a maioria dos brasileiros estiver acordada. O bicho vai pegar.

Confira a reportagem em vídeo